Pular para o conteúdo

O que é a maturidade digital de uma empresa e como alcançá-la?

As empresas precisam alcançar a maturidade digital para aproveitar as oportunidades criadas por uma nova realidade. Nossos hábitos mudaram e o consumidor assimilou rapidamente o processo de transformação digital.

Mas que critérios definem a maturidade digital de uma empresa? Como buscá-la? Como garantir um posicionamento de destaque em relação à concorrência? Continue a leitura e conheça as respostas.

O que é maturidade digital?

Uma empresa com maturidade digital é aquela que está suficientemente adaptada para competir no ambiente digital. Ela dispõe de:

  • tecnologia;
  • estrutura;
  • agilidade;
  • equipe qualificada;
  • um plano;
  • metas e objetivos claros; e
  • alta capacidade de se adaptar.

Note que não estamos falando apenas de tecnologia e investimentos. A maturidade depende desses recursos, mas, em sua essência, é resultado de um alto foco estratégico. É com base em um profundo conhecimento sobre hábitos e comportamentos do seu público que uma empresa amadurece no meio digital.

A importância de conquistar um status de excelência na exploração competitiva dos meios e recursos digitais está, basicamente, na garantia de sobrevivência e destaque no mercado. Especialmente no longo prazo, no médio também, empresas digitalmente imaturas terão sérias dificuldades e estarão sujeitas a grande risco. Então, vejamos como buscar a maturidade.

Quais ações adotar no caminho para a maturidade digital?

Priorize a experiência do usuário

Nenhuma invenção se transforma em inovação se ela não for aceita pelo usuário. Inovar implica colocar novas ideias em ação — inova-ação. Por isso, precisam entregar um valor ao consumidor pelo qual ele esteja disposto a pagar.

Desse ponto de vista, a maturidade digital tem início na maturidade de visão. A cultura organizacional de que o ambiente digital é um recurso que permite entregar um valor superior para o consumidor precisa estar presente e viva.

Essa abordagem permite a visão estratégica de que o mundo digital e a tecnologia são meios e não o fim. A tecnologia precisa ser humanizada para falar ao coração do consumidor, pois você quer que ele ame a sua marca.

Desenvolva um plano

Outra grande máxima do mundo dos negócios é a que diz que ninguém chega a lugar nenhum sem objetivos e um caminho definido para chegar até eles. Seu plano de ascensão ao mundo digital precisa considerar a jornada de compra do cliente, a concorrência e as suas capacidades e necessidades internas para determinar um caminho.

Defina objetivos e metas, a equipe que precisa, os treinamentos fundamentais e os recursos necessários com uma visão de longo prazo.

Mensure e melhore

Contudo, uma das principais características do ambiente digital é que ele muda constantemente. Você pode e deve acompanhar tendências, mas também deve estar atento para a necessidade de se adaptar.

A descrição dos estágios de maturidade pode ajudar bastante, tanto no planejamento do que busca conquistar quanto na definição dos critérios de monitoramento dos objetivos alcançados. São eles:

  • presença digital: pode ser considerado o primeiro estágio de maturidade, no qual você desenvolve e publica seu site, blog e páginas e canais nas redes sociais;
  • visibilidade: quando seu conteúdo passa a conquistar maior audiência;
  • marketing de conteúdo: quando a empresa desenvolve um processo profissional de produção e distribuição de conteúdo;
  • prova de canal: passos estruturados para o processo de vendas inbound marketing;
  • automação: a empresa começa a escalar suas ações com o uso da automação;
  • otimização: a empresa estabelece um processo contínuo de aprimoramento e inovação;
  • vendarketing: a organização opera com os processos de vendas e marketing perfeitamente alinhados;
  • referência: a empresa ganha grande autoridade no mercado com posicionamento de referência;
  • escala: a empresa busca alta participação de mercado;
  • maturidade digital: forte adoção de análises e estratégias de inteligência de negócios.

Então, consegue identificar o estágio da sua empresa? Parta dele e lembre-se de que a maturidade digital é um objetivo que precisa ser pensado ao longo do tempo. Não é uma tarefa para ser executada do dia para a noite.

Conte com nossa ajuda nesse processo, continuaremos publicando conteúdo de qualidade e relevância para você. Por isso, acesse e curta nossa página no Facebook para ter acesso fácil a esse material.

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress