Pular para o conteúdo

Marketing de relacionamento: transforme clientes em fãs de carteirinha em 8 ações

Separamos um artigo incrível de exemplos de marketing de relacionamento que você precisa ler. Confira e coloque em prática estas estratégias em seu negócio!

Como está o marketing de relacionamento com seus clientes? Se você torceu a boca e pensou que não está indo lá muito bem, pare tudo que está fazendo nesse momento e preste atenção. Você precisa investir na estratégia abaixo!

Toda marca quer ter clientes fiéis para chamarem de seus, mas a verdade é essa: nem todos conseguem transformar isso em algo prático porque, ou falta “tompero” nas estratégias ou existe algum problema na forma de comunicação.

Existem muitas ações que podemos aplicar para reverter isso aí, claro, mas sabe o que nós gostamos de indicar aqui na Jokerman Belém? Marketing de relacionamento! Ele ajuda a construir conexões reais daquelas que sobrevivem ao texto do tempo, sabe? E melhor ainda: dão aquele “chega para lá” em qualquer concorrência. 

Bóra entender o que é, para que serve e como aplicar esse tipo de marketing? 🙌

Que negócio é esse de marketing de relacionamento? 

Marketing de relacionamento é uma estratégia que aplicamos para transformar clientes tradicionais em verdadeiros defensores e propagadores da nossa marca. O trabalho aqui inicia antes mesmo dele fazer a primeira compra, e continua durante e depois de fechar o negócio para mantê-los encantados.

A ideia com esse “encantamento” é fazer com o que o cliente vire fã de carteirinha da empresa, falando bem do produto e serviço para Deus e todo mundo. E, claro, em um momento de decisão, ocupar o pódio de marcas que ele quer comprar. Você literalmente abre um abismo entre você e a concorrência. 😎 

Qual é a missão do marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento tem como missão gerar uma conexão surreal com o cliente. Isto é, criar um vínculo genuíno que mantém ele voltando e indicando a marca para todos os amigos e familiares — mesmo após anos do primeiro contato. 

Para que isso ocorra, é necessário um elemento “mágico”: ser inesquecível. Entregar algo que nenhuma outra marca oferece, e mostrar para o cliente o porquê do seu produto ou serviço superar qualquer outro.

Tarefa difícil? Sim, né? Mas quem disse que subir o Everest é fácil? Alcançar e ficar no topo do mundo, vai exigir um “pouquinho” de trabalho (e além disso, fazer a gente suar haha!) 

8 ações de marketing de relacionamento que vão fazer a marca bombar 

“Tô disposto a arregaçar as mangas e suar a camisa para conquistar e ocupar o maior espaço no coração do cliente, o que eu preciso fazer?” 🚀

1- Foco total para dar match 💚

Você certamente acha que o cliente entra na sua loja ou site buscando apenas um produto ou serviço, mas sabe o que ele realmente está buscando? Resultado! Ele quer ter a certeza que o investimento dele deu retorno, e que a empresa entregou exatamente aquilo que prometeu.

Sabe a P&G? Então, ela é mestre nisso. Ao invés de focar apenas nas vendas, a marca avalia e acompanha a lucratividade dos clientes. Essa abordagem vira o jogo: foca na parceria, não só na transação. 

2- Personalize o rolê porque ninguém quer ser só mais um 💃🏽

Não tem nada pior para o consumidor do que ser tratado como “cliente número 237”. Isso gera um sentimento de indiferença e definitivamente bloqueia o interesse dele em continuar comprando.

Como impedir que o tratamento ocorra dessa forma? Devemos começar entendendo as dores e os desejos de quem compra com a nossa marca, e refletir essa preocupação e interesse na hora de falar com cada um dos clientes.

Quando personalizamos o atendimento, sabe qual a mensagem que passamos? “Você é especial para nós e a gente te valoriza muito”. Quem não quer se sentir assim?

3- Digitalize o relacionamento com o cliente: não vivemos mais na era das cavernas 😛

É fácil amar o digital — ele está sempre ali, ao alcance de um clique. E se o seu público tem passado mais tempo nesse ambiente e preferido as interações online, você precisa se adaptar a isso para entregar a ele o que realmente quer.

Um exemplo de marca que fez isso muito bem no passado (e ainda faz) é a Natura. Ao migrar suas revendedoras para uma plataforma digital, a marca elevou a experiência dos clientes a outro nível. 

Desde dicas de maquiagem no blog até promoções personalizadas na plataforma. A empresa conseguiu criar relacionamentos com clientes mais profundos levando em consideração o comportamento de leitura de cada um e garantiu que as vendas continuassem bombando. 

4- E-mail Marketing: o clássico nunca sai de moda ✉️

Diziam que o e-mail marketing ia morrer, mas até hoje ele segue firme e forte, gerando resultados dignos de Oscar. Dados da KingHost mostram, inclusive, que ele oferece 40 vezes mais retorno do que redes sociais. 😱

Mas qual o segredo para ter esse retorno? A chave está na relevância e qualidade: enviar conteúdos que os clientes realmente querem consumir, e evitar a tentação de encher a caixinha deles com spam.

Ahh, usar a personalização aqui também conta pontos a favor, ok? Isso porque a mensagem vai soar mais natural, pessoal e direta. Tudo isso conecta de verdade.

5- Mostre que os clientes são VIP (até porque eles realmente são) 🎉

Diz aí, quem não gosta de ser mimado? Você já deve ter entrado em uma loja onde um vendedor te abordou de um jeito super animado e fez você se sentir rei/rainha enquanto experimentava um produto. Já aconteceu com a gente aqui, e é certo que também aconteceu desse lado. 

Para despertar esse sentimento, podemos usar de várias abordagens: programas de fidelidade, descontos, prêmios, benefícios exclusivos e, claro, atendimento. O objetivo é fazer o cliente realmente se sentir VIP, porque ao se sentir dessa forma amado e importante , ele volta. 

6- Feedback é ouro, portanto, escute bem (e anote) 📝

Às vezes a gente tem aquela impressão de que tudo está redondinho, funcionando perfeitamente, porque não existe qualquer queixa do cliente ou crítica. 

Talvez, as coisas realmente estejam funcionando, mas para descobrir se isso é mesmo verdade, precisamos recorrer ao diálogo. Dar abertura para os clientes falarem seja nas redes sociais, em pesquisas ou no bom e velho papo cara a cara e absorver todas as críticas podem doer, sabemos disso, mas uma coisa é certa: isso acelera o crescimento.

Quando escutamos o que as pessoas têm a dizer e melhoramos com base nesses feedbacks, elas imediatamente percebem que estamos nos esforçando para dar o nosso melhor. E aqui, meu amigo e minha amiga, a conexão se torna mais estreita e forte do que nunca. 

7- Não deixe o cliente no vácuo. Responda! ⚠️

Ok, você ouviu o cliente e absorveu as informações para melhorar, mas isso é só a metade do caminho, hein? Precisamos fechar o ciclo, e para isso, será importante também dar uma devolutiva ao cliente, seja para agradecer o feedback ou dar uma explicação sobre algum problema.  ⚠️

Ahhh, mas eu tenho muitos clientes”. Ta, a gente entende, mas é possível responder a todos eles se planejando: defina um tempo específico para respondê-los ou então peça ajuda para alguém do time dar uma mão. 

Outro ponto de atenção aqui é, seja transparente. Se rolar um atraso ou até mesmo um cancelamento, informe. Mostrar que você é honesto e está preocupado em atender bem as pessoas, sempre vai gerar pontos e fortalecer vínculos!

8- Who is your client? 🕵🏻‍♂️

Saber quem é o seu público é outra ação importante em qualquer estratégia de marketing de relacionamento. Afinal, como você vai saber usar o tom de voz certo, as palavras adequadas ou as abordagens mais interessantes, se a pessoa do outro lado for um completo desconhecido?

Não adianta, você precisa virar um detetive e investigar tudo que tiver ao seu alcance para entender o seu cliente: ferramentas digitais, pesquisas de satisfação, enquetes divertidas, caixinhas de perguntas no Instagram… tudo vale! Cavoque o máximo de informação possível e entenda que a pessoa do outro lado é o seu parceiro. 

E ahhh, não se esqueça de organizar essas informações em um CRM, porque convenhamos, não existe memória boa o suficiente capaz de manter as preferências e necessidades dos clientes fresquinhas na cabeça. 

“Ai, e será que vale mesmo a pena investir no relacionamento com cliente? É tanta coisa!” 🥵

Óra, mas é claro que vale e MUITO!

Marketing de relacionamento dá trabalho? Sim! Mas isso vai te colocar no radar do mercado como uma marca que genuinamente se importa com os clientes e faz mais do que o básico. E que empresa não quer conquistar esse nível de reconhecimento?

Mas lembre-se, marketing de relacionamento não é só bom atendimento e pronto. É também explorar a criatividade para encantar as pessoas, se mostrar proativo para resolver problemas e até arriscar um pouquinho de ousadia para se destacar dos concorrentes.

E o que a minha empresa ganha com a estratégia?

  • 🎯 Público segmentado: acessando dados atualizados sobre hábitos e preferências dos clientes, você terá informações para orientar as suas campanhas, o que ajudará na hora de se comunicar e entregar o que o público quer.
  • 🚀 Funil de vendas turbo: clientes certos = ciclos mais rápidos e conversões lá no alto. Você literalmente consegue reduzir os custos de aquisição e aumentar sua taxa de conversão.
  • 🤝 Maior taxa de retenção: quem é bem tratado volta sempre, não importa quanto tempo passe. Você está construindo um relacionamento com o cliente, gerando confiança, estreitando laços. Isso resulta em lealdade e, no fim, essa conexão duradoura reflete também em lucro!

 

“Tá, vocês me convenceram. Eu quero investir no marketing de relacionamento, mas acho que vou precisar de ajuda para planejar tudo e aplicar as ações aí, hehe!”

Sem problemas! Você pode chamar a gente no nosso WhatsApp e marcar um bate-papo rápido para entendermos melhor seus objetivos. O que acha? 🌟👊 Chama aí!

 

Post atualizado em Dezembro/2024

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress