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Earned Media: como conquistar mídia espontânea para sua marca?

Quer saber como o Earned Media pode alavancar os resultados do seu negócio? Confira nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o tema!
earned media

Imagine sua empresa ficando popular por conta de uma peça publicitária ou post em rede social, por exemplo. Mais do que isso, e se essa popularização do negócio aumentar as vendas, a satisfação e fidelização dos clientes? Quando isso ocorre, chamamos de Earned Media.

Dado o contexto, é importante ressaltar que o Earned Media acontece pela integração com outros dois conceitos: Owned Media e Paid Media. Ao longo do texto explicaremos todos eles, além de mostrar como os três atuam juntos quando o assunto é viralização. Continue a leitura até o final e fique por dentro do tema!

O que é Earned Media?

O Earned Media ocorre quando a marca não precisa diretamente empreender esforços de marketing na hora de obter um maior reconhecimento do público. Um exemplo simples que ajuda a entender esse conceito é o seguinte: existem vários sites de avaliação na Internet, como o Yelp, onde os usuários compartilham percepções sobre os produtos e serviços adquiridos de alguma empresa. Caso as avaliações sejam positivas, são maiores as chances de obter Earned Media.

Quais as diferenças entre Earned Media, Owned Media e Paid Media?

Diferentemente do Earned Media, o Owned Media consiste nos canais de comunicação da marca com o público. Existem diversos deles, mas os principais são:

  • blogs;
  • canais do YouTube;
  • perfis nas redes sociais.

Já o Paid Media são os conteúdos que requerem investimentos. Ocorre, por exemplo, no momento em que a empresa coloca dinheiro em anúncios do Google ou em postagens patrocinadas nas redes sociais. Embora diferentes, é preciso que os três estejam em sintonia para que os resultados apareçam e sejam alavancados, conforme veremos a seguir.

Como integrar as três estratégias?

Trabalhar com Earned, Owned e Paid Media requer planejamento, criatividade e a percepção de qual momento usar. O foco em estratégias de tráfego orgânico, embora não costumem trazer resultados tão rápidos quanto anúncios, são de grande importância no Earned Media. Conteúdos bem elaborados e alinhados com a persona têm o poder de guiar o consumidor na jornada de compra, tornando a venda não só possível, mas também recorrente.

Tanto em estratégias de Owned como Paid Media, é preciso trabalhar bem o SEO dos conteúdos, para que eles possam ranquear bem e serem facilmente encontrados. Isso requer, primeiramente, um conhecimento profundo sobre a persona do negócio, de modo que se obtenha o máximo de informações sobre ela. Para ajudar nesse processo rumo ao Earned Media, uma agência de marketing digital pode ser bastante útil, transmitindo expertises para que os resultados possam sair até mais rápido que o esperado.

O Earned Media ocorre quando a empresa não precisa empreender esforços diretos para se tornar mais conhecida do público. Como vimos, essa popularização pode se refletir em aumento das vendas, satisfação e fidelização dos clientes, uma vez que foi feito todo um trabalho envolvendo também Owner e Paid Media. Nós da Agência Jokerman somos uma agência com foco, entre outras coisas, na produção de conteúdo, mídias sociais e produção de vídeos, auxiliando empresas a usarem o Earned Media para vender mais!

Entre em contato conosco e converse com o nosso time! Estaremos te esperando para ajudá-lo a vender mais por meio do Earned Media!

Psiu!

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