Por que o perfil do consumidor 2024 mudou tanto? Neste artigo vamos analisar os pontos mais relevantes do estudo WGSN sobre o consumidor moderno, e como sua empresa pode se preparar para atender esse novo perfil!
Se antigamente os consumidores gostavam de entrar em uma loja física e receber a atenção de vendedores durante a escolha de um produto, hoje o cenário é outro. Muitos preferem ficar no conforto de suas casas, navegando na tela dos smartphones, pesquisando itens em redes sociais e e-commerces, sem qualquer tipo de interrupção.
A forma como o consumidor passou a interagir graças à internet mudou tudo. E o que assusta boa parte dos empresários (com razão), é o fato de que as mudanças continuam acontecendo ininterruptamente. Não há como definir um perfil específico. O consumidor de hoje, não é o mesmo consumidor de ontem. E o consumidor de amanhã, não é o mesmo consumidor de hoje.
Nesse cenário de volatilidade, só existe uma maneira de garantir a sobrevivência: conhecimento! Entender qual é o perfil do consumidor atual, para construir estratégias que se sustentam com o passar dos anos e que entregam ao público o que ele realmente quer e precisa (seja agora ou no futuro).
No artigo de hoje apresentamos os tipos de perfil do consumidor 2024, segundo o estudo WGSN sobre o consumidor, e como a sua empresa pode se preparar para atendê-lo e fidelizá-lo. Acompanhe!
Mas antes, por que o perfil do consumidor é cíclico?
Quando falamos em perfil do consumidor, precisamos ter ciência de que estamos nos referindo a seres humanos, e que as pessoas pelas quais nos referimos possuem emoções que podem mudar com o passar dos anos, graças a eventos externos.
Trazendo essa premissa para o contexto atual, o estudo WGSN apresentou alguns sentimentos que têm contribuido fortemente para essa nova mudança do comportamento do consumidor.
Vamos descobrir quais são esses sentimentos?
A. Choque com o futuro
As mudanças rápidas na sociedade e na tecnologia têm gerado apreensão sobre o futuro e o que esperar dele. Antigamente não existia essa apreensão porque tudo ao nosso redor corria desacelerado, o que deixava as pessoas mais tranquilas para tomar decisões.
Hoje, antes de adquirirmos um produto ou serviço, é natural pensarmos: “O que vai acontecer após essa minha atitude?”. Essa preocupação constante com o “depois” impacta diretamente a forma como nos sentimos, nos comportamos e nos relacionamos, freando ou até mesmo barrando as nossas ações.
B. Excesso de estímulos
Graças à globalização da internet, passamos a ter acesso a várias fontes de informação e conteúdo. Isso contribuiu para expandirmos nossas áreas de aprendizado, mas ao mesmo tempo nos deixou vulneráveis e mais suscetíveis a perder o foco.
Hoje é muito fácil o nosso cérebro se desvirtuar do “agora” e buscar por estímulos externos diferentes, gerando uma sensação de urgência em consumir conteúdos novos, que antes não existia.
C. Otimismo realista
Assim como qualquer outro evento de grande escala, o período vivido pela covid-19 gerou sentimentos que fez as pessoas reavaliarem as questões pelas quais dão importância.
Essa percepção fez com que passássemos a valorizar e priorizar tópicos mais voltados à saúde, desigualdade social, racial, ambiental e de gênero, e esperar das outras pessoas e marcas esse mesmo posicionamento.
D. Encantamento
Quando nos deparamos com uma situação ou experiência agradável, a nossa percepção sobre o tempo muda e passamos a aproveitar mais o momento presente.
Ultimamente, temos vivido uma onda de experimentações contínuas — muitas delas geradas pela tecnologia, inclusive —, que tem nos motivado a querer mais desse encantamento e exigir que as marcas direcionem os seus esforços para nos entregar isso.
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Perfil do consumidor 2024
Com base nesses sentimentos, o estudo WGSN sobre o consumidor chegou à conclusão que existem 4 tipos de perfil de consumidor 2024: regulares, conectores, construtores de memórias e neo-sensorialistas. Vamos entender mais sobre eles!
1- Os Regulares
Os regulares são o grupo que se prepara e tem um sentido de controle sobre a própria vida. Eles buscam um comércio sem contato, porque isso proporciona agilidade e praticidade, e os ajuda a manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Para encantar esse consumidor do futuro, empresas devem ajustar suas estratégias aos novos padrões de vida, entregando soluções, como permissão para que os clientes adicionem itens e mudem os locais de entrega, em tempo real, e realizem comércio por voz e home commerce.
2- Os Conectores
Os conectores são o grupo que está reformulando as regras do compartilhamento e do empreendedorismo. Eles têm uma perspectiva diferente sobre o que é o sucesso, e apreciam a ideia de comprar coletivamente e investir em serviços de assinatura e streaming.
Para atender esse perfil de consumidor, será necessário que as empresas se reinventem, repensando seus rótulos e etiquetas (rebranding), e até mesmo a forma de administrar os negócios. Para alguns conectores, o conceito de propriedade DAOs (que trata de marcas descentralizadas) está em ascensão.
3- Os Construtores de Memórias
Os construtores de memórias são o grupo que está vivendo a vida ao máximo e priorizando o momento presente. Eles querem simplificar a rotina, se desconectar da ideia da perfeição, e investir em experiências que agregam valor e merecem ser lembradas.
Para encantar esse perfil de consumidor, as empresas deverão investir em estratégias que os ajudem a aproveitar a vida do melhor jeito possível, e de preferência, que essa experiência possa ser vivida coletivamente para trazer benefícios econômicos e sociais.
4- Os Neo-sensorialistas
Já os neo-sensorialistas são o grupo que está disposto a viver uma experiência híbrida. Eles não temem a tecnologia, e querem poder comprar produtos físicos com moedas e carteiras digitais, mesclar o mundo virtual com o físico, e investir em produtos que os ajudam a tornar sua rotina mais tecnológica.
Para atender esse perfil de consumidor 2024, será necessário que as empresas ofereçam diferenciais, como recompensas digitais por terem adquirido um item em uma loja, por exemplo, ou proporcionem experiências físicas mescladas à realidade virtual, metaverso e outras tecnologias.
Como se preparar para atender o perfil do consumidor 2024
Diante a oscilação de comportamento do consumidor, as empresas precisam reformular suas estratégias de marketing, levando em consideração todas as mudanças e necessidades do perfil atual do cliente.
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