Pular para o conteúdo

5 estratégias de Marketing Digital para lojas virtuais

Se você possui uma loja virtual, confira neste artigo 5 dicas infalíveis de Marketing Digital para aplicar em seu negócio e vender mais.
mulher aplicando marketing para lojas virtuais enquanto usa notebook

Abrir um e-commerce no Brasil na atualidade, tornou-se um negócio bastante lucrativo, tanto que o faturamento dessa modalidade cresceu em cerca de 47% só no ano de 2020. Contudo, ficou ainda mais evidente que para ter uma marca de sucesso, é preciso apostar em estratégias de marketing para lojas virtuais.

Alguns microempreendedores podem até achar que é preciso gastar grandes valores com publicidade tradicional para seus negócios, mas a verdade é a seguinte: é possível investir em alternativas mais acessíveis e muitas vezes até gratuitas para o seu e-commerce.

A prova disso é que cerca de 94% dos negócios já estão apostando em marketing digital e obtendo resultados muito bons, justamente porque através das estratégias de marketing, é possível desenvolver e crescer ainda mais o seu negócio online.

Por isso, no post de hoje separamos as melhores estratégias de marketing para loja virtual, pensando em ajudar você a alcançar sucesso com a sua marca de forma fácil e acessível. Vem conferir!

Estratégias de marketing para lojas virtuais 

No marketing para lojas virtuais não existe uma regra padronizada. Cada categoria de negócio vai exigir uma metodologia diferente, então é preciso entender o que funcionará melhor em cada caso.

No entanto, existem alguns princípios gerais nas estratégias de marketing que podem funcionar independente do tamanho da sua empresa. 

Por exemplo, pequenos negócios precisam conhecer o público-alvo da mesma forma que um negócio de médio ou grande porte. Ou seja, o princípio pode ser o mesmo, contudo, a aplicação pode diferenciar dependendo de cada tipo de negócio.

Sabendo disso, veja abaixo 5 estratégias infalíveis de marketing para lojas virtuais:

1- Conhecer o consumidor

Uma boa estratégia de marketing para vendas online, deve contar primeiramente com a delimitação de quem é o consumidor do seu negócio. Isso significa que você precisa definir quem é o público-alvo da sua marca. 

Mas antes disso, é importante que se entenda que os conceitos de público-alvo e persona são distintos. Partindo desse princípio, o público-alvo é um grupo de pessoas para quem empresas direcionam suas estratégias, já a persona é uma representação humanizada daquele cliente ideal para o seu negócio.

Uma vez entendido essa diferença, fica mais fácil analisar qual o comportamento de consumo desse público e para quem direcionar os serviços ou produtos do seu negócio, o que possibilita o norteamento das estratégias que vão ser adotadas pelo seu negócio. 

2- Utilizar os canais adequados

Quando se tem um negócio online é importante não só identificar o público-alvo, como também qual canal é o mais adequado para se comunicar com o cliente. Conhecer qual o meio de comunicação para exercer esse diálogo é a melhor forma disso acontecer!

Para tornar essa ideia mais prática, imagine que você tem uma loja virtual e vende roupas femininas para pessoas de uma faixa etária de 16 – 25 anos no Instagram.

Qual seria o melhor canal de diálogo com esse público? Poderia ser por SMS, WhatsApp Business ou o próprio Instagram, por exemplo.

Sendo assim, identifique quais são os canais mais úteis para exercer uma comunicação efetiva e qual a melhor forma de diálogo. Para isso, é necessário que você implemente uma pesquisa para identificar e começar a utilizar os canais.

3- Marketing de conteúdo 

Um bom marketing de conteúdo pode ser o diferencial na estratégia digital do seu negócio, por isso a adesão desse método é um dos que mais tem crescido, não só no Brasil como também no mundo. 

Isso porque as pessoas estão entendendo, cada vez mais, a importância de usar o conteúdo como um fator de atração. Assim, é possível notar, que clientes conquistados através dessa estratégia – na maioria das vezes – se sentem mais preparados para consumir. 

Dessa forma, é importante produzir conteúdos pensados de forma estratégica, além de conquistar o cliente, você o direciona de acordo com cada etapa do funil de vendas em que se encontra. Até que ele se sinta preparado para realizar uma compra online.

4- Recursos para contas comerciais

Hoje em dia dá para utilizar estratégias de marketing para vendas online em praticamente todas as redes sociais. Isso porque elas disponibilizam recursos para impulsionar as vendas dos perfis comerciais. 

Essas estratégias de marketing são importantes para todo negócio exercer uma presença digital nas redes sociais e também abrir outras possibilidades de vendas online na internet. Um bom exemplo para isso, é o Instagram Shopping, que organiza os produtos em uma espécie de catálogo.

Isso permite fechar vendas sem precisar sair do aplicativo e o melhor de tudo é que ele simplifica o processo de compra. Além disso, o Instagram Shopping funciona muito bem não só para quem já tem uma loja virtual, mas também para microempreendedores e pequenos lojistas. 

O mais interessante é que a ferramenta pode ajudar essas pessoas que ainda não possuem um site, mas querem vender e o Instagram possibilita a realização desse processo dentro da própria plataforma.

5- Fotos profissionais

Para impulsionar o seu negócio nas plataformas é importante investir no visual tanto da própria página do negócio, quanto dos produtos. Principalmente no caso de uma rede social como Instagram, que é extremamente visual e a qualidade da imagem cumpre um papel muito importante.

Sabemos que as pessoas, independentemente de serem clientes ou não, se sentem influenciadas principalmente pelo que elas veem. Portanto, é fundamental despertar o desejo deles, logo de cara.

Desta forma, tornar os produtos atrativos e interessantes é indispensável. Por isso, o recomendado é contar com boas fotos – principalmente se tratando de uma loja virtual. Mas não pense que você vai precisar gastar horrores!

Existem possibilidades de conseguir boas fotos sem precisar realizar altos investimentos. Uma boa alternativa é utilizar o próprio celular para fotografar. 

Principalmente, porque hoje em dia, os celulares smartphones contam com várias funcionalidades incríveis, desde a parte do foco automático até um zoom de alta qualidade, além de ótimas lentes.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as melhores estratégias de marketing para vendas online para usar no seu negócio, que tal acompanhar mais dicas no nosso blog? Assim você fica ainda mais por dentro de todas as novidades do marketing!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress