Em Belém, por exemplo, a economia está crescendo, proporcionando maior acesso à população nos ambientes digitais, além de ampliar os recursos disponíveis para a aquisição de bens e serviços.
Neste artigo você verá como está a economia em Belém e como ela é caracterizada, o que amplia as possibilidades para empresas que tenham estratégias de marketing digital.
Veja agora como negócios no Pará podem ser bem-sucedidos com esse tipo de marketing e melhore o relacionamento com os consumidores. Confira!
Como está a economia em Belém?
Ao fim de 2017, o PIB (Produto Interno Bruto) paraense ultrapassou os R$ 130 bilhões, o que melhorou a posição do estado no ranking de regiões mais produtivas. Ele passou a ocupar o 11º lugar, à frente de Ceará e Espírito Santo, que foram ultrapassados pelo estado nortista.
Neste ano de 2019 a projeção é de que o Pará seja um dos seis estados brasileiros a superar o PIB de 2014, ano em que o país entrou em seu pior cenário de recessão.
Esse desenvolvimento está amparado, principalmente, no agronegócio, mineração e também em uma maior exposição ao mercado internacional. Além disso, vale destacar que existem várias empresas que desenvolvem atividades industriais nos ramos alimentícios, metalúrgicos, navais, pesqueiros, madeireiros e químicos.
A área metropolitana conta com o segundo maior parque industrial da Amazônia. A comunicação hidroviária é destaque, já que a região está mais próxima da Europa. Por fim, com mais de 400 anos de existência, o Mercado do Ver-o-Peso é um símbolo da cidade, atraindo 50 mil pessoas e movimentando 1 milhão de visitantes por dia.
Por que vale a pena investir no marketing digital?
Em uma região agitada como Belém, investir em estratégias digitais pode ser o que a empresa precisa para se distanciar da concorrência e aumentar as vendas. A transformação digital veio para ficar na região.
Além dos mercados já citados no tópico anterior, uma área que chama bastante atenção de investidores e empreendedores é o turismo no lugar. Para isso, o marketing digital é essencial!
Como é de praxe, os turistas procuram pelas melhores empresas na internet antes de se locomoverem até o local. Caso o seu negócio não tenha uma estratégia bem-definida de atuação no universo online, os concorrentes poderão ocupar o seu lugar.
O crescimento econômico proporciona maior acesso aos dispositivos móveis, aumentando o número de clientes em potencial que podem encontrar a sua empresa. Com isso, os moradores da região também fazem pesquisas antes de adquirir produtos e serviços. Nessa era de recomendações, as pessoas querem ter a certeza de que estão fazendo a melhor escolha.
Como aplicar estratégias de marketing local?
Sabe quando você abre uma janela do Google e faz uma pesquisa por uma opção de restaurante na sua proximidade? O objetivo do Google ou demais buscadores é sempre oferecer soluções mais adequadas para os usuários. Então, no caso dessa pesquisa, as respostas serão influenciadas pela região onde você está.
Para isso o mecanismo de busca vai avaliar, dentre as opções de restaurantes, aquelas que estão mais próximas de você. Para fazer tal ação, são usados dados de GPS, muito comuns nos smartphones atuais.
Para que sejam encontradas nessa busca, as empresas precisam criar estratégias de marketing local. Veja, a seguir, alguns exemplos para isso.
Geolocalização
A geolocalização é justamente a utilização de dados de localização para designar melhor uma pesquisa. É muito comum adicionar o termo “perto de mim” em buscas relacionadas a estabelecimentos físicos, como restaurantes, bares, postos de combustível, clínicas etc.
Para estar entre as respostas, é preciso que a sua empresa tenha a informação de localização exposta. Uma boa dica é cadastrar no Google My Business. Nesse cadastro você adicionará o endereço da empresa, além de dados como o horário de funcionamento. Assim a empresa será visível nesse tipo de busca e, inclusive, marcada no Google Maps.
SEM
A sigla SEM representa Search Engine Marketing, ou Marketing dos Motores de Busca. Na prática, consiste em técnicas para otimização dos motores de busca para mídia paga.
Enquanto o SEO (Search Engine Optimization) representa as otimizações para a busca orgânica, SEM é focado no tráfego pago.
Nas estratégias de marketing local é muito importante investir em mídia paga, mas desde que seja coerente. Por exemplo, você não deve criar um anúncio de um restaurante definindo o público como nacional. Desse modo, qualquer pessoa no território nacional estaria sendo impactada, mesmo não estando no mesmo território para acessar o local.
Então, as estratégias de SEM servem para otimizar os investimentos, gerar mais negócios a partir das campanhas de mídia paga.
E-mail marketing
Por fim, mas não menos importante, temos o e-mail marketing. A primeira coisa a se dizer sobre essa estratégia é que ela não morreu, como muitos insistem em dizer!
O e-mail marketing é, e continuará sendo, muito eficiente. Hoje, quem não tem pelo menos uma conta de e-mail ativa?
A grande questão aqui é saber usar as mensagens de forma estratégica e assertiva. Não adianta encher a caixa de mensagens dos seus leads com spam. É preciso planejar bem as mensagens, torná-las atraentes, testar as melhores ideias e divulgar seu negócio local. Dessa forma, é muito interessante usar o e-mail como ação de marketing digital em Belém!
Qual a importância de uma empresa especializada nesse cenário?
Não há dúvidas de que os paraenses estão presentes nas redes sociais, não é mesmo? Isso significa que há uma oportunidade de ouro para comunicar a mensagem empresarial ao público-alvo desejado e fidelizar os que já são clientes, tornando-os promotores da marca.
Para aproveitar as oportunidades é importante fazer parcerias com as melhores empresas de marketing digital de Belém. A criação de um site, administração de redes sociais e demais ações que mostramos no último tópico devem ser realizadas de forma inteligente para maximizar os resultados e os recursos empregados.
Para investir em marketing é necessário planejamento. Escolha uma empresa parceira que tenha tradição na cidade e que possa ajudá-lo em todos os passos para o sucesso. A Jokerman é pioneira em oferecer serviços de marketing digital em Belém, desde a criação de sites até a produção de vídeos e a administração de páginas.
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