As empresas precisam alcançar a maturidade digital para aproveitar as oportunidades criadas por uma nova realidade. Nossos hábitos mudaram e o consumidor assimilou rapidamente o processo de transformação digital.
Mas que critérios definem a maturidade digital de uma empresa? Como buscá-la? Como garantir um posicionamento de destaque em relação à concorrência? Continue a leitura e conheça as respostas.
O que é maturidade digital?
Uma empresa com maturidade digital é aquela que está suficientemente adaptada para competir no ambiente digital. Ela dispõe de:
- tecnologia;
- estrutura;
- agilidade;
- equipe qualificada;
- um plano;
- metas e objetivos claros; e
- alta capacidade de se adaptar.
Note que não estamos falando apenas de tecnologia e investimentos. A maturidade depende desses recursos, mas, em sua essência, é resultado de um alto foco estratégico. É com base em um profundo conhecimento sobre hábitos e comportamentos do seu público que uma empresa amadurece no meio digital.
A importância de conquistar um status de excelência na exploração competitiva dos meios e recursos digitais está, basicamente, na garantia de sobrevivência e destaque no mercado. Especialmente no longo prazo, no médio também, empresas digitalmente imaturas terão sérias dificuldades e estarão sujeitas a grande risco. Então, vejamos como buscar a maturidade.
Quais ações adotar no caminho para a maturidade digital?
Priorize a experiência do usuário
Nenhuma invenção se transforma em inovação se ela não for aceita pelo usuário. Inovar implica colocar novas ideias em ação — inova-ação. Por isso, precisam entregar um valor ao consumidor pelo qual ele esteja disposto a pagar.
Desse ponto de vista, a maturidade digital tem início na maturidade de visão. A cultura organizacional de que o ambiente digital é um recurso que permite entregar um valor superior para o consumidor precisa estar presente e viva.
Essa abordagem permite a visão estratégica de que o mundo digital e a tecnologia são meios e não o fim. A tecnologia precisa ser humanizada para falar ao coração do consumidor, pois você quer que ele ame a sua marca.
Desenvolva um plano
Outra grande máxima do mundo dos negócios é a que diz que ninguém chega a lugar nenhum sem objetivos e um caminho definido para chegar até eles. Seu plano de ascensão ao mundo digital precisa considerar a jornada de compra do cliente, a concorrência e as suas capacidades e necessidades internas para determinar um caminho.
Defina objetivos e metas, a equipe que precisa, os treinamentos fundamentais e os recursos necessários com uma visão de longo prazo.
Mensure e melhore
Contudo, uma das principais características do ambiente digital é que ele muda constantemente. Você pode e deve acompanhar tendências, mas também deve estar atento para a necessidade de se adaptar.
A descrição dos estágios de maturidade pode ajudar bastante, tanto no planejamento do que busca conquistar quanto na definição dos critérios de monitoramento dos objetivos alcançados. São eles:
- presença digital: pode ser considerado o primeiro estágio de maturidade, no qual você desenvolve e publica seu site, blog e páginas e canais nas redes sociais;
- visibilidade: quando seu conteúdo passa a conquistar maior audiência;
- marketing de conteúdo: quando a empresa desenvolve um processo profissional de produção e distribuição de conteúdo;
- prova de canal: passos estruturados para o processo de vendas inbound marketing;
- automação: a empresa começa a escalar suas ações com o uso da automação;
- otimização: a empresa estabelece um processo contínuo de aprimoramento e inovação;
- vendarketing: a organização opera com os processos de vendas e marketing perfeitamente alinhados;
- referência: a empresa ganha grande autoridade no mercado com posicionamento de referência;
- escala: a empresa busca alta participação de mercado;
- maturidade digital: forte adoção de análises e estratégias de inteligência de negócios.
Então, consegue identificar o estágio da sua empresa? Parta dele e lembre-se de que a maturidade digital é um objetivo que precisa ser pensado ao longo do tempo. Não é uma tarefa para ser executada do dia para a noite.
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