Você sabe o que é público-alvo e o papel que ele desempenha nas campanhas e estratégias de marketing? Vem que a gente te conta!
Imagine investir seu tempo, dinheiro e energia em campanhas de marketing, criar produtos incríveis e, no final, perceber que está falando com as pessoas erradas 😫.
Frustrante? A gente sabe que sim… Inclusive, esse é o tipo de coisa que acontece com frequência quando a empresa não entende exatamente quem é o seu público-alvo nem como criar estratégias voltadas para esse grupo específico de pessoas.
Mas calma lá, que estamos aqui para não deixar esse negócio acontecer aí desse lado da tela. No artigo de hoje vamos mostrar como você pode definir o seu público e o que a sua empresa ganha fazendo isso.
Vem!
O que é público-alvo?
O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas que possui características em comum, bem como o interesse no que a nossa empresa oferece. Eles compartilham dados como idade, profissão, renda, hábitos de consumo e até estilo de vida — e são justamente esses detalhezinhos que ajudam a direcionar nossas ações de marketing.
Muita gente confunde público-alvo com persona porque ambos estão atrelados à área de marketing, mas existe diferença:
- O público-alvo é a visão mais ampla e generalista de quem vai consumir o nosso produto ou serviço.
- A persona, por sua vez, é a criação de um personagem fictício e super detalhado que representa o nosso cliente ideal.
O público-alvo vem antes da persona — guarde essa informação porque ela é importante. Ele é quase que a base pra aprofundarmos o conhecimento sobre o nosso cliente e pra criarmos a persona ou o ICP (Ideal Customer Profile).
Qual a importância de definir o público-alvo?
Quando não sabemos quem é o nosso público-alvo, corremos o risco de desperdiçar recursos importantes tentando atingir “todo mundo”.
Existem modelos de negócio que atendem uma audiência mais ampla, como é o caso do varejo de grandes marcas ou redes de supermercados? Sim! Mas quando se trata de um segmento mais nichado, é importante definirmos um público específico pra:
- Criarmos estratégias de marketing que realmente geram retorno;
- Escolhermos os canais certos pra falar com o nosso cliente;
- Desenvolvermos campanhas mais relevantes;
- Oferecermos produtos e serviços que realmente façam sentido pra quem vai comprar.
Quais as vantagens de conhecer o público-alvo?
Saber exatamente quem é o nosso público-alvo traz uma série de ganhos pra a nossa empresa, e não estamos falando só pra área de marketing, sabia?
Atendimento personalizado
A partir do instante em que entendemos qual é o perfil de cliente que busca a nossa empresa, conseguimos ajustar melhor o atendimento, falar a mesma língua desse cliente e entregar uma experiência mais próxima e relevante para ele.
Comunicação mais alinhada
Cada faixa etária, geração ou perfil de consumidor tem os seus próprios interesses, desafios e preferências, certo? Então, se soubermos quem é o nosso público-alvo, poderemos adaptar a nossa linguagem para falar melhor com essas pessoas, escolher os canais certos onde elas transitam e até definir o melhor horário pra interagir com elas.
Estratégias e campanhas com mais chance de retorno
Saber onde o nosso público está, o que ele consome e quais são seus interesses permite que criemos campanhas mais interessantes e que apresentam maior taxa de conversão. E isso porque não estamos espalhando a nossa energia para todos os lados sem critério. Estamos mantendo o nosso foco em conversar diretamente com um perfil-alvo.
Melhor direcionamento de produtos e serviços
Além dos ganhos acima, não podemos esquecer que definir o público-alvo também nos ajuda na hora de desenvolver novos produtos e serviços, ou então ajustar o nosso portfólio. Sabemos exatamente o que o nosso cliente quer e precisa — e entregamos exatamente isso a ele.
Decisões de negócio mais inteligentes
Até mesmo decisões maiores, como abrir uma nova unidade em outro bairro ou lançar um serviço novo, ficam muito mais fáceis quando sabemos qual é o perfil do nosso público. E isso porque entendemos onde ele está, o que ele busca e o que faz sentido pra ele.
Como definir o público-alvo do seu negócio?
Agora que já vimos o que é público-alvo e porque ele é importante, precisamos entender como você pode chegar a uma definição correta sobre quem são essas pessoas.
Para isso, você terá que praticar o seguinte:
1- Conhecer bem o produto ou serviço
Quais problemas o seu produto resolve? Que benefícios ele entrega? Por que alguém pagaria por ele? Compreender isso vai ajudá-lo a enxergar quem realmente precisa do seu produto e serviço e quem eventualmente vai se interessar por ele.
2- Estudar o mercado
Não podemos ficar dentro de uma bolha e achar que sabemos tudo sobre o que acontece lá fora, certo? Por isso, devemos também buscar informações sobre o mercado onde você atua, indo atrás de dados de órgãos oficiais, estudando tendências e até ficando de olho no que os concorrentes estão fazendo.
E por que isso é importante? Podemos encontrar oportunidades para inovar e se posicionar de forma diferente.
3- Pesquisar o público
Aqui, vamos criar formulários, faremos entrevistas, aplicaremos enquetes nas redes sociais e usaremos ferramentas de análise pra entender quem consome o seu produto, quais são os interesses e dores dessas pessoas e o que elas esperam de uma solução como a sua.
4- Definir o perfil do público-alvo
Com os dados em mãos, é hora de montarmos o mapa do seu público-alvo, um resumo com todas as informações sobre o público que queremos atingir.
- Critérios demográficos: qual idade, gênero, escolaridade, profissão, renda mensal do nosso cliente?
- Dados geográficos: em que cidade, estado, país ou localização mais específica a nossa audiência se encontra?
- Tipo de cliente: nossa solução é para pessoa física (B2C) ou empresas (B2B)?
- Geração do público: Baby Boomers, Geração X, Millennials, Gen Z… cada uma tem seu jeito de consumir e escolher produtos e serviços. Qual dessas gerações estão alinhadas à nossa oferta?
- Aspectos Psicográficos: quais são os valores, comportamentos, estilo de vida, hobbies e preferências do nosso público?
Quanto mais completo for esse perfil, mais fácil será para direcionarmos as ações de atendimento, marketing e vendas.
Pronto para o próximo passo?
Definir o público-alvo não é uma tarefa difícil, mas já vimos que vai exigir tempo, pesquisa, planejamento e uma boa dose de análise.
Por isso, caso não tenha muito tempo sobrando para estruturar tudo isso do zero — ou falte uma equipe interna dedicada para fazer esse levantamento — recomendamos a procura por quem entende do assunto e já está a anos no mercado atuando com marketing.
O time da JKM, inclusive, está aqui para isso! 😀 O que acha de trocarmos uma ideia? É só dar um “oi”!
[Entrar em contato pelo WhatsApp]
–
Post atualizado em Abril/2025