Pular para o conteúdo

O que são podcasts e como criar um de sucesso?

Você sabe o que são podcasts? Confira neste conteúdo como essa mídia pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado e comece o seu!
o que são podcasts

Estamos na era da informação e a forma que acessamos conteúdos diferentes na palma da mão é no mínimo extraordinária. A realidade é que nunca paramos de aprender, e para os amantes do conhecimento, encontrar essas informações é um prato cheio.

Dentro de um leque enorme de opções para obter conteúdo, o podcast é uma mídia que tem ganhado muito destaque. Mas o que são podcasts? São conteúdos entregues em forma de áudio que podem ser ouvidos através de arquivos disponíveis para download ou online em serviços de streaming.

Os podcasts surgiram em meados dos anos 2000 e com a oferta de aparelhos que disponibilizam acesso a músicas e vídeos de onde você estiver, esse tipo de conteúdo começou a se popularizar entre milhares de pessoas.

Podcasts em Empresas

Nos últimos anos o marketing de conteúdo veio com força para consolidar marcas, atingir públicos cada vez maiores e vender serviços e produtos. Agora que você já entendeu o que são podcasts, é impossível ignorar o impacto que eles têm na influência da informação no mercado.

As principais vantagens para uma empresa produzir podcasts são o baixo custo, a facilidade de produção e a possibilidade de maior fidelização de clientes. Falar sobre o que você entende de melhor é mostrar que sua marca é autoridade no assunto e é a melhor opção para solução de problemas.

Quer produzir seu próprio podcast? Confira a seguir dicas para começar a produzir seu conteúdo em passos simples!

Considere seu público-alvo

Antes de começar a produzir conteúdo é necessário identificar seu público-alvo. Para isso construímos a chamada persona, personagem fictício detalhado que representa quem é a pessoa que busca seus serviços ou produtos. 

Ao identificá-la é possível saber que tipos de conteúdo e de linguagem que seu público absorve. É preciso ficar atento ao tom, afinal um público mais tradicional não se identificaria com uma linguagem jovial e cheia de gírias.

Defina os objetivos

Sempre que começamos projetos precisamos definir objetivos, pois sem eles perdemos a direção. Com o entendimento de seu público-alvo, alinhe os objetivos da empresa de forma que fique claro o resultado que sua marca quer atingir com aquele conteúdo. 

Aumentar vendas em geral ou de um produto e serviço específicos, aumentar a visibilidade da empresa, impactar na vida social são alguns deles.

Escolha o tema e formato

A disponibilidade de conteúdo para seu público na internet é infinita, certo? Entre muitos assuntos é importante que você vá direto ao ponto de interesse de sua persona. Temas novos ou dúvidas recorrentes podem ser uma ótima aposta. Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar na definição de tópicos.

Na escolha do formato é importante saber qual entrega vai ser feita. Geralmente podcasts tem uma duração média de 50 minutos, mas não é regra. A discussão de tópicos mais objetivos pode demandar apenas de 20 a 30 minutos, ao contrário de um bate-papo com um convidado, que pode levar uma hora de duração.

Adquira os equipamentos necessários 

Apesar da facilidade de produzir um podcast é importante considerar a aquisição de equipamentos para a produção de bons arquivos de áudio. 

Um computador, um microfone potente e um headphone são os ítens básicos para você começar a gravar. No caso do microfone, atente-se a produtos superiores no mercado. Como podcasts são mídias de áudio, é imprescindível que a qualidade do som seja excelente. Ninguém gosta de ouvir sons de chiado e de interferência no meio do áudio e isso conta muito para a imagem e o profissionalismo da sua marca.

Existe uma diversa gama de podcasts no mercado que varia de entretenimento, informação e até persuasão e é muito importante alinhar o tipo de conteúdo a ser produzido com a estratégia da sua empresa. Com uma pesquisa e os objetivos corretos, é possível criar um canal de informações que pode impactar muito desde a sua marca como a comunidade.

Conseguiu entender o que são podcasts e qual a influência que podem ter em sua empresa? Confira nosso post sobre planejamento de conteúdo e comece agora mesmo!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress