Sempre que uma marca pretende lançar uma novidade no mercado é preciso que, primeiro, as equipes de marketing e vendas reúnam uma série de informações sobre as preferências do público, posicionamentos da concorrência e novas demandas de consumo para definir as melhores estratégias para impulsionar esse lançamento — estamos falando sobre o Marketing de Produto.
Neste conteúdo, você entenderá o que é Marketing de Produto, qual a sua importância, quais estágios compõem esse conceito, entre outras informações. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
O que é Marketing de Produto?
De forma resumida, é uma das vertentes do marketing que, como consta no próprio termo, foca em ações para promover um determinado produto em seu mercado e atuação, envolvendo todas as etapas do ciclo, desde o seu desenvolvimento até o lançamento.
O Marketing de Produto tem como principal finalidade descrever o público-alvo ao qual o produto é destinado, assim como o posicionamento da marca, os canais de divulgação, a persona, o lançamento e, é claro, a mensuração dos resultados.
Qual a sua importância?
O Marketing de Produto é importante, pois, como foi descrito acima, está relacionado à compreensão do consumidor sobre o produto e o mercado em si. Entre os motivos pelos quais esse tipo de estratégia é importante, podemos citar:
- ajuda as equipes de marketing e vendas a obterem o conhecimento necessário sobre o produto para atrair novos clientes;
- contribui para que o produto permaneça relevante e acompanhe a evolução do mercado;
- permite que o produto se adéque ao posicionamento diante das demandas do mercado.
Quais os estágios do Marketing de Produto?
Não há uma regra sobre quantos estágios integram uma estratégia de Marketing de Produto, mas a seguir você poderá conferir algumas das práticas mais adotadas pelas maiores marcas do mercado:
- desenvolvimento da persona — defina o público-alvo/clientes em potencial;
- definição do posicionamento — defina para quem o produto é destinado, como ele suprirá as necessidades do cliente, quais seus diferenciais em relação às outras opções já existentes etc.;
- promoção interna —é imprescindível que toda a equipe envolvida no marketing conheça cada detalhe sobre o produto;
- criação do plano de lançamento — etapa fundamental para que o produto tenha um lançamento positivo no mercado;
- criação de conteúdo—campanhas, ações e peças publicitárias que servirão para promover o produto, como vídeos mobile, textos de blog e outros materiais;
- análise dos resultados — depois que o produto é lançado, é muito importante mensurar os resultados e os feedbacks do consumidor. Todas as mudanças e necessidades devem ser observados para que o produto se adéque ao mercado.
Como fazer uma estratégia de Marketing de Produto?
Desenvolver uma estratégia de Marketing de Produto é uma empreitada que exige análise de dados a respeito das preferências de consumo do público-alvo, assim como o comportamento da concorrência e do mercado em si.
Veja a seguir algumas práticas para desenvolver o Marketing de Produto:
- defina personas—o perfil de compradores ideais para o seu produto pode garantir uma percepção positiva pela perspectiva do público-alvo;
- relacione-se com os consumidores em potencial—o posicionamento da marca se dá por meio de troca de mensagens, posturas adotadas e a construção da relação entre o cliente e a empresa;
- invista nos conhecimentos da equipe—forneça os materiais e ferramentas necessárias para que as equipes de marketing e vendas faça análises precisas sobre o produto, o cliente e o mercado;
- analise dados com inteligência competitiva—quanto mais profunda for a compreensão do mercado, maiores as chances da estratégia de Marketing de Produto ser bem-sucedida.
Por fim, uma boa estratégia de Marketing de Produto deve abranger desde o lançamento até a definição de planos de ação que descrevam de forma precisa a maneira como o produto em questão será promovido.
Este artigo foi útil para você? Então, não deixe de conferir também o nosso conteúdo sobre a importância das novas estratégias de marketing para as vendas!