Saber o que é público-alvo é importante para o sucesso do seu negócio. Afinal, você deseja se comunicar da forma adequada com seus clientes, não é mesmo?
Ter isso bem definido é muito importante para se posicionar no mercado de forma competitiva e, consequentemente, vender mais.
Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post você vai entender o que é público-alvo, qual sua importância e como defini-lo. Vamos lá!
O que é público-alvo?
O público-alvo é um grupo de pessoas/consumidores que possuem características semelhantes e que apresentam interesse em consumir produtos de uma empresa. Ou seja, são prospects que podem se tornar clientes.
É importante não confundir público-alvo e persona. A buyer persona é um perfil semifictício e humanizado do cliente ideal de uma empresa. Já o público-alvo é uma representação mais generalista.
Assim, é válido dizer que o público-alvo deve ser criado logo no inicio. Isso vai ajudar você a entender com quem vai dialogar. Mais para frente, a depender muito da estratégia de marketing, é possível criar a persona (buyer persona) ou o ICP (ideal customer profile) do seu negócio.
Qual a importância de definir o público-alvo?
Para saber como definir, é importante que você tenha entendido bem o que é público-alvo. Uma vez compreendido isso, fica mais fácil identificar quem é o target (alvo) do seu negócio.
A definição do público-alvo ajuda na hora de direcionar quais são as melhores estratégias de marketing e quais campanhas vão funcionar melhor. Desta forma, é possível direcionar todas as ações do negócio para atingir as pessoas certas e no momento certo.
Quais as vantagens do público-alvo para meu negócio?
Conhecer bem o seu público-alvo é fundamental, bem como os benefícios para o crescimento do seu negócio. Por isso, confira mais algumas vantagens de definir o público:
- • Otimiza o atendimento: com um público-alvo bem definido, é possível fidelizar clientes por meio de um atendimento personalizado e especial;
- • Comunicação mais assertiva: distinguir as faixa-etárias do público, é ideal para ser mais assertivo na hora de direcionar uma ação de marketing ou divulgar um produto para os clientes certos;
- • Estratégias eficazes: quando se sabe onde o público-alvo está e pelo que se interessa, fica mais fácil acertar nas estratégias de marketing e vender mais.
⠀
Como definir o público-alvo do negócio?
Agora que você sabe o que é público-alvo, chegou a hora de defini-lo. Confira abaixo algumas dicas importantes:
1. Conheça o seu produto
O primeiro passo para definir seu público-alvo é conhecer bem o seu produto. Saiba o valor que o seu serviço/produto entrega ao cliente e por quais motivos ele iria se interessar.
2. Estude o mercado
É importante saber onde seu produto se encaixa no mercado. Portanto, nesta etapa, é possível explorar pesquisas de órgãos oficiais e até mesmo de outras empresas. Outra sugestão, é analisar a concorrência e o posicionamento de mercado deles.
3. Realize pesquisas
Nesta etapa, é possível criar formulários com perguntas que ajudem na construção do seu público-alvo. Assim, você conhece quem são os consumidores com interesse nos seus produtos.
4. Defina seu público-alvo
Após realizar todas as pesquisas de campo necessárias, é momento de definir quem é o público do seu negócio. Para isso, é importante preencher os seguintes critérios:
- ⠀• Demográficos: idade, gênero, nível de escolaridade, etc;
- ⠀• Geográficos: lugar onde os clientes vivem/moram;
- ⠀• Para quem seu produto se dirige: empresas ou consumidor final;
- ⠀• Dados geracionais: definir qual a geração do consumidor;
- ⠀• Caraterísticas psicológicas: tipos de comportamento do cliente.
⠀
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como definir seu público-alvo, aproveite e aprenda a criar a persona ideal para o seu negócio também!