Saber a melhor rede social para divulgação em sua empresa é uma etapa muito importante do seu planejamento de marketing. Essas plataformas se tornaram recursos indispensáveis, mas precisam ser utilizadas corretamente.
Não é porque existem diversas opções de rede social para divulgação que a sua empresa precisa estar presente em todas elas. Na verdade, o ideal é entender o que cada uma pode oferecer em função dos seus objetivos e, assim, estruturar uma estratégia focada apenas nelas.
Afinal, não faz sentido estar onde o seu público não frequenta, certo? Além disso, cada plataforma oferece possibilidades um tanto diferentes entre si, então é importante optar por aquelas que atendem às suas necessidades.
Pensando nisso, descubra agora se existe uma melhor rede social para divulgação e campanhas de marketing. Confira!
Afinal, qual a melhor rede social para divulgação?
Se você é empreendedor deve estar por dentro das diversas redes sociais existentes na atualidade, não é mesmo? São tantas que dificulta na hora de definir qual a melhor para cada tipo de negócio e na dúvida as pessoas acabam criando conta em todas.
Antes de qualquer coisa, é fundamental definir a estratégia de marketing conforme o público-alvo e a persona do negócio. Sabendo disso, conheça abaixo qual a melhor rede social para divulgação da sua marca:
O Facebook conta atualmente com mais de 2 bilhões de usuários, um número bastante relevante para uma rede que, aparentemente, perdeu o reinado. Entretanto, é a rede que possui a maior audiência!
O problema é que a audiência do Facebook, tem ficado cada vez mais difícil de impactar. Mas, isso não quer dizer que a rede não funcione para divulgação, muito pelo contrário.
É possível aumentar as suas chances de sucesso ao trabalhar com anúncios segmentados ou investindo tempo no cultivo de relacionamentos com as pessoas nos grupos. Principalmente, em casos de e-commerces.
Se esse é o seu caso, o Facebook é o lugar recomendado para a sua divulgação de marca, pois é uma plataforma que possibilita a divulgação de campanhas em diferentes formatos — textos, fotos, vídeos, galerias de imagens, transmissões ao vivo, links e etc.
O motor de anúncios dele, o Facebook Ads, é bastante competente, podendo impactar pessoas baseando-se em interesses e em características pessoais com alto grau de precisão.
Sabendo disso, é possível aliar diversas estratégias na ação da sua marca, como o marketing de conteúdo, por exemplo, para divulgar conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Apesar de o Facebook ter o maior número de usuários, é o Instagram que está em pleno crescimento nessa área. Atualmente, conta com 2 bilhões de usuários ativos e a tendência é aumentar.
Ele possibilita um contato mais próximo com as pessoas, tendo seu foco total em conteúdo visual pelo feed e pelo Stories — um grande favorito dos usuários nos últimos anos.
A plataforma pode ser considerada a melhor rede social para divulgação, pois possibilita transmissões ao vivo, o que gera notificação instantânea para os usuários da rede e pode ser uma ótima ferramenta para a estratégia de marketing digital da marca.
Ele possibilita um contato mais próximo com as pessoas, tendo seu foco total em conteúdo visual pelo feed e pelo Stories — um grande favorito dos usuários nos últimos anos.
A plataforma pode ser considerada a melhor rede social para divulgação, pois possibilita transmissões ao vivo, o que gera notificação instantânea para os usuários da rede e pode ser uma ótima ferramenta para a estratégia de marketing digital da marca.
Pelo forte apelo visual, o Instagram funciona muito bem para empresas que podem se beneficiar desse aspecto. É o caso, por exemplo, do setor de moda, de decoração, de estilo de vida, entre outros.
Há também um forte fator de comunicação no Instagram por meio das mensagens diretas e marcações em comentários. É possível estimular o engajamento do público com a sua marca a partir de certos gatilhos mentais.
Leia também: 5 maneiras de aparecer no explorar do Instagram
No Brasil, a rede conta com 19 milhões de usuários atualmente e funciona como uma espécie de microblog, fundamentado em tempo real. É uma ótima alternativa para marcas que querem publicar bastante conteúdo ao vivo.
Alguns exemplos disso são a cobertura de um evento, como a copa do mundo, ou para manter um relacionamento mais próximo com o cliente, como a Magazine Luiza, que conta com bastante interação com os usuários.
Diferentemente do Instagram, o Twitter abre margem para existir um maior diálogo entre empresa e consumidores, podendo criar parceria com pequenos e médios influencers com muitos seguidores na rede.
É lá que você pode alcançar gente que ainda nem conhece a sua empresa por meio de hashtags relevantes e menções de influenciadores. Você também pode usar a plataforma de mídia do Twitter para patrocinar um dos Trending Topics.
Rede social focada no ambiente corporativo, o LinkedIn é uma excelente alternativa para empresas que buscam o público B2B. Além de ser onde a maioria das pessoas procura fechar negócio, também traz ótimas ferramentas para você segmentar sua publicidade para pessoas de cargos específicos.
Ter uma página no LinkedIn também auxilia o seu próprio time a marcá-la como local de trabalho, garantindo que ela “exista” nesse ambiente e possa ser incluída em discussões. Uma ótima forma de veicular conteúdo de valor é dar espaço às pessoas da sua empresa para publicarem artigos e compartilhá-los.
Outro aspecto importante, é que a rede tem um algoritmo com boa distribuição de conteúdo, justamente por medir a afinidade do post com o interesse dos usuários nas hashtags utilizadas.
Por isso, uma ótima forma de veicular conteúdo de valor é dar espaço às pessoas da sua empresa para publicarem artigos e compartilhá-los ou começar a produzir conteúdo na página da própria empresa, seguindo tendências e assuntos relacionados com o seu negócio.
Outras redes
Na hora de buscar a melhor rede social para divulgação é importante analisar o terreno da internet, pois é comum o surgimento de novas redes todos os dias.
Para isso, o recomendado é acompanhar as novidades dessa área, pois possibilita o descobrimento de canais vantajosos para a sua marca, considerando, sempre, o comportamento e a preferência do seu público-alvo.
Alguns exemplos de demais redes sociais com audiências bastante engajadas são o TikTok, o Snapchat, o Pinterest e o Reddit. Por terem nichos bastante diferentes, podem representar oportunidades bastante atrativas para alcançar o seu público.
Atualmente, o Tik Tok é uma rede que apresenta muitas vantagens para empresas que desejam divulgar seus produtos ou serviços, porque ao contrário do que se pensa, esta rede não é feita só de dancinhas.
Existe muito conteúdo relevante sendo produzido por lá e muitas marcas estão aproveitando o embalo para se divulgarem de forma atrativa e interessante.
Conclusão
Como já ficou claro, não existe uma única melhor rede social para divulgação das suas ofertas. Em vez disso, é preciso considerar as preferências do público que você planeja atingir.
Além disso, deve-se considerar as características únicas de cada plataforma antes de tomar a sua decisão. Nossa dica final é: aproveite as informações deste artigo e utilize um perfil de testes para conferir as possibilidades de cada opção.
Pensando nisso, que tal continuar acompanhando dicas sobre como usar as redes sociais? Siga agora mesmo o nosso perfil no Instagram e confira tudo em primeira mão.