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O conteúdo ideal para cada etapa do funil de vendas

Conheça os melhores tipos de conteúdo para cada etapa do funil de vendas e como aplicá-los da maneira correta.
Imagem ilustrativa com vários conceitos do funil de conteúdo para funil de vendas de um negócio

O conteúdo para funil de vendas é uma forma estratégica de produzir materiais que sejam relevantes para fidelizar clientes em um negócio. De acordo com pesquisa, 94% das empresas estão escolhendo investir em estratégias de marketing digital e de conteúdo.

Por isso, explicaremos para você, o que é conteúdo para funil de vendas e a importância de ter o apoio estratégico de uma equipe de marketing nessa hora. Boa leitura!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas no marketing de conteúdo é dividido em três etapas: topo, meio e fundo e representa de forma metafórica a trajetória de um consumidor até o momento em que ele está preparado para tomar uma ação: comprar.

O planejamento de conteúdo é ideal para encaminhar esse consumidor, uma vez que mesmo com um grande contingente de usuários passando pelo funil de conteúdo, apenas uma quantidade seleta estará pronta para se tornar cliente.

Tipo de conteúdo para cada etapa do funil de vendas

O conteúdo para funil de vendas é criado com base no método AIDA, para conduzir o consumidor até ele avançar nas etapas e se tornar um cliente em potencial. Confira agora as etapas do funil de venda!

Topo de funil

O conteúdo para topo de funil é conhecido como o conteúdo de atração. Nesta etapa, o indivíduo acessa o conteúdo geralmente por pesquisas no Google ou através das redes sociais e não está interessado em adquirir um produto ainda.

Confira os tipos de conteúdo ideias para o topo de funil:

  • Blog posts: é o conteúdo para funil de vendas mais comum de todos, geralmente, são conteúdos fáceis e que respondem dúvidas do usuário;
  • Vídeos: conteúdos acessíveis e de fácil compreensão, geralmente, são curtos e mais objetivos.

Meio de funil

O conteúdo para funil de vendas para etapa do meio de funil é mais direcionado e aprofundado, pois o usuário já possui um conhecimento mais amplo a respeito do assunto. 

Para essa etapa do meio de funil os conteúdos ideais, são:

  • Blog posts: na etapa do meio de funil é possível criar conteúdos mais elaborados, completos e acima de mil palavras;
  • E-books: criar esse tipo de conteúdo para o meio de funil é muito recomendado, pois contam com mais informações e desencadeiam maior interesse no usuário.

Fundo de funil

Na etapa do fundo de funil é quando aquele consumidor já está se encaminhando para se tornar um cliente e tomar a ação de compra. Para essa etapa, os conteúdos recomendados, são: 

  • Cases de sucesso: clientes que estão prontos para compra, gostam de visualizar outros clientes que obtiveram sucesso com um determinado produto;
  • Depoimentos: nesta etapa de fundo de funil, o usuário quer conhecer depoimentos de outros compradores.

É Importante identificar que cada uma dessas etapas se encaixa com um tipo de conteúdo específico e a melhor forma de aplicá-las é contando com profissionais qualificados que entendam para onde guiar a comunicação do seu negócio.

Por que contar com uma equipe de marketing?

Criar conteúdo para funil de vendas é muito importante. Contudo, é mais importante ainda construir uma linguagem uniforme e estratégica para atrair o cliente ideal para o seu negócio.

Através de uma equipe de profissionais qualificados no marketing, é possível realizar um trabalho alinhado com os seus objetivos e com conteúdos estratégicos que atendam as necessidades de cada etapa do funil de vendas da sua empresa.

Por isso, ao longo dos nossos 15 anos de mercado, já realizamos inúmeros trabalhos de Marketing de Conteúdo e desenvolvemos uma comunicação assertiva para nossos clientes. 

Conheça agora alguns dos nossos trabalhos preferidos!

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