Engana-se quem pensa que as mídias sociais servem somente para entretenimento ou são meros espaços para exposição comercial. Diversas empresas já identificaram a grande oportunidade na produção de conteúdo para redes sociais para educar o mercado.
Clínicas e consultórios médicos também podem utilizar as plataformas para divulgar materiais interessantes e promover a atração de novos clientes. Elaboramos este conteúdo para lhe mostrar como fazer isso.
Aprenda agora sobre a produção de conteúdo para redes sociais!
Quais são os primeiros passos para explorar as redes sociais?
O primeiro passo para utilizar as plataformas para educar o público das clínicas e consultórios é entender em quais redes seus potenciais clientes estão presentes.
Isso porque não faz nenhum sentido gastar seu tempo e dinheiro investindo em plataformas que não estão alinhadas com a sua empresa, certo?
Então, estude o seu público-alvo e veja quais canais de comunicação ele utiliza. Depois disso é hora de entender como essas redes sociais funcionam.
Por exemplo, o Instagram é uma rede voltada para o aspecto visual. Se a sua clínica é da área de odontologia, publicar fotos e imagens indicando um conteúdo com dicas para ter um belo sorriso pode ser uma ótima ideia.
Já no Facebook é possível criar um texto de chamada, uma introdução. Seguindo o mesmo exemplo, da odontologia, escreva um parágrafo falando da importância de um belo sorriso e chamando as pessoas para a leitura de um conteúdo postado no blog. Isso pode ajudar a divulgar um serviço oferecido na sua clínica.
Quais tipos de conteúdos podem ser criados?
A produção de conteúdo para redes sociais pode ser variada. Veja a seguir.
Posts
Os posts são os mais comuns entre as marcas. Ao criar um material e publicá-lo em um blog, você atrai um grande número de visitantes para o seu domínio e pode convertê-los em clientes.
Uma boa dica é elaborar conteúdos relevantes, que ajudem as pessoas a tirar dúvidas, desmistificar procedimentos médicos e esclarecer melhor todos os benefícios envolvidos.
Pense em todas as dúvidas ou objeções que uma pessoa pode ter antes de contratar um serviço da sua clínica e trabalhe essas informações nas suas postagens.
E-books
Os e-books são conteúdos bem completos e ricos. Normalmente as empresas solicitam o cadastro do interessado antes de disponibilizar esses materiais. Desse modo, é possível criar um fluxo de nutrição e aumentar a taxa de conversão.
Infográficos
Outro tipo de conteúdo que pode ser usado é o infográfico. Por meio de um elemento visual, com imagens e ilustrações, as pessoas podem interagir com o material postado nas redes sociais.
Como gerar valor na produção de conteúdo para redes sociais?
A grande dica para gerar valor aos seus futuros pacientes por meio da produção de conteúdo para redes sociais é ser relevante.
Sempre se preocupe em criar conteúdos de que o seu público-alvo precise, baseados em informações comprovadas. Isso vai manter um bom engajamento e aproximar a sua empresa dos objetivos.
Devemos lembrar que as clínicas e consultórios têm as redes sociais como canais de aquisição de clientes. Ou seja, esses espaços não são específicos para anúncios e materiais focados nas vendas.
Neste post, você viu que investir no compartilhamento de conhecimento e na produção de conteúdo para redes sociais pode alavancar o seu negócio. Além disso, descobriu como utilizar essa estratégia.
Então, aproveitamos para passar as melhores dicas para usar as mídias sociais para aumentar as vendas. Confira e adote essa técnica na sua empresa!