Hoje vamos descobrir como podemos criar estratégias de marketing multigeracional para atender a todos os públicos! Afinal, com tantas gerações coexistindo ao mesmo tempo, surge o desafio de termos uma visão de marketing que se comunique com todas as faixas etárias. Confira!
Ao longo dos anos, a convivência de diferentes gerações tem moldado diversos aspectos da sociedade, incluindo o marketing.
Hoje, no entanto, o cenário requer uma nova perspectiva. A coexistência das gerações ALPHA, X, Y, Z e Baby Boomers está criando um ambiente muito mais diversificado e dinâmico, exigindo que as marcas se reinventem e adaptem suas estratégias para atender a um público multigeracional.
Como fazer isso, considerando que cada geração possui comportamentos, prioridades e estilos de vida distintos? É o que responderemos no artigo de hoje! Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas gerações:
Geração X (1960 a 1980)
A Geração X, nascida entre 1960 e 1980, é conhecida por sua independência e resiliência. Eles cresceram em um período de grandes mudanças econômicas e tecnológicas, e valorizam a estabilidade e o trabalho duro.
Muitas vezes, eles são vistos como a ponte entre os Baby Boomers (nascidos entre 1940 e 1960) e os Millennials, tendo adaptado suas vidas à era digital enquanto ainda valorizam a comunicação tradicional.
Geração Y (1980 a 1995 – Millennials)
Nascidos entre 1980 e 1995, os Millennials são a primeira geração a crescer com a internet. Eles valorizam a autenticidade, a transparência e, acima de tudo, as experiências sobre bens materiais.
Geralmente, estão sempre conectados e utilizam redes sociais para interagir com o grupo, preferindo engajar e seguir marcas que se alinhem com seus próprios valores pessoais e sociais.
Geração Z (1995 a 2010)
A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, são conhecidos como os verdadeiros nativos digitais.
Eles são autodidatas, empreendedores e esperam que as marcas sejam socialmente responsáveis. Além disso, gostam de conteúdos que permitem uma participação ativa, como quizzes, enquetes e desafios, por exemplo, e preferem navegar por plataformas como TikTok e Instagram.
Geração ALPHA (a partir de 2010)
Nascidos a partir de 2010, a Geração ALPHA são os filhos dos Millennials. Eles estão crescendo em um mundo totalmente digital, onde a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas uma extensão de suas vidas.
Desde cedo, eles foram expostos a dispositivos como tablets e smartphones, e muitos já acham natural interagir com assistentes virtuais como Alexa e Siri. Eles preferem conteúdos visuais e interativos, e têm um tempo de atenção curto.
LEIA TAMBÉM | Perfil do consumidor 2024: entenda os principais tipos de perfis e como preparar sua empresa
Como adaptar as estratégias de marketing para atender um público multigeracional
Agora que entendemos um pouco mais sobre as características de cada geração, vamos à pergunta: como adaptar nossas estratégias de marketing para atender a todos eles?
O primeiro passo é compreender que todas as gerações, independentemente de suas diferenças, são formadas por humanos que desejam o mesmo: ser valorizados.
Após compreendermos isso, estaremos prontos para aplicar as dicas abaixo e atender aos diferentes perfis:
1- Segmentação personalizada
Não podemos mais nos dar ao luxo de utilizar uma abordagem única para todos, pois, como mencionamos anteriormente, cada geração possui características e expectativas distintas.
Assim, é importante segmentarmos as nossas campanhas de acordo com as preferências e os comportamentos de cada geração, utilizando ferramentas de análise de dados que nos ajudam a entender melhor nossos públicos-alvo.
Por exemplo, podemos usar diferentes plataformas para alcançar diferentes gerações:
- – Facebook para a Geração X
- – Instagram para os Millennials
- – TikTok para a Geração Z
Também podemos ajustar o tom e o estilo da comunicação, utilizando uma abordagem mais direta e informativa para a Geração X e uma mais casual e visual para os Millennials e a Geração Z.
2- Produção de conteúdo diversificado
Cada geração consome conteúdo de maneira diferente. Enquanto a Geração ALPHA e a Z preferem vídeos curtos e interativos, a Geração X pode muito bem apreciar um artigo mais detalhado ou um vídeo explicativo.
Nesse caso, usar múltiplos formatos e canais pode ser a melhor estratégia para garantirmos que as mensagens alcancem a todos.
Não sabe como começar? Que tal criar tutoriais em vídeo para a Geração ALPHA, estudos de caso detalhados para a Geração X, campanhas interativas para a Geração Z e conteúdo autêntico e envolvente para os Millennials?
3- Foco em autenticidade e transparência
Especialmente para Millennials e Gen Z, o fator “autenticidade” é fundamental. Eles são céticos em relação ao marketing tradicional e preferem as marcas que são transparentes e autênticas em relação aos seus produtos e serviços.
Para alcançar essa autenticidade, o recomendado é:
- – Compartilhar a jornada da marca, seus valores e sua missão
- – Criar campanhas que destacam histórias de funcionários
- – Divulgar iniciativas de responsabilidade social e práticas de sustentabilidade
4- Responsabilidade social
As novas gerações esperam que as marcas sejam socialmente responsáveis por suas práticas. Por isso, nas estratégias de marketing multigeracional, precisamos focar em tópicos de sustentabilidade, diversidade e inclusão, pois isso nos ajudará a demonstrar o compromisso genuíno com as questões sociais e ambientais.
Podemos criar campanhas que destacam os esforços da marca em áreas como redução de carbono, uso de materiais reciclados e apoio a causas sociais, por exemplo. Além de fechar parcerias com ONGs e manter transparência sobre as práticas de produção.
5- Engajamento interativo
Especialmente com as gerações mais jovens, a atenção do marketing precisa estar no engajamento. Nesse caso, o que fazer para que o público participe ativamente?
- – Criamos campanhas interativas, quizzes, enquetes e desafios nas redes sociais para aumentar o envolvimento e capturar a atenção do público;
- – Utilizamos plataformas como Instagram e TikTok, que permitem a criação de conteúdos mais dinâmicos.
6- Ações em multiplataformas
Recorrer a uma abordagem multiplataforma quando nosso objetivo é alcançar diferentes públicos, independentemente de onde eles estão.
A Geração X e os Millennials podem preferir Facebook, LinkedIn e e-mail marketing, enquanto a Geração Z pode estar no TikTok, Instagram e Snapchat. Assim, devemos adaptar nossa presença online de acordo com as plataformas preferidas de cada geração, de modo que as nossas campanhas sejam vistas pelo maior número possível de pessoas.
Construir boas ações de marketing por si só já é difícil, que dirá trabalhar um marketing multigeracional, voltado para atender diferentes gerações. Sim, o desafio é grande!
A Jokerman Belém sabe como isso pode ser complexo, por isso, trabalha com um time de profissionais multigeracional capaz de ter visão sobre todos os perfis. Assim, construimos o planejamento e as estratégias de marketing para diferentes gerações com base nesse conhecimento e em nossa expertise de mais de 17 anos atuando na área.
Visite nosso portfólio e entre em contato com o nosso time. Saiba como podemos ajudar a sua empresa a entregar um marketing aceito por todas as gerações!