A presença online de uma marca passa diretamente pela capacidade de transmitir autoridade e de aumentar a base de leads e de clientes. Não à toa, estratégias de marketing costumam ser focadas na produção de um conteúdo relevante para impactar pessoas.
É o caso do marketing B2B. A sigla quer dizer ”business to business”, ou, em tradução livre, ”negócio para negócio”. Essa vertente aplica técnicas de geração de materiais pensando na conversão em vendas para outras empresas.
Para saber tudo sobre o assunto, continue conosco. Ao longo do post, você entenderá as peculiaridades do marketing B2B e ainda conferirá três pilares que jamais devem ser ignorados. Boa leitura!
Qual é a diferença entre marketing B2B e B2C?
Enquanto o primeiro termo se refere à relação entre marcas, o segundo está ligado ao contato de empresas com pessoas físicas. E essa distinção vai além, apresentando reflexos nos seguintes aspectos da construção de estratégias de marketing:
- processos de compra e venda — ambos são mais complexos no B2B, pois todo investimento afeta o caixa e o rendimento do negócio;
- ticket médio — no B2B, ele tende a ser maior, considerando o nível de especificidade das soluções;
- valor agregado — também é superior no B2B, já que se tornam comuns as assinaturas mensais e a necessidade de renovações constantes;
- produção de conteúdos — o B2B exige mais detalhamento, explicando de que maneira o produto ou serviço consegue otimizar algo na empresa;
- intervalo de compra — corporações costumam concretizar investimentos com foco no longo prazo, evitando a já mencionada necessidade de renovações ou novas compras.
Quais são os 3 principais pilares do marketing B2B?
A estruturação das iniciativas de marketing B2B demanda bastante cuidado. É importante prezar pelo longo prazo e, pouco a pouco, fortalecer vínculos de confiança com outras empresas. A seguir, listamos três grandes pilares desse tipo de estratégia.
1. Geração de leads B2B
Desde o marketing de conteúdo até o investimento em mídia paga, existem muitas alternativas para otimizar o resultado de campanhas. Porém, um cuidado segue sendo essencial: o alinhamento às particularidades do mercado.
Cada etapa precisa estar de acordo com um planejamento prévio. A jornada do cliente cumpre um papel muito importante nesse contexto, pois o processo de tomada de decisão em empresas costuma ser mais lento.
Hoje em dia, com a digitalização de ações rotineiras, é possível armazenar dados em plataformas eficientes, melhorando a análise de informações, como visitas ao site, tempo médio de permanência de usuários na página etc. Isso permite vislumbrar quantos leads se consegue gerar com certo valor, organizando a verba e qualificando todos os processos.
2. Experiência do consumidor
Fazer marketing significa colocar o cliente em primeiro lugar. E a experiência do consumidor transpassa o período de decisão de compra: é fundamental se esforçar em busca da fidelização, o que gera impactos positivos em longo prazo.
Relações duradouras incrementam as receitas e trazem novos clientes a partir do chamado marketing boca a boca. No entanto, é preciso investir em elementos capazes de criar uma experiência satisfatória, agregando valor à marca e entregando uma abordagem diferenciada.
Em geral, trata-se de uma questão de cultura corporativa. O foco no consumidor deve integrar os pilares idealísticos da marca. Se houver problemas, é essencial resolvê-los o quanto antes.
3. Branding
Para gerar confiança no público, toda empresa deve procurar maneiras de mostrar autoridade, credibilidade e expertise ao cliente. E é aí que entra o conceito de branding.
Estratégias de branding buscam evidenciar o valor agregado da marca em cada produto ou serviço oferecido. Por meio de ações nas redes sociais, contatos personalizados com os clientes e o desenvolvimento de uma identidade visual atrativa, é possível atrair novos consumidores sem deixar de fidelizar os antigos.
O branding forma, ainda, os chamados ”advogados da marca”, que, baseados em experiências positivas, divulgam os serviços a outros colegas, incentivando um crescimento contínuo.
Conforme observamos, o marketing B2B é crucial nos dias de hoje e garante vários benefícios. Nesse cenário, não se esqueça de fomentar uma mentalidade de longo prazo, estabelecer metas, ser constante nas redes sociais, monitorar a performance das campanhas e responder a todas as críticas.
Interessou-se pelo assunto e quer conferir mais um conteúdo? Então, veja quanto custa a contratação de um planejamento de marketing!