Qualquer empresa precisa contar com canais de distribuição para se conectar com seu público. Desta forma, ter eles bem definidos pode ajudar seu negócio a montar estratégias eficientes.
Mas será que você sabe o que são esses canais de marketing? Neste artigo, vamos mostrar o que é, como funcionam e quais são os principais. Vem conferir!
O que são canais de distribuição?
Canais de distribuição são os instrumentos usados para direcionar produtos ao seu consumidor. Ou seja, são os meios por onde seus serviços serão distribuídos.
No marketing, esses canais de distribuição funcionam como uma forma das empresas se comunicarem com seus clientes ou seu público-alvo. Além de se destacarem dos demais negócios no mercado.
Como funcionam os canais de distribuição?
Existem três tipos de canais de distribuição para executar estratégias de marketing e seu produto chegar ao consumidor: canal direto, indireto e híbrido. Confira um pouco sobre cada um abaixo:
- • Canal direto: a distribuição é realizada de forma direta, por meio de anúncios pagos, e-mail ou CTAs convidando o leitor para adquirir o produto da sua empresa;
- • Canal indireto: a distribuição indireta é realizada quando outra pessoa cita seu produto como referência, ou seja, a divulgação é feita por intermédio de outra pessoa;
- • Canal híbrido: este tipo de distribuição ocorre unindo os dois tipos anteriores, direto e indireto, para distribuir o produto.
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5 principais canais de distribuição no marketing digital
Os canais de marketing digital vão auxiliar na estratégia do seu negócio para realizar vendas e garantir fidelidade do cliente. Confira abaixo quais são:
1. Redes sociais
As vendas e divulgação dos produtos podem ocorrer por meio das redes sociais. Saiba que esse é um canal bastante importante para a estratégia, uma vez que cerca de 78% das pessoas que usam internet, estão nesse canal.
2. Referência
Este canal é bastante relevante, pois funciona como o famoso “boca a boca”. Você indica para seu amigo um produto, ele compra e gosta, consecutivamente, divulga para outra pessoa. Assim, seu negócio ganha mais autoridade e fidelidade dos clientes.
3. Busca orgânica
Só para você ter uma ideia, são mais ou menos 3.5 bilhões de pesquisas por dia no Google. Ou seja, a busca orgânica é um canal de vendas poderoso para qualquer negócio.
Por isso, as práticas de SEO são tão importantes para seu site alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca como o Google. Aproveite essa oportunidade e utilize estratégias do funil de vendas para destacar ainda mais seu negócio!
4. E-mail Marketing
O e-mail marketing é outro canal de distribuição no marketing que pode utilizar as etapas do funil como estratégia. Por meio dele, é possível estreitar ainda mais o relacionamento com seu público, sendo uma ótima ferramenta para nutrição de leads.
5. Mídia paga
Embora o tráfego orgânico seja muito importante para qualquer estratégia, as campanhas de mídia paga também atuam como um canal potente entre empresa e consumidor. Principalmente, se o seu negócio ainda não tiver autoridade no mercado.
Portanto, quando uma empresa está começando pode ser viável investir em anúncios, como no caso do Google Ads ou outros.
Agora que você compreendeu melhor sobre os canais de distribuição no marketing digital, que tal acompanhar o blog da Jokerman Belém? Garanta acesso a conteúdos gratuitos sobre Marketing e Vendas!