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7 exemplos de ações de marketing de relacionamento para o seu negócio

Separamos um artigo incrível de exemplos de marketing de relacionamento que você precisa ler. Confira e coloque em prática estas estratégias em seu negócio!
Marketing de relacionamento para seu negócio

Você conhece as ações de marketing de relacionamento que podem ajudar o seu negócio a fortalecer o laço com os clientes? É fundamental colocar em prática essas estratégias, pois elas podem ser infalíveis na hora da fidelização. 

Além disso, não se trata de negar a importância da teoria, mas saber como aplicar conforme a sua realidade e usar para melhorar os seus resultados com ações de marketing digital.

Sabemos que os bons exemplos fazem falta no seu dia a dia, e ninguém merece um conteúdo do tipo “sala de aula”. Então, nesta postagem, focaremos em soluções práticas.

Por isso, vamos direto ao assunto. Confira algumas ações de marketing de relacionamento utilizadas pelas empresas bem-sucedidas nessa tarefa. Boa leitura!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento refere-se a todas as estratégias que envolvem a prospecção de clientes, a fidelização e a criação de autoridade da sua marca. Inclusive, ele começa antes mesmo do cliente realizar a sua primeira compra!

Isto é, além da fidelização de cliente, esse tipo de estratégia também faz com que eles se tornem defensores da sua marca, divulgando seus produtos ou serviços para a rede de contatos deles.

Por meio de uma boa experiência oferecida ao cliente, o marketing de relacionamento ajuda o seu negócio a se tornar referência no mercado, diminuindo o espaço para a concorrência.

A estratégia envolverá a construção e a disseminação da marca, quebrando as principais objeções de seus consumidores e, consequentemente, fazendo com que eles se sintam mais seguros em fazer a aquisição.

Para que ele serve?

Um dos principais objetivos do marketing de relacionamento é criar fãs da marca, e não apenas clientes. Com isso, é possível aumentar as vendas de maneira satisfatória e, também, o seu poder de mercado. 

No entanto, para isso ser possível, você precisa oferecer aos seus clientes algo de valor que nenhum lugar é capaz de oferecer. Isso porque, essa estratégia é a longo prazo, já que a relação que será criada entre a empresa e o consumidor precisa ser contínua. 

Dessa forma, além de gerar novas receitas, você terá a oportunidade de gerar lucros recorrentes que otimizarão o seu fluxo de caixa e trarão mais oportunidades de crescimento para a empresa.

Quais são as principais ações de marketing de relacionamento?

Agora que você já entendeu o conceito e para que serve, separamos 7 ações de marketing de relacionamento que podem te inspirar na hora de colocar em prática na sua empresa, confira:

1. Foque no resultado do cliente

Um excelente exemplo de sucesso de relacionamento é o case da Procter & Gamble Company (P&G). Trata-se de uma estratégia aplicada em uma relação entre empresas, mas sua essência — o foco no resultado do cliente — também é válida no atendimento ao cliente (pessoas físicas).

No lugar de monitorar o quanto de cada produto é comprado pelos seus varejistas, por exemplo, a empresa controla a lucratividade proporcionada por cada um deles. Essa preocupação muda totalmente o tipo de relacionamento com essas empresas.

Do mesmo modo, uma escola focada no desempenho alcançado por seus alunos, por exemplo, estabelece um nível de relacionamento absurdamente superior em relação a um concorrente que se limita a se lembrar do aniversário dos pais.

A lembrança permanece sendo uma forma de demonstrar interesse, mas quando a empresa direciona os esforços de relacionamento para monitorar que valor ela entrega para seus clientes, o nível de legitimidade desse interesse é incomparavelmente superior.

2. Personalize o relacionamento

Quanto mais esse interesse nas necessidades, nos desejos, nas expectativas e nos resultados dos clientes for acompanhado de ações de marketing de relacionamento personalizadas, maior será o efeito obtido. 

Por exemplo: digamos que a escola que mencionamos observou que o resultado poderia melhorar com um maior envolvimento dos pais. Com base nessa informação, ela cria um aplicativo que permite o acompanhamento de notas.

Além de possibilitar a entrega de tarefas, a troca de mensagens com os professores e com outros pais e com várias outras funcionalidades. O relacionamento tende a melhorar significativamente. 

No entanto, isso pode ser potencializado se o modo de vida de cada casal for considerado, respondendo as seguintes perguntas: 

  1. São separados?
  2. Ambos trabalham?
  3. Viajam muito?
  4. E assim por diante. 

Com base nesse tipo de informação, seria possível desenvolver ações conforme o caso de cada família e ajudá-las ainda mais.

3. Digitalize o relacionamento

Na atualidade, é perfeitamente possível desenvolver relacionamentos consistentes e humanizados no meio digital. Mas, talvez, você esteja se perguntando: “por que eu deveria optar por isso?”.

A resposta é mais simples do que talvez você imagine e vem na forma de outra pergunta: o seu público prefere o relacionamento online? A resposta provavelmente será sim. 

Para garantir isso, é preciso buscar a maturidade digital e desenvolver mecanismos para que o relacionamento se torne mais fácil, agradável, funcional e positivo.

As pessoas preferem o meio digital porque facilita a vida delas. Está bem! Se você pensou que elas preferem facilidades por qualquer meio, você não está equivocado. No entanto, os recursos digitais, quando bem utilizados, criam facilidades especiais.

A Natura é um bom exemplo de como fazer isso. Suas revendedoras migraram do modo de relacionamento tradicional para o digital por meio de uma plataforma.

Enquanto transmite dicas de maquiagem no seu blog, a empresa constrói seu relacionamento com o envio de promoções e sugestões de acordo com o comportamento de leitura de cada cliente.

4. Invista em e-mail marketing

Ao contrário do que muitas pessoas pregavam por aí, o e-mail marketing continua firme e forte! Esse é um meio de comunicação direto com os seus clientes, em que eles permitem e deixam essa abertura de interação ao fornecerem seus dados para a empresa entrar em contato.

Entretanto, é preciso adotar as boas práticas para utilizar essa ferramenta, como não comprar listas de e-mail, enviar apenas conteúdos relevantes para a persona e não lotar a caixa de entrada dos consumidores com dezenas de mensagens.

Lembre-se da personalização, enviando apenas o que tem valor para cada pessoa e o que elas desejam consumir. Com uma base de contatos mais sólida, será possível criar ações mais certeiras e envolventes. 

Dessa forma, você cria um relacionamento mais próximo e deixa uma lembrança interessante para os consumidores, que podem recorrer à sua marca quando precisarem do seu produto ou serviço.

5. Crie programas de fidelidade

A criação de programas de fidelidade é uma excelente estratégia para manter seu público por perto, além de fazê-los se sentirem especiais. Essa é uma maneira de mostrar a importância que seus clientes têm para a marca e ainda recompensá-los por serem fiéis. 

No entanto, é preciso criar benefícios condizentes com sua audiência, como prêmios, bônus, descontos e outras vantagens.

Análise o comportamento do seu consumidor e entenda suas preferências, conhecendo a fundo o que desejam para que, desse modo, sejam oferecidas vantagens atrativas. 

Assim, a fidelidade acontece e seu cliente terá preferência por comprar com você, em vez de ir procurar a concorrência. Surpreendê-los é um jeito simples de manter o interesse na sua empresa.

6. Escute o que seus clientes dizem

É preferível aperfeiçoar seus serviços por meio do diálogo do que por reclamações expostas pelos clientes, não é verdade? Por isso, escutar o que eles têm a dizer é fundamental, desde as sugestões até as críticas devem ser ouvidas e consideradas. 

Nesse sentido, há muitas maneiras de acompanhar o que seus consumidores estão falando sobre a marca, seja pessoalmente, nas redes sociais e por outros meios.

A interação com o público é uma ótima fonte de insights, e ter um bom sistema de atendimento também é de extrema importância. 

Não é novidade que o atendimento seja uma queixa frequente de consumidores que tentam entrar em contato com determinadas empresas. Portanto, o ideal é investir em canais que atendam os clientes de forma rápida e eficiente.

7. Responda os clientes

Agora que você entendeu a importância de ouvir os clientes, é importante respondê-los também. É interessante que haja um tempo de resposta para interação com o consumidor, pois de nada adianta, ele enviar mensagem hoje e você só responder mês que vem, concorda?

Pense nisso como uma espécie de meta para o bom relacionamento empresa-cliente nas redes sociais. Além disso, mantenha-o informado a respeito dos produtos ou serviços contratados  em caso de atrasos ou cancelamento, por exemplo.

8. Conheça sua clientela

Esse é um ponto primordial para iniciar a fidelização dos seus clientes: conheça bem o seu público! Existem diversos jeitos de conhecer melhor sua clientela, e a internet é um campo fértil para isso. 

É possível investir em pesquisas de satisfação, questionários simples, fazer pesquisas e até mesmo utilizar as redes sociais. Com um levantamento de dados e informações, será mais fácil saber quais são as necessidades e os desejos dos consumidores. 

Para administrar, utilize um sistema de CRM e gerencie tudo de forma mais ágil, garantindo uma segmentação mais eficaz e personalizada.

Desenvolver estratégias diferentes para cada perfil de cliente é interessante para entregar mais valor e melhorar a experiência. Ao fazer isso, você garante a satisfação da clientela e a fidelização será uma consequência direta dessas ações.

Vale a pena investir em marketing de relacionamento?

Sempre! O marketing de relacionamento torna a sua empresa cada vez mais competitiva e atrai muitos consumidores para conhecer seus produtos e serviços, pois você oferecerá algo que vai além do esperado, que é o relacionamento com o usuário.

No entanto, vale destacar que esse tipo de estratégia vai muito além de um bom atendimento. É preciso ter criatividade, proatividade e investimento para oferecer, aos seus clientes, algo que seus concorrentes não oferecem. 

Isso se tornará um diferencial competitivo muito importante para o seu negócio. Para isso, você precisa conhecer o seu consumidor. Dessa forma, é possível oferecer a ele um atendimento personalizado e satisfatório.

Quais os benefícios dessa estratégia?

Ao chegar até aqui, não podemos deixar de mencionar os benefícios do marketing de relacionamento. Entre os principais, podemos citar:

  1. Público segmentado: nesse momento, é possível trabalhar com um público alinhado com o seu negócio, facilitando a entrega de algo que ele procura;
  2. Otimização do funil de vendas: com um público mais segmentado, é possível ter um ciclo de vendas menor, aumentando a taxa de conversão e as chances de ter novos clientes que permanecerão com a sua marca;
  3. Retenção de clientes: o marketing de relacionamento estimula a lealdade por parte dos consumidores, aumentando as chances deles permanecerem com a sua empresa por mais tempo.

As ações de marketing tendem a operar cada vez mais na modalidade de multicanal. Quanto mais bem integradas estiverem as suas operações offline e online, melhor será a experiência do seu cliente e, a sua fidelização por meio do relacionamento.

Agora, se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o blog da Jokerman Belém e fique por dentro de tudo no marketing digital! 

Psiu!

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