Você sabia que ter um Perfil de Cliente Ideal (ICP) bem definido na sua empresa, garante otimização de processos e mais vendas? É exatamente por isso que muitas organizações estão investindo na identificação e fidelização desses leads.
Ficou interessado no assunto? No artigo de hoje, você vai saber o que é Perfil de Cliente Ideal – ICP, por que defini-lo e como identificá-lo. Boa leitura!
O que é perfil de cliente ideal (ICP)?
O termo “Perfil de Cliente Ideal” é a tradução livre em português para “Ideal Customer Profile”. Ou seja, fundamenta-se por meio de um grupo de características, que definem o perfil desse consumidor para o negócio.
É possível definir o seguinte: o ICP é aquele cliente que apresenta mais chances de comprar. Essa ferramenta coleta dados que vão ajudar na hora de criar a persona e direcionar as estratégias do negócio.
Por fim, o perfil do cliente ideal é formado por aquelas pessoas que estão mais susceptíveis à conversão. Desta forma, gerando assertividade na hora de realizar vendas.
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Por que é importante definir o cliente ideal?
Como foi possível compreender, o perfil de cliente ideal (ICP) tem relação direta com as vendas. Mas, não é só isso! Definir esse perfil é fundamental para que a empresa se organize e planeje sua estratégia comercial.
Além disso, ao definir o ICP, fica mais prático prospectar os clientes, traçar estratégias de comunicação e utilizar o marketing de conteúdo adequado para cada necessidade.
Por essa razão, ao se basear nas especificidades de um nicho mais segmentado, garante-se mais chances de atingir leads, convertê-los e vender. Isso evita o desperdício de esforços e recursos financeiros com estratégias ineficientes.
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5 passos para identificar o perfil de cliente ideal (ICP)
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1. Conheça bem os seus serviços
Antes de identificar qual o perfil de cliente ideal (ICP), é importante identificar as soluções e propostas que a sua empresa pode oferecer para cada cliente. Por isso, você deve segmentar esses leads para traçar um planejamento estratégico.
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2. Estude os seus leads
Além de conhecer os serviços, também é indicado usar os dados obtidos sobre o público-alvo da empresa e estudá-los para estabelecer o ICP. Para isso você pode se basear nas seguintes informações:
- ⠀• Compras do cliente;
- ⠀• Valores gastos;
- ⠀• Qual foi do faturamento obtido;
- ⠀• Qual nível de dedicação esse cliente requer;
- ⠀• Qual é o seu segmento;
- ⠀• Qual a sua maturidade digital e mais.
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Todos esses elementos precisam ser bem analisados. Para isso você pode utilizar alguns dados, como: Custo de Aquisição de cliente (CAC), LifeTime Value (LTV) e CRM.
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3. Identifique quais os leads que não se alinham
Após estudar os leads, identifique quais deles não se alinham ao seu negócio. Neste caso, é possível se basear nos perfis que:
- ⠀• Não enxergam valor na sua oferta;
- ⠀• Possuem ticket menor que à média;
- ⠀• Exigem muita energia da sua equipe;
- ⠀• Necessitam de muitos atendimentos e outros fatores.
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4. Acompanhe os indicadores do negócio
Ao acompanhar os dados reais da relação da sua empresa com os consumidores, é possível identificar o perfil de cliente ideal (ICP) com mais precisão. Você pode usar como base o tempo de permanência, número de vendas e o ciclo de vida desse cliente.
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5. Conte com ajuda de especialistas
Além de todos os passos anteriores, na hora de traçar o perfil do cliente ideal – ICP, é importante contar com ajuda especializada. Por isso, a Jokerman é uma agência de marketing, com mais de 15 anos de experiência no mercado.
Nossa missão é auxiliar empresas em suas estratégias, transformando esse relacionamento em oportunidade de vendas.
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