O marketing baseado na produção de conteúdo é feito a partir de como o consumidor age até que tome uma decisão de compra. Seja qual for o seu produto, os clientes buscam informações sobre ele e sobre os problemas que ele é capaz de resolver.
Agora mesmo, diversos potenciais clientes necessitam de informações que você pode fornecer. Mas será que sua empresa está presente no meio digital de forma a se destacar na entrega desse conteúdo?
Não é fácil alcançar esse objetivo em um ambiente cheio de oferta. Por isso, é fundamental que você se dedique a entender como pode operar, sempre com o objetivo de obter resultados que aumentem suas vendas e reforcem sua marca. Continue a leitura para saber mais a respeito!
O que é o marketing de conteúdo?
Se alguém deseja emagrecer, vai pesquisar sobre o tema. Se um casal está preocupado com a educação dos filhos, faz o mesmo. A internet é um meio repleto de informações de fácil acesso. Por isso, ela é utilizada em várias dessas situações.
Pensando nisso, o marketing de conteúdo surge como uma atividade de planejamento, produção e distribuição da informação que o seu público necessita. Ela ocorre no ambiente digital e visa criar relacionamento com esses clientes em potencial para, no momento adequado, propor um contato comercial e fechar a venda.
Entenda como uma atividade educativa: o consumidor é instruído e direcionado para compreender um problema com o qual ele convive, conhecer a solução que sua empresa oferece e fechar negócio.
Os tipos de conteúdo são variados e cumprem um papel diferente e complementar na sua estratégia. Dentre eles temos:
- blogs e sites: próprios e de terceiros;
- redes sociais: como o Facebook, o LinkedIn e o Twitter;
- canais de vídeo: que as pessoas amam.
O que considerar na pratica da produção de conteúdo?
Personas
Como mencionamos de início, o marketing de conteúdo parte de uma necessidade e de um hábito do consumidor. Por isso, o foco é atingir o público certo, no momento ideal, com a informação correta e adequada ao estágio que ele se encontra na sua jornada de compra.
Mas a produção de conteúdo envolve uma interação direta. O seu potencial cliente precisa sentir como se participasse de uma conversa — ou o mais próximo possível disso. É por isso que a definição de uma persona é altamente indicada.
Trata-se de uma descrição personificada de um individuo que representa o seu público. Ele tem hábitos, desejos, objetivos, problemas, preferências e comportamentos como qualquer pessoa.
Para criar a persona, é necessário um levantamento das características mais comuns entre os seus clientes. Assim, você consegue se aproximar mais do cliente e “olhar no olho” dele.
Funil de vendas
Para que você possa focar no desempenho de vendas, também deve definir claramente o seu processo de condução de cada visitante à condição de comprador. Essa é a função do funil de vendas e todo o processo está muito ligado ao inbound marketing.
É preciso entregar um conteúdo que sua persona goste, mas isso muda de acordo com o estágio de maturidade dela. Por exemplo: não adianta falar diretamente do seu serviço para um visitante que ainda não percebeu que tem um problema. Ele está em um estágio inicial, o topo do funil, em quer conteúdos que o ajudem e sejam interessantes.
Quando ele toma essa consciência, ele passa para uma etapa intermediária, de meio de funil, na qual é preciso nutri-lo com mais informação para encantá-lo. É como em uma paquera, onde algumas propostas não caem bem antes de um pouco de conversa.
Apenas no último estágio, quando o cliente está qualificado, ou seja, pronto para um contato comercial, que ele está disposto a saber sobre sua solução.
Além disso, sua estratégia de produção de conteúdo deve ser determinada com base em resultados. É com respaldo de indicadores que você identifica as práticas que funcionam para gerar vendas e as que precisam melhorar. Que tal falarmos sobre isso? Vamos interagir: compartilhe suas dúvidas e opiniões com a gente!
Em seguida, acesse o conteúdo complementar que separamos para você, sobre como colocar o marketing de resultados em prática.