O CTA é um elemento indispensável em uma estratégia voltada para a produção de conteúdo. Ele sendo bem elaborado, um visitante do blog da empresa pode ser direcionado até tomar a decisão de compra, por meio de materiais informativos e que vão ao encontro dos seus anseios.
Para que se saiba o tipo de CTA é mais aceito, é preciso fazer testes e medir a efetividade deles quando estiverem em contato com o público. Um bom CTA é aquele que chama atenção e desperta interesse no público.
Neste artigo exploraremos esse recurso tão importante do marketing de conteúdo, por meio de dicas que te ajudarão na elaboração, de modo a atrair, engajar e conquistar a sua audiência. Continue a leitura do nosso artigo para entender melhor como o CTA pode trazer excelentes resultados ao seu negócio!
O que é CTA e para que serve?
A sigla CTA, significa Call To Action, ou em português chamada para a ação. É um recurso que serve para o consumidor de algum conteúdo realizar um procedimento específico, que pode ser, por exemplo, baixar um e-book ou assinar a newsletter. Em um funil de vendas, o CTA ajuda a direcionar a persona do negócio, de modo que ela começa a consumir conteúdos cada vez mais específicos, até que ela fique preparada para tomar alguma decisão de compra.
Como usar o CTA na prática?
Agora que você entendeu o que é CTA e o seu objetivo dentro da estratégia de marketing, acompanhe a seguir algumas dicas valiosas de como usá-lo na prática!
Conhecer a persona
Quando se sabe quem é que está consumindo o conteúdo da empresa, fica muito mais fácil elaborar CTAs direcionados a ela. Quanto mais informações se sabe da persona, melhor as ideias fluem e maiores as chances de ela realizar alguma ação. Dessa forma, o público nota uma maior identificação da empresa com os seus anseios e necessidades, mesmo que o início o objetivo não seja vender, mas guiar o consumidor pelo funil de vendas.
Considerar o estágio no funil de vendas
Quando a pessoa tem um primeiro contato com a marca, não faz muito sentido colocar um CTA para ela entrar em contato com a empresa, por exemplo. Nesse caso, normalmente é preferível criar um botão para que ela faça o download de um material rico ou assine a newsletter.
Da mesma forma, se a persona já decidiu que vai fechar negócio, não é interessante oferecer algum conteúdo rico, sendo que ela já foi bastante nutrida de informações ao longo do funil de vendas.
Definir o formato
O CTA pode ser feito de inúmeros formatos. Um dos mais comuns é o botão, que tem um pequeno texto indicando que ação deve ser realizada. O uso de links ao longo do texto e botões com imagens também são uma boa forma, pois o apelo visual contribui bastante para a persona demonstrar interesse em clicar e ser direcionado para uma outra página.
Tão importante quanto definir o formato é saber o que deve ser escrito na chamada para ação. Dois elementos podem ser explorados nesse sentido: o uso de verbos no imperativo e a clareza na mensagem. Por exemplo: “baixe o e-book”, “assine a nossa newsletter” ou “analisar meu site” são formas simples e diretas de informar à persona o que ela obterá se clicar no botão ou link. Agregar valor naquilo que será dado ao consumidor é fundamental.
Agora que você entendeu o que é CTA, não deixe de colocar em prática as dicas que foram citadas no texto. Lembre-se sempre de ser claro na mensagem e de agregar valor, além de investir em um design agradável e bem posicionado no blog da empresa, de modo que ele fique visível e destacado. Boas chamadas para ação fazem a diferença na hora de gerar interesse, atenção e desejo na sua audiência!
Gostou do conteúdo? Para aumentar os seus conhecimentos, continue em nosso blog e entenda melhor como fazer o planejamento de conteúdo para as redes sociais!