Ter as ferramentas certas ao seu alcance é fundamental para acompanhar seus resultados e estruturar sua estratégia. No entanto, você tem certeza que sabe como usar Google Analytics em seu dia a dia? A maioria das pessoas sabem fazer o básico.
Abrir a ferramenta, conectá-la ao seu site e acompanhar números como visitas e taxa de rejeição é um processo simples, mas superficial. É preciso saber como ir além disso.
O Google Analytics é a maior ferramenta de captação e análise de dados para sites e outros meios digitais. Com ele, você pode ter certeza se os seus esforços estão gerando retornos positivos ou se exige alguma correção. Mas, para isso, é preciso saber como utilizá-lo.
Confira a seguir uma lista com 5 dicas de como usar Google Analytics para melhorar os seus resultados na prática!
1. Defina objetivos e metas
Saber como usar Google Analytics, na verdade, começa antes mesmo de abri-lo. Você precisa ter bem definidas quais são os objetivos e metas do seu negócio para que seja possível utilizar a ferramenta para monitorá-los.
É importante que esse foco da sua estratégia seja altamente específico. Por exemplo, não basta apenas querer aumentar as suas vendas. Em vez disso, pense em qual setor você gostaria de concentrar esse aumento, ou qual a porcentagem em relação ao período anterior o crescimento deve ser.
2. Configure o Analytics corretamente
Para que possa funcionar da maneira que você precisa, o Google Analytics deve estar bem configurado. O processo básico envolve a inclusão do código do Analytics em seu site para que seja possível monitorar as suas páginas.
Caso você precise de integrações para ampliar o seu leque de monitoramento, como no caso de um e-commerce ou plataforma de automação de marketing, esse processo também precisa ser feito antes de começar a analisar seus dados.
3. Fique de olho nas dimensões primárias e secundárias
Saber como usar Google Analytics não é apenas uma questão de usar a ferramenta, mas também de entender como extrair os melhores diagnósticos dela. Para isso, você precisa ter atenção às dimensões primárias e secundárias, além de usá-las adequadamente.
Dimensões primárias e secundárias permitem inserir um parâmetro comparativo às métricas que você selecionar. Por exemplo, suponhamos que você esteja analisando o tráfego de entrada vindo pelo computador e por dispositivos móveis (dimensão primária). A partir desses dados, você pode examinar quais regiões representaram cada entrada (dimensão secundária).
Isso possibilita colocar seus números sob diferentes contextos para esclarecer questões mais aprofundadas e entender melhor o comportamento de seu público.
4. Tenha atenção ao tráfego orgânico e pago
Os dois principais tipos de tráfego que um site pode receber são o orgânico e o pago. Por terem características distintas eles precisam ser diferenciados em seus diagnósticos, senão você arrisca tirar conclusões pouco precisas.
Felizmente, você pode segmentar os dados do Google Analytics para tráfego orgânico ou pago. Dessa forma, torna-se possível ver se os seus resultados são fruto de investimento em mídia ou de SEO e links externos.
5. Crie um dashboard com seus KPIs
O Google Analytics pode intimidar a princípio, já que contém uma infinidade de métricas que podem ser acompanhadas para otimizar o seu tempo e facilitar o acesso aos números que são mais importantes para o seu negócio.
Então, faça uso do recurso de dashboard. No menu lateral, você pode criar o seu com as métricas que você considera como KPIs. Assim, pode acompanhar todas elas em uma única tela, o que também facilita na geração de relatórios.
Como você viu acima, saber como usar Google Analytics envolve não só o conhecimento sobre as funcionalidades da ferramenta como também um olhar analítico apurado para analisar os números corretamente. Um dos maiores erros cometidos pelas empresas é se limitar a métricas superficiais ou que não trazem consequências para seu negócio. Evite cair em erros como esse e aproveite as dicas do artigo.
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