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Posicionamento de mercado para ser mais estratégico em 7 passos infalíveis

Quer saber como melhorar o seu posicionamento de mercado e aprimorar a sua estratégia? Veja agora mesmo as dicas que separamos!
posicionamento de mercado

O posicionamento de mercado é um processo importante para o desenvolvimento de um marketing estratégico. É o que projeta a imagem de uma empresa, marca, serviços e produtos para o seu público-alvo.

Essa imagem garante que o negócio seja visto como uma referência e atraia cada vez mais resultados. Assim, a marca garante vantagem competitiva, com estratégias direcionadas para fidelizar mais clientes.

Quer saber mais sobre esse assunto? No conteúdo de hoje falaremos a respeito da importância de um bom posicionamento de mercado e de que forma colocá-lo em prática. Confira!

O que é posicionamento de mercado?

Qualquer empresa quer ter um lugar de destaque no mercado com os seus produtos e serviços. Assim, a marca ocupa um espaço na mente do consumidor devido à sua diferenciação perante os outros negócios. 

Essa presença é chamada de posicionamento de mercado, uma vez que sua finalidade é fazer com que a empresa conquiste o público-alvo e consiga uma posição de líder.

A estratégia de posicionamento precisa ser bem fundamentada, considerando as características da marca e direcionando as ações para a persona. Desse modo, as campanhas personalizadas projetam o produto ou serviço oferecidos para o consumidor, que passa a se identificar com a empresa e com os seus valores.

Qual é a importância do posicionamento no mercado?

Empresas que identificam maneiras de se posicionar no mercado conseguem ter a preferência do público e, assim, manter a marca sempre em evidência. 

A Apple criou um posicionamento muito claro. Todos os produtos têm designs específicos e característicos da praticidade e objetividade da marca. Quando há lançamento, filas enormes são formadas pelos muitos fãs da empresa.

A Coca-Cola também se mostra muito bem. As campanhas publicitárias trabalham os momentos em família, com felicidade e união, sempre com um refrigerante no centro de uma mesa convidativa.

No entanto, não pense que esse posicionamento está limitado a grandes empresas. Mesmo que o seu negócio ainda seja pequeno, é importante saber como se posicionar no mercado para gerar valor aos seus potenciais clientes.

7 passos para seu negócio se posicionar no mercado

Agora que você já sabe o que é o posicionamento de mercado, vamos analisar quais são as melhores dicas para fazê-lo e ter bons resultados na sua empresa. Veja!

1. Selecione corretamente o seu público-alvo

O primeiro passo é selecionar o público-alvo. Isso significa determinar quem são as pessoas que podem apresentar interesse em adquirir um produto ou serviço da marca. 

Essa definição é fundamental para que as estratégias de comunicação sejam eficientes e cheguem ao público certo. Por isso, busque as características desse grupo, como a localização, os interesses e a faixa etária. 

Assim, você poderá desenvolver ações mais direcionadas e que terão melhores resultados, uma vez que serão criadas levando em conta os desejos e as necessidades daquelas pessoas.

2. Seja mais estratégico com a segmentação

Além da definição do público-alvo, é interessante apostar na segmentação. Essa é uma maneira de se posicionar no mercado, uma vez que a prática pode ser mais específica quanto às características desse grupo.

Você pode segmentar o próprio público-alvo ao criar categorias específicas e traçar estratégias para cada um deles. A segmentação cria grupos distintos com preferências e necessidades diferentes.

Assim, ao satisfazer esses pequenos grupos, é possível se destacar no mercado com as soluções que sua empresa propõe.

3. Pesquise a concorrência

Ao inserir um novo produto ou serviço no mercado, a sua marca deve estar, pelo menos, no mesmo nível das concorrentes. Caso contrário, será difícil competir pela sua fatia de clientela. 

Além disso, ter diferenciais é outro ponto essencial, pois, ao entender uma carência que não está sendo suprida por outras marcas, você encontra um nicho inexplorado que terá excelentes resultados.

Fazer uma pesquisa de campo e a análise SWOT é uma das formas de compreender mais o público e como a concorrência está lidando com ele. Portanto, fazer o mapeamento dará bons insights no momento de criar uma solução.

4. Atente ao comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor deixa dicas valiosas sobre como desenvolver ações e, assim, ter bons resultados com as campanhas. Acompanhar a trajetória que o usuário faz na jornada de compras ajudará a entender o que ele procura.

Dessa forma, você poderá empregar os seus esforços na satisfação das necessidades que o consumidor demonstra ao aperfeiçoar a sua estratégia. 

Existem vários tipos de consumidores com características distintas, mas eles também têm aspectos em comum. Foque esses pontos para criar as suas ações.

5. Aposte em branding

O branding nada mais é do que a identidade da sua marca, criada para desenvolver o relacionamento com o cliente. O comportamento do cliente é influenciado pelo seu relacionamento com a empresa e isso reflete a decisão de compra.

A gestão de marca é fundamental, pois aumenta a confiança do público, atrela mais valor à empresa e ajuda na fidelização de clientes. Nesse sentido, são necessários estudos e análises para entender o seu público e traçar uma estratégia mais precisa.

Uma marca forte precisa ter um branding forte, com uma estratégia focada em atender aos consumidores mais exigentes. Assim, a identidade deve ser fortalecida por meio das redes sociais, do marketing de conteúdo e de outras ações.

6. Garanta diferenciação

Para um bom posicionamento, a empresa deve encontrar quais são seus principais diferenciais. Para isso, é possível observar: qualidade do atendimento, valores, estratégias de branding, qualidade dos serviços/produtos, entre outros.

Detalhes como esses são importantes para que você entenda o que diferencia sua empresa das demais do mercado e fortalecer esse posicionamento para os clientes.

7. Invista no marketing de relacionamento

Um dos pontos fortes de investir no marketing de relacionamento, é que ele garante um melhor posicionamento no mercado. Isso porque oferece para os clientes um serviço diferenciado.

O relacionamento personalizado entre empresa e cliente dispõe de maior conexão, dedicação e empatia para compreender a necessidade de cada consumidor. Isso garante ainda mais sucesso para o negócio!

Neste conteúdo, vimos a importância do posicionamento de mercado e como é possível ter maior espaço e ganhar a preferência do público. Sabemos que alcançar esses feitos não é fácil e contar com uma ajuda profissional faz toda a diferença. 

Por isso, a Agência Jokerman é a parceira ideal para esse trabalho! Com mais de 15 anos de experiência no mercado de marketing, os profissionais são especialistas nas estratégias de marketing digital para gerar resultados aos clientes e parceiros.

Se você também quer levar a sua empresa a outro nível e conquistar ganhos realmente expressivos, acompanhe todos os conteúdos do blog da Jokerman Belém!

Psiu!

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