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Perfil de Cliente Ideal: O que é, por que e como identificar o ICP

Você sabe o que é o Perfil de Cliente Ideal - ICP? Definir esse elemento na sua empresa pode fazer muita diferença nas vendas. Vem conferir!
equipe traçando o perfil de cliente ideal ICP da empresa

Você sabia que ter um Perfil de Cliente Ideal (ICP) bem definido na sua empresa, garante otimização de processos e mais vendas? É exatamente por isso que muitas organizações estão investindo na identificação e fidelização desses leads.

Ficou interessado no assunto? No artigo de hoje, você vai saber o que é Perfil de Cliente Ideal  – ICP, por que defini-lo e como identificá-lo. Boa leitura!

O que é perfil de cliente ideal (ICP)?

O termo “Perfil de Cliente Ideal” é a tradução livre em português para “Ideal Customer Profile”. Ou seja, fundamenta-se por meio de um grupo de características, que definem o perfil desse consumidor para o negócio.

É possível definir o seguinte: o ICP é aquele cliente que apresenta mais chances de comprar. Essa ferramenta coleta dados que vão ajudar na hora de criar a persona e direcionar as estratégias do negócio.

Por fim, o perfil do cliente ideal é formado por aquelas pessoas que estão mais susceptíveis à conversão. Desta forma, gerando assertividade na hora de realizar vendas. 

Por que é importante definir o cliente ideal?

Como foi possível compreender, o perfil de cliente ideal (ICP) tem relação direta com as vendas. Mas, não é só isso! Definir esse perfil é fundamental para que a empresa se organize e planeje sua estratégia comercial.

Além disso, ao definir o ICP, fica mais prático prospectar os clientes, traçar estratégias de comunicação e utilizar o marketing de conteúdo adequado para cada necessidade.

Por essa razão, ao se basear nas especificidades de um nicho mais segmentado, garante-se mais chances de atingir leads, convertê-los e vender. Isso evita o desperdício de esforços e recursos financeiros com estratégias ineficientes.

5 passos para identificar o perfil de cliente ideal (ICP)


1. Conheça bem os seus serviços

Antes de identificar qual o perfil de cliente ideal (ICP), é importante identificar as soluções e propostas que a sua empresa pode oferecer para cada cliente. Por isso, você deve segmentar esses leads para traçar um planejamento estratégico.

2. Estude os seus leads 

Além de conhecer os serviços, também é indicado usar os dados obtidos sobre o público-alvo da empresa e estudá-los para estabelecer o ICP. Para isso você pode se basear nas seguintes informações:

  • ⠀• Compras do cliente;
  • ⠀• Valores gastos;
  • ⠀• Qual foi do faturamento obtido;
  • ⠀• Qual nível de dedicação esse cliente requer;
  • ⠀• Qual é o seu segmento;
  • ⠀• Qual a sua maturidade digital e mais.

Todos esses elementos precisam ser bem analisados. Para isso você pode utilizar alguns dados, como: Custo de Aquisição de cliente (CAC), LifeTime Value (LTV) e CRM.

3. Identifique quais os leads que não se alinham

Após estudar os leads, identifique quais deles não se alinham ao seu negócio. Neste caso, é possível se basear nos perfis que:

  • ⠀• Não enxergam valor na sua oferta;
  • ⠀• Possuem ticket menor que à média;
  • ⠀• Exigem muita energia da sua equipe;
  • ⠀• Necessitam de muitos atendimentos e outros fatores.

4. Acompanhe os indicadores do negócio

Ao acompanhar os dados reais da relação da sua empresa com os consumidores, é possível identificar o perfil de cliente ideal (ICP) com mais precisão. Você pode usar como base o tempo de permanência, número de vendas e o ciclo de vida desse cliente.

5. Conte com ajuda de especialistas

Além de todos os passos anteriores, na hora de traçar o perfil do cliente ideal – ICP, é importante contar com ajuda especializada. Por isso, a Jokerman é uma agência de marketing, com mais de 15 anos de experiência no mercado.

Nossa missão é auxiliar empresas em suas estratégias, transformando esse relacionamento em oportunidade de vendas. 

Ficou interessado nos nossos serviços? Aproveite para conversar com nossos especialistas, solicite agora mesmo um orçamento personalizado!

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