Quer alcançar mais pessoas e destacar o seu perfil comercial no Instagram? Então, preste atenção: você precisa saber o que é e como ser instagramável!
Há poucos meses, o Instagram se tornou uma das plataformas de mídia social com mais usuários do mundo. De acordo com a Kepios, são 1,65 bilhão, seguido pelo TikTok, que tem aproximadamente 1,56 bilhão.
A popularidade alcançada pela plataforma não é um evento anormal, sem explicação. O fato dos usuários poderem compartilhar suas fotos, vídeos e stories com pessoas do mundo todo, fez do instagram um ambiente disputado por likes (curtidas), onde os usuários “competem” entre si para ver qual registro é o mais bonito e passível de engajamento.
Recentemente, um termo ganhou bastante destaque quando falamos em negócios somados ao instagram: instagramável. Já ouviu falar?
Hoje explicaremos o que o termo significa, porque a sua empresa precisa ficar antenada a isso, e como tornar o seu modelo de negócio mais valorizado dentro e fora do Instagram.
O que é ser Instagramável?
Imagine que um influencer bem conhecido viajou para uma cidadezinha isolada e entrou em uma cafeteria bem charmosa, onde são vendidos bolos de frutas e cafés artesanais. O ambiente é bem iluminado, a comida é saborosa, e tudo é perfeitamente harmônico para ele tirar uma belíssima foto.
Ele então faz um registro, marca o perfil da empresa, e publica na sua rede com milhões de seguidores. Em poucas horas, milhares de usuários começam a comentar, compartilhar e curtir a foto, tornando o post viral.
A cafeteria, que até então era conhecida apenas por alguns visitantes e moradores da pequena cidade, passa a ser um local desejado por muitos, e entra na “lista de lugares para visitar” de centenas de milhares de pessoas.
O efeito desse desejo em massa? A cidade começa a receber cada vez mais visitas, o comércio local aumenta, e a cafeteria precisa ampliar suas operações e produções caseiras para dar conta de todos os pedidos.
O exemplo acima é bastante simples, mas explica exatamente o que chamamos de ser “instagramável”. O termo, que nasceu nos Estados Unidos (USA), representa tudo aquilo que é digno de ser publicado na rede social. Ou seja, o que é atrativo aos olhos humanos e que pode, consequentemente, gerar engajamento.
Por que ser Instagramável é importante?
Na era digital, estar fora da internet é uma decisão que pode se tornar catastrófica. Longe da rede, a empresa perde a oportunidade de gerar mais vendas e criar conexões genuínas com os clientes. Não só isso, priva-se de alcançar mais pessoas e aumentar a sua credibilidade e reconhecimento no mercado.
Estar na internet é suficiente para alcançar pessoas e vender mais? Sabemos que não! Mas é justamente por isso que precisamos prestar mais atenção às tendências que ditam como as marcas devem se comportar e reagir diante dos consumidores.
Hoje, as empresas precisam buscar formas cada vez mais criativas de se destacar na internet porque existem milhares de outras marcas competindo entre si para atrair e fidelizar pessoas.
O Instagram é uma plataforma que concentra mais de 1,5 bilhão de usuários globalmente, o que torna a rede uma das mais queridinhas para as marcas aplicarem estratégias de marketing. E cá entre nós, essas ações podem muito bem incluir o “ser instagramável”.
Ao criar um ambiente ou produtos que são naturalmente fotogênicos — e que se alinham com as tendências estéticas do Instagram —, as empresas conseguem chamar a atenção do público-alvo e potencializar o poder do marketing de boca a boca.
Isso gera publicidade orgânica, com os clientes comentando e compartilhando suas experiências positivas com amigos e seguidores, e contribui para a marca construir um modelo de negócio atrativo, que desperta o desejo das pessoas de conhecer e vivenciar as experiências que só ela oferece.
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Como ser instragramável?
Como vimos acima, ser instagramável é entregar aos usuários algo visualmente atrativo para ser fotografado e compartilhado no Instagram. Esse “algo” pode ser um lugar, uma comida ou um objeto específico, ou até mesmo uma experiência.
Sabendo que diversos empresários — com modelos de negócios diferentes — podem estar lendo esse material, selecionamos algumas dicas importantes para se tornar “instagramáveis”, independentemente do nicho de atuação da empresa. Vamos dar uma olhada em quais são elas?
1- Criar um ambiente aconchegante, visualmente bonito e que acompanha a proposta do negócio
Investir na decoração do espaço é uma forma de tornar o estabelecimento mais atraente aos olhos dos clientes e das câmeras. Aqui podemos utilizar elementos como cores vibrantes, plantas, arte nas paredes e móveis confortáveis, que transmitem a identidade da marca e convidam as pessoas a querer registrar o momento.
Ideias de ambiente instragramável:
2- Oferecer produtos fotogênicos e de altíssima qualidade
Desenvolver produtos que se destacam visualmente e incentivam os clientes a compartilharem fotos é outra dica infalível. Isso pode ser feito através de embalagens criativas, apresentações elaboradas de pratos (para o caso de restaurantes, cafeterias e lancherias), produtos personalizados ou então edições limitadas.
3- Disponibilizar um espaço ou objeto diferente onde as pessoas possam se fotografar
Caso não tenha recursos financeiros disponíveis para reformar todo o espaço de uma só vez, disponibilize objetos ou locais específicos onde as pessoas possam interagir e se fotografar de forma criativa.
Aqui entram paredes com frases inspiradoras, objetos decorativos (que podem ser manipulados para criar composições interessantes), ou áreas com uma melhor iluminação para selfies. Abaixo confira mais algumas ideias de ambiente instagramável:
4- Caprichar na iluminação
Outra dica que não pode passar despercebida é a iluminação. Precisamos certificar que o ambiente possui uma iluminação adequada para que as fotos saiam claras e nítidas, e que elas realmente transmitam a qualidade do lugar.
Luz natural é sempre uma ótima opção, mas se não for possível, utilize iluminação artificial que destaque os melhores aspectos do seu espaço ou produtos.
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