Pular para o conteúdo

Logotipos para empresas: como criar designs que atraem e impactam

Criar logotipos para empresas é um trabalho minucioso que exige estratégia, mas ainda hoje existem empresários que se aventuram na internet sozinhos tentando gerar imagens em sites e ferramentas de IA que se dizem facilitadores dessa tarefa.

O risco de fazer isso é muito alto, já adiantamos, e isso porque essas ferramentas não foram desenvolvidas para compreender a essência de uma marca. Elas estão ali apenas para gerar algo automático e impessoal.

Resultado: além da logo ficar um desastre, o resultado pode ficar exatamente igual a tantos outros que circulam por aí. 

Você vai querer que o seu logotipo tenha detalhes esquisitos que não comuniquem a personalidade da sua marca? A gente sabe que não. Então, já embarca com a gente no texto para entender melhor como funciona todo o processo de uma criação de logo.

O que é logotipo?

O logotipo é uma representação gráfica que identifica uma empresa ou produto. Ele faz parte da sua identidade visual, e deve estar presente na placa do seu negócio, nas embalagens do seu produto ou até mesmo no material de divulgação.

Também conhecido como logomarca, o logotipo pode ser composto por letras estilizadas e/ou imagens em forma de ícone. 

Ah! Por carregar o conceito da marca, todo o processo de criação deve ser feito baseado na personalidade, valores e objetivos da sua empresa.

Qual a importância do logotipo?

Vamos fazer um exercício rápido? Pare e pense na Nike, McDonald’s e Apple. 

Pensou? Aposto que a imagem dos logotipos brotaram na sua cabeça sem muito esforço. Afinal, embora simples, esses logos são fortes e inconfundíveis em várias partes do mundo.

A função do logotipo de uma empresa é exatamente essa: fixar na cabeça do consumidor e fazer com que a marca seja lembrada em um piscar de olhos. 

Qual a diferença entre logotipo e identidade visual?

As pessoas ainda confundem o logotipo e a identidade visual por ambos estarem relacionados à comunicação visual da marca. Mas existem diferenças, e precisamos ficar atentos para não misturar os conceitos.

A principal delas é que o logotipo é uma representação gráfica do seu negócio, ou seja, é o símbolo ou a tipografia que sintetiza a marca. A identidade visual, por sua vez, é um conceito mais amplo. Isso significa que, além de englobar a logo, ela também envolve a tipografia, as cores, cartões de visita e tudo aquilo que reflete a empresa visualmente. 

  • Identidade Visual: engloba todos os elementos que representam a marca. O Mcdonald ‘s, ao contar com cores, logotipo, traços gráficos, tipografia e até mesmo o personagem Ronald McDonald, trabalha com diferentes tipos de elementos representativos;
  • Logotipo: cumpre o papel de sintetizar a marca em sua completude. Trata de um elemento gráfico, símbolo ou o próprio nome da empresa que define o posicionamento de marketing do negócio.

 

LEIA TAMBÉM: Rebranding: por que sua empresa precisa dessa estratégia?

Quem desenvolve um logotipo profissional é o designer gráfico

quem desenvolve logotipo é o designer gráfico
Rascunho logotipo: Horto Bar e Restaurante – Criação: Jokerman Belém

 

O profissional indicado para desenvolver um logotipo é ninguém menos que o designer gráfico, que poderá trabalhar sozinho ou então em equipe como em uma agência de publicidade. 

Mas porque precisa ser exclusivamente um designer? 

Bom, é porque esse profissional conhece todos os conceitos de design gráfico, sabe sobre composição, tipografia, psicologia das cores, e inclusive sabe usar ferramentas específicas para atender aos objetivos do seu projeto e da empresa.

Vale lembrar ainda, que o designer costuma estar antenado às tendências do mercado, e exercitar a sua criatividade constantemente para produzir uma arte única e que sai fora dos padrões.

O que evitar na criação de logotipo

A responsabilidade na criação de logotipo é muito grande porque, uma vez decidido qual será a logo da empresa, todos os investimentos de tempo e esforço de conteúdo estarão voltados para esse novo conceito. Por isso, jamais devemos confiar algo tão importante assim aos amadores. 

Imagina o resultado disso no longo prazo…

Além disso, outra coisa que precisamos evitar a todo custo no processo de criação é usar geradores automáticos de logotipo. As particularidades do seu negócio, que só você sabe e têm ciência disso, não serão levadas em consideração por essas ferramentas.

LEIA TAMBÉM: Precisa criar logotipo ou logomarca? Cuidado para não cometer esses erros!

O que um logotipo de sucesso precisa ter?

o processo de criação de logotipos para empresas
Processo de criação de logotipo: Horto Bar e Restaurante – Criação: Jokerman Belém

 

Não existe “receita de bolo” para criar um logotipo de sucesso, mas sim elementos importantes que precisam ser levadas em consideração pelo profissional designer:

1) Atemporalidade

Usar uma cor ou uma tipologia simplesmente porque estão na moda não é uma boa ideia, né? As melhores logomarcas são atemporais, perduráveis, ou seja, mesmo com o passar do tempo elas não se tornam defasadas.

2) Adaptabilidade

A adaptabilidade não quer dizer que o logotipo ficará sendo alterado com frequência, mas sim que ele terá condições de ser usado em vários tamanhos sem que fique distorcido. Seja em uma caneta ou em um outdoor, em diferentes tipos de superfícies, seja em meio impresso ou eletrônico, o logo deve manter a proporção e não deformar.

Para isso, é importante que esteja salvo em imagem vetorial, isto é, desenvolvida em linhas ao invés de pixels (pontos). 

3) Identidade

Um bom logotipo deve ter um design único, exclusivo, que não pareça em nada com algo que já existe. Ele também deve transmitir a personalidade da empresa assim que o cliente bate o olho, e ainda gerar uma identificação junto ao público-alvo.

4) Significado

A produção de um logotipo requer estudo sobre a empresa, o que inclui não só seus produtos e serviços, mas também valores e missão. Isso, além de conhecer a fundo qual é o seu público-alvo e nicho de mercado. Ou seja, não é para ser apenas bonitinho; precisa ter um significado e gerar identidade.

5) Simplicidade

Você já deve ter ouvido falar que menos é mais. Isso também vale na composição de um logotipo: quanto menos elementos ele tiver, melhor. E essa é mais uma razão para apostar em um bom profissional, pois não é tão fácil passar todo o significado da empresa em uma logomarca com poucos componentes.

8 tipos de logotipos para empresas

logotipos para empresas
Identidade Visual para Igarapé Fruit – Criação: Jokerman Belém

 

Muitos tipos de logotipos tem sido desenvolvidos para representar a identidade visual das empresas. Os mais conhecidos são:

  • – Tipográfico, onde usamos o nome da empresa em uma fonte estilizada e única.
  • – Monograma, que consiste na abreviação do nome em siglas.
  • – Pictórico, onde criamos um ícone ou símbolo associado à marca.

 

No entanto, o universo de logotipos para empresas é muito mais amplo do que se imagina. Ele permite explorar bastante a criatividade e desenvolver logotipos nos seguintes formatos:

1) Lettermark ou Sigla

Esse é um dos tipos mais simples, e, geralmente, é usado quando o nome da empresa é muito longo ou complicado (hehe). Nesse caso, utilizamos uma abreviação ou as letras iniciais do nome da marca. Aqui podemos citar a IBM (International Business Machines) e a P&G (Procter and Gamble).

2) Logotipo Abstrato ou Símbolo

Nesse caso, a representação visual da marca é feita somente por um símbolo ou ícone, sem a utilização de texto. Aqui, o profissional de criação vai ter que suar bastante a camisa para entregar um resultado que seja forte e memorável aos olhos do público. Como exemplo aqui, temos a Apple. Seu ícone é uma maçã, e o símbolo é reconhecido à quilômetros. 

É recomendável que a escolha desse tipo de logotipo só seja feito se a empresa for global e que já tenha uma grande projeção.

3) Wordmark ou marca nominal

Esse é mais um dos tipos de logo que usa apenas texto, mas diferente da lettermark, ela utiliza o nome completo da marca ou produto. Aqui, o designer precisa desenvolver uma tipografia que transmita a essência e identidade da empresa. 

A Coca-Cola e a Disney são exemplos de marcas que optaram por esse caminho.

4) Letterforms ou letras individuais

As Letterforms ou letras individuais são formadas por uma letra que representa a marca de forma minimalista. Ela pode ser usada em conjunto com o wordmark, ou então de forma individual. 

Uma ótima exemplificação disso é o logotipo da Netflix. Em alguns casos, utiliza-se apenas o “N”, como no caso do ícone nas redes sociais, ou o seu nome completo.

5) Marcas Dinâmicas

Esse tipo de logo é mais moderno e costuma andar lado a lado com as atuais tendências de mercado. Diferentemente, dos modelos que exemplificamos anteriormente, este tem maior capacidade de adaptação nas estratégias.

Isos porque, ao invés de padronizar fontes, cores e o texto do seu logotipo, os elementos podem ser alterados — tanto na internet quanto em outros materiais que compõem o branding do negócio. O Google, por exemplo, conta com uma imensa variedade de logotipos.

6) Combination mark ou combinação de marca

Um dos tipos de logo mais utilizados também é o combination mark, que une o texto e símbolo em uma só arte.

O interessante desse formato é que ele dá a opção de usar os itens juntos ou separá-los quando for conveniente. Sabe a Adidas e a Amazon? Então, as marcas utilizam o nome e o ícone na divulgação de vários dos seus produtos, mas também recorrem apenas ao símbolo para identificação do seu aplicativo e site.

7) Emblema

No emblema, o designer insere o nome da empresa e/ou ícone dentro de uma forma que pode ser geométrica, um selo ou até mesmo escudo. Isso faz com que a arte se torne um só elemento, formando um logo de fácil identificação. 

Como exemplo de emblema, podemos citar a marca de cerveja Brahma e a rede de cafeterias Starbucks.

8) Mascote

Pode ser um animal, uma figura humana ou outro personagem; os logotipos com mascote são os mais amigáveis aos olhos porque geralmente gerar mais conexão com o cliente.

Um exemplo clássico desse tipo é a rede de fast food KFC, que usa como mascote uma ilustração do rosto do seu próprio criador, o Coronel Sanders. Mais uma empresa que usa o mascote é a Pringles e o seu inconfundível boneco de bigode e gravata borboleta.

Como escolher o logotipo do seu negócio?

A esta altura, você pode estar pensando: “Meu Deus, quantas opções! 😱 E agora, como escolher?”

Aqui não têm atalho: será preciso ter uma agência de marketing ou designers gráficos profissionais junto de você para que o logotipo da sua empresa seja desenvolvido do jeito certo

Esse time, ou profissional específico, vai construir a arte considerando:

  • – Nicho da empresa: o mercado em que o seu negócio está inserido (e que pode influenciar na escolha do logotipo, tanto em relação às cores quanto às formas);
  • – Persona ou cliente ideal: quais são os clientes com maior chance de atração de fidelização, pois o logotipo deve despertar algum tipo de identificação com eles;
  • – Essência e valores da marca: a marca quer passar uma imagem mais descolada ou mais séria? Moderna ou conservadora? A essência e valores da empresa devem ser considerados na hora de escolher os elementos do logotipo;
  • – Psicologia das cores: cada cor remete a sensações e estados de espírito diferentes, então é preciso usar o conhecimento da psicologia das cores de acordo com o que se deseja transmitir com a logomarca;
  • – Tipologia: da mesma forma que as cores, a escolha da fonte transmite sentimentos variados e ajuda a caracterizar a personalidade da marca. Assim, o designer também vai ponderar os conceitos da tipologia na hora da criação;
  • – Originalidade: é importante que o logotipo seja original e nada parecido com qualquer outro. Ele deve ser criado do zero e de forma única!

Criação de Logotipos para diferentes tipos de empresas

“Não fazia ideia que era tanta coisa assim para criar logo…”

Para você ver a complexidade do negócio! haha.

Agora, como podemos construir uma logo para cada nicho específico de empresas

Como mencionamos, existem vários pontos a serem considerados na criação de logotipos para empresas. Além de definir a identidade visual e escolher o melhor tipo de logotipo, é necessário avaliar o nicho de mercado para incorporar elementos representativos do setor.

a) Logotipo para empresa de tecnologia

Empresas de tecnologia estão associadas à inovação, modernidade e soluções avançadas. Por isso, ao criar um logotipo para esse tipo de empresa, é importante incorporar elementos que reflitam exatamente esses valores.

Aqui podemos utilizar circuitos eletrônicos para representar conectividade e sofisticação, ícones de software que sugiram interatividade e interface, e figuras geométricas que remetem à precisão e ao pensamento lógico. Cores como azul, prata e preto são clássicas nesse setor.

b) Logotipo para empresa de engenharia

A engenharia é um campo que valoriza a força e a durabilidade, correto? Logo, elementos como engrenagens, estruturas metálicas e linhas retas e sólidas são ideais para representar a robustez e a capacidade técnica das empresas que trabalham nesse segmento. Uma paleta de cores que inclua cinza, azul e verde pode ser bem interessante

Confira este artigo também: Site para empresa de engenharia ambiental: por que é importante?

c) Logotipo para transportadoras

Para as transportadoras, a criação de logo deve expressar velocidade, confiabilidade e eficiência. Nesse caso, podemos integrar linhas dinâmicas, símbolos de movimento como setas ou curvas, e representações de veículos como caminhões ou aviões que sugerem esses três pontos , além de usar cores vibrantes como vermelho, laranja e amarelo.

Você pode gostar deste conteúdo também: 7 estratégias de marketing para empresa de transporte

d) Logotipos para empresa de alimentos

No setor de alimentos, o logotipo deve criar uma conexão emocional imediata. Por isso, imagens de ingredientes frescos, formas arredondadas que remetem a pratos e porções, e ícones de alimentos específicos, como frutas, pães ou bebidas, podem ser utilizados para atrair e engajar os clientes. 

Assim como no caso das transportadoras, cores quentes como vermelho, laranja e amarelo também podem ser aplicadas aqui.

LEIA TAMBÉM:

 

Identidade Visual Açainho – Criação: Jokerman Belém

 

Os riscos de não criar logotipo com profissionais experientes

“Tá, mas e se eu ainda quiser arriscar e criar a minha logo sozinho? 😅”

Olha… você até pode fazer isso se quiser, mas esteja ciente dos riscos envolvidos!

Um logotipo só vai conquistar o seu cliente de fato se transmitir confiança, essência da marca, e ficar gravado na mente do consumidor. Será que você vai conseguir esse resultado sozinho, apenas usando plataformas online ou de IA?

Essas ferramentas, embora úteis em muitas tarefas, não entendem nada do que sua empresa representa — sua história, missão e valores. E o resultado não só pode como ficará muito genérico, desconectado totalmente do seu público-alvo.

E não precisamos dizer que, sem um logotipo profissional para empresa, você ainda pode perder oportunidades de negócios, né? Já que os seus clientes podem não identificar a sua marca de imediato, ou então associá-la a algo de menor qualidade. 

Mas você não precisa correr esse risco, muito menos se aventurar sozinho nesse universo de criação de logo! 

Especialistas em branding, identidade visual e criação de logotipo

A equipe Jokerman Belém é especialista em criar logotipos que vão além da estética.

Com mais de 17 anos de experiência no mercado, nossa missão é garantir que o seu logotipo não apenas seja visualmente atraente, mas também atue como uma poderosa ferramenta de marketing, atraindo e fidelizando clientes.

Sua empresa merece ser lembrada! Entre em contato com nosso time e tenha a segurança de um logotipo feito por quem entende o que realmente vai fazer diferença no sucesso de sua marca.

Não medimos esforços para mergulhar na essência do seu negócio para traduzir suas qualidades em um design de logo único e memorável.

Conheça algumas das empresas que criaram logotipo com a Jokerman Belém! 

Tenha um logotipo profissional, único e memorável! 

Post atualizado em Março/2025

 

 

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress