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O que é Marketing 5.0? Entenda o conceito

Você sabia que já estamos vivendo a era do marketing 5.0? Para não ficar atrás dos concorrentes, não deixe de conferir o nosso artigo!

Philip Kotler, autor do livro Marketing 5.0, aponta em sua obra as mudanças no comportamento do consumidor ao longo do tempo. Além disso, ele descreve como as empresas devem inovar e se adaptar a esse cenário, pela adoção de tecnologia de maneira massiva e estratégica.

Quer entender melhor sobre o marketing 5.0? Confira o artigo até o final! Boa leitura.

Objetivos do Marketing 5.0

Diferente de suas versões anteriores, o marketing 5.0 busca se aproveitar da tecnologia para manter-se próximo do homem. Portanto, a relação homem-máquina contribui para o fortalecimento de relações, além de permitir conhecer o perfil dos consumidores, com base nos dados fornecidos.

Confira os principais objetivos:

  • ⠀• Possibilitar a aproximação entre marcas e consumidores;
  • ⠀• Alcançar o lado emocional do público;
  • ⠀• Tornar os consumidores embaixadores da marca;
  • ⠀• Apoiar causas sociais.

Principais elementos do Marketing 5.0

Marketing baseado em dados

Empresas devem abrir mão de achismos na hora de tomar decisões de negócio. Portanto, quando o marketing se baseia em dados, as chances de sucesso na implementação de estratégias e campanhas tende a ser maior, além da possibilidade de mensurar os resultados e realizar aprimoramentos contínuos. Profissionais do setor pegam esses dados tanto de fontes internas como externas, a destacar:

  • ⠀• Pontos de venda;
  • ⠀• Interações em redes sociais;
  • ⠀• Visitas no blog e site da empresa;
  • ⠀• Análise de concorrentes.

Marketing preditivo

O marketing preditivo possui foco no cliente, no produto e na marca.

Em relação ao primeiro, ele pode ser usado na identificação proativa de oportunidades para o consumidor aumentar o ticket médio da sua compra. Sobre o produto, estuda o potencial de sucesso após o lançamento e, por fim, quando lida com a marca, avalia as chances de uma campanha ser bem-sucedida.

Falando de uma outra forma deste último ponto, a ideia é verificar se existe alinhamento entre o produto e a mensagem transmitida ao público.

Marketing contextual

O marketing contextual usa a Inteligência Artificial na construção de um diálogo personalizado e automatizado com os consumidores.

O uso de chatbots, por exemplo, além de otimizar processos, também auxilia bastante nesse sentido, sendo crucial estabelecer uma comunicação que permita esse potencial cliente percorrer toda a jornada de compra e se tornar fiel à marca.

Marketing aumentado

O uso de ferramentas automatizadas é essencial para otimizar tempo e aprimorar a produtividade da equipe.

Ao investir no Marketing Aumentado, as empresas conseguem aumentar a captação de leads e retenção de clientes. Ao delegar tarefas repetitivas para chatbots, assistentes virtuais e e-mail marketing, os profissionais conseguem voltar seu foco para atividades mais estratégicas.

Marketing ágil

O marketing ágil é originário do desenvolvimento ágil, tão conhecido e popular por desenvolvedores de software.

Equipes autônomas, descentralizadas e multidisciplinares passam a ser responsáveis por planejar, validar e implementar novas ideias, de modo que elas possam ser mensuradas e ajustadas ou melhoradas sempre que necessário.

Como aplicar o Marketing 5.0 nas empresas?

Para o marketing 5.0 dar certo, é imprescindível haver uma integração entre comunicação interna e externa. Ainda que as informações compartilhadas entre consumidores e profissionais sejam diferentes, é preciso ter coerência e evitar desencontros.

Entender a dinâmica da integração é o primeiro passo a ser dado, de modo que os setores de marketing, RH e relações públicas precisam dialogar e colaborar, considerando o público atendido pela empresa.

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Psiu!

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