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Hiper personalização: tendência-chave para o marketing B2B

Perdendo espaço para as concorrentes porque não sabe como melhorar a experiência do cliente? Atenção: a hiper personalização no marketing B2B pode ajudar. Entenda!

Assim como o consumidor final (B2C), o cliente B2B está mais exigentes com aquilo que consome. Isso se dá ao fato de suas expectativas e padrões de qualidade terem aumentado consideravelmente devido ao fácil acesso à informação e às inovações tecnológicas.

Essa exigência tem impulsionado as marcas a buscarem novos meios para atraí-los, convertê-los e fidelizá-los, sendo a personalização de produtos, serviços e atendimentos as principais estratégias adotadas.

Um estudo realizado pela Demand Metric indica que a comunicação personalizada em todos os níveis do funil de vendas gera um engajamento 79% melhor. O motivo para esse indicador tão elevado? Simples: as empresas conseguem ressoar melhor com os clientes B2B e atender suas necessidades.

A personalização por si só é uma estratégia que usamos para adaptar produtos, serviços e comunicações de acordo com as preferências e comportamentos individuais dos clientes. Ela já é excelente para nos levar a uma taxa de conversão mais bem-sucedida, porém, há outra tendência para o marketing B2B que pode melhorar ainda mais os números: a hiper personalização.

Hoje entenderemos o que trata essa abordagem e como podemos aplicá-la em campanhas voltadas para o cliente B2B.  

O que é hiper personalização?

A hiper personalização nada mais é do que uma estratégia de marketing avançada que utiliza dados em tempo real e Inteligência Artificial para criar experiências super personalizadas para os clientes

Ao contrário da personalização tradicional, que se baseia em dados básicos, a hiper personalização vai fundo nas interações individuais, comportamento online e preferências específicas de cada persona.

Esse super conhecimento sobre o cliente nos permite criar campanhas mais direcionadas, enviar mensagens que realmente capturam a atenção deles e oferecer produtos e serviços que se encaixam perfeitamente com o desejado.

Por que recorrer à hiper personalização no marketing B2B?

Não precisamos ser especialistas para entender que o mercado está acelerado e que o que funcionava ontem pode não gerar o mesmo efeito hoje. Essa mudança em escala nos força a sair fora da caixa e a reformular padrões e estratégias que, até então, estávamos acostumados.  

As empresas que compreendem isso estão um passo à frente daquelas que não compreendem porque conseguiram ampliar os seus horizontes e visualizar ações que realmente geram retorno em atração e fidelização de clientes B2B, como é o próprio caso da hiper personalização.

Usar a hiper personalização como estratégia no marketing B2B nos permite criar experiências únicas, exclusivas, memoráveis e relevantes para cada um dos clientes. E o resultado disso não é outro senão mais engajamento e lealdade. 

Com dados específicos sobre nossas personas, e com o apoio de tecnologias avançadas, podemos mergulhar fundo nos seus desejos, antecipar suas necessidades e oferecer soluções que realmente agregam valor e atendem às expectativas. Isso melhora a eficiência das nossas campanhas, mas não é só isso, gera também um retorno sobre investimento muito maior.

Vale dizer ainda que a hiper personalização também nos ajuda a diferenciar a empresa no mercado porque a capacidade de responder rapidamente às mudanças nas preferências dos clientes, fortalece os relacionamentos e a reputação da nossa marca.

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Como aplicar a hiper personalização no marketing B2B?

Por ser mais avançada que a personalização tradicional, a tendência é pensarmos que a hiper personalização é mais difícil de ser aplicada. No entanto, não é exatamente assim que a coisa funciona. Se a empresa seguir apenas três etapas, logo ela começará a se beneficiar da abordagem.

Vamos descobrir que etapas são essas?

1- Se apoie na coleta e na análise de dados

Para implementar a hiper personalização, precisamos coletar e analisar o máximo de dados dos nossos clientes. Essas informações devem ser integradas, de preferência a uma plataforma de dados, onde será possível rastrear as interações em tempo real, entender seus comportamentos de compra, analisar históricos de transações e monitorar o engajamento nas mídias sociais. 

Ferramentas de análise avançada e Inteligência Artificial podem nos ajudar a transformar os dados brutos em insights valiosos, por isso nada de ignorá-las! É a partir dos insights gerados pela IA que criaremos perfis detalhados dos clientes e segmentaremos as nossas campanhas de marketing com precisão cirúrgica.

2- Aproveite as mídias sociais para criar e fortalecer relacionamentos

As mídias sociais são uma mina de ouro de dados e um ambiente ótimo para criarmos laços com nossos clientes. Elas permitem que interajamos diretamente com eles, entendamos suas preferências e comportamentos, e monitoremos suas atividades. 

As plataformas de mídia sociais também são excelentes porque podemos usá-las para coletar feedbacks sobre produtos, serviços e atendimento, e para acompanhar tendências atuais que podem nos ajudar a personalizar ainda mais nossas campanhas.

3- Adapte-se às novas tecnologias 

Implementar e aprender a usar novas tecnologias é outra dica valiosa para aplicarmos a hiper personalização no marketing B2B. Ferramentas como Inteligência Artificial, Machine Learning e plataformas de automação de marketing serão indispensáveis para analisarmos grandes volumes de dados, e identificar padrões que seriam impossíveis de detectarmos manualmente. 

Além disso, tecnologias como chatbots e assistentes virtuais podem nos ajudar a fornecer experiências personalizadas em tempo real, uma vez que respondem a consultas dos clientes de maneira específica e na hora que eles sentirem necessidade. 

Conclusão

A hiper personalização está aí para quem quiser aplicá-la nas ações de marketing B2B e se beneficiar. Se a sua empresa quer fazer parte dos negócios que investem nessa estratégia, inicie o processo fazendo um planejamento estruturado que não só aponte onde a sua empresa está no momento, como indica onde quer chegar e como chegar.

A Jokerman Belém é especialista em marketing digital e pode ajudar na estruturação do planejamento de marketing digital para melhorar a experiência do cliente B2B. Fale com nossos especialistas e saiba mais!

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