Hey, chega aqui: você já ouviu falar em canais de distribuição do marketing? Esses pontos de contato podem ser seus melhores amigos quando o assunto envolve colocar sua marca no radar do mundo!
Preparado para mergulhar nos bastidores de como as marcas chegam até você, e como você pode aplicar essas mesmas estratégias para fazer outras pessoas chegarem até sua marca?
A gente sabe que sim! Afinal você faz parte do nosso time; a galera que não tem medo de explorar o novo! 😎
Inclusive, estamos tão animados aqui desse lado da tela que até vamos adiantar o big secret das marcas: canais de distribuição.
Partiu saber mais sobre esses queridinhos do marketing?
Canais de distribuição do marketing: que negócio é esse?
Para que uma empresa consiga vender algo para o cliente, é esperado que essa “jornada mágica“ comece por um local específico, não é? Pode ser uma loja física, um site, um marketplace, até mesmo o perfil de Instagram que os usuários seguem pra ver memes e acabam comprando coisas.
Chamamos esses locais de “canais de distribuição”, ou “pontos de contato”. Eles são instrumentos-chaves que recorremos para fazer um produto, serviço ou uma mensagem chegar à pessoa certa, na hora certa e do jeito certo.
Se o objetivo de uma marca é dominar a atenção de jovens, por exemplo, o Instagram é um dos canais que precisamos utilizar. Se o foco é atingir clientes que já sabem o que querem e buscam por soluções específicas, o certo é recorrermos a visibilidade no Google como o nosso ponto de partida.
O objetivo é que vai ditar as regras do jogo e determinar qual será o canal campeão para nossas estratégias.
Como os canais de distribuição do marketing funcionam?
Os canais de distribuição no marketing não estão aí para embelezar nossas estratégias. Eles têm uma missão muito importante, que é fazer a marca chegar e alcançar o perfil de cliente ideal. E para isso, cada um deles funciona de um jeitinho específico.
Olha só:
Canal direto
Aqui é papo reto. Nesse tipo de canal a marca fala diretamente com o consumidor, sem intermediários ou “pontes”.
Campanhas de e-mail, CTAs matadores, links diretos para “entrar em contato” ou “comprar agora” no conteúdo do blog… Tudo nessa linha é direto ao ponto. É a marca no palco, sem filtros, cara a cara com a audiência.
Canal indireto
Já nesse tipo de canal, terceirizamos um pouco o “charme” 🤣. Alguém é escolhido para falar pela marca, criando aquela sensação de recomendação, sabe?
Pode ser um influenciador elogiando o produto em um storie, um revendedor parceiro, ou então uma loja vendendo o seu serviço. É o famoso “fulano me indicou”.
Híbrido
O canal híbrido junta a comunicação direta com estratégias indiretas, e o resultado disso é uma verdadeira salada de frutas deliciosa 😋.
Por exemplo, podemos usar campanhas que combinam anúncios pagos com aquele influenciador super criativo divulgando a sua marca.
Leia também | Saiba o que é omnichannel e sua importância para as empresas!
5 canais para colocar sua marca no radar do mundo
“Gostei de saber sobre como os canais de distribuição no marketing funcionam. Agora, gostaria de saber quais eu devo usar nas minhas estratégias”
Vamos dar uma olhada em alguns deles antes de falar como você pode selecionar o melhor…
1- Redes sociais: bem-vindo ao palco 🌟
Se você acha que redes sociais são só pra compartilhar memes e assistir a coreografias virais, tá na hora de atualizar o seu feed. Estamos na era da socialização e as redes sociais são o red carpet da internet. É ali onde as marcas brilham, criam conexões reais com o público e transformam seguidores em fãs de carteirinha.
Você certamente já viu algum case que começou com uma simples trend no TikTok e terminou com vendas lá no alto, né? É disso que estamos falando. Usar as redes sociais como pontapé inicial para apresentar o seu show e a sua marca ser aplaudida.
2- Referência: o poder do boca a boca 💬
Quando alguém ama o seu produto e você vê essa pessoa indicando para outras pessoas, sem qualquer incentivo direto, temos certeza que os seus olhos brilham de emoção.
Não existe nada melhor do que ter um embaixador espontâneo, que faz questão de gritar a sua marca para todo mundo (e de graça!)
E acredite, dá pra criar uma verdadeira legião desses clientes se agirmos com estratégia: programas de indicação, experiências de compra incríveis e até surpresas personalizadas. Tudo isso faz com que as pessoas se tornem propagadores da marca.
Conseguir um review sincerão, daqueles que realmente convence, também vale. Pode ser que isso seja um pouco difícil caso a sua marca esteja recém engatinhando, mas desistir não é uma opção 🫡. O importante é ir conquistando o coraçãozinho do pessoal aos poucos, até que muitos conheçam a marca e a indiquem para mais pessoas.
3- Busca orgânica: a galinha dos ovos de ouro🔍
Com bilhões de pesquisas feitas todos os dias no Google, aparecer no topo da página é como ganhar na loteria do marketing. A disputa é acirrada e muita coisa boa é postada diariamente, mas ó, se tem uma coisa que a gente sabe que vale a pena (e a galinha inteira), essa coisa é investir nesse canal.
Aqui, o senhor rei é o tal do SEO. Inserir palavras-chave estratégicas nos conteúdos, produzir textos de qualidade que resolvem problemas reais, e deixar o site redondinho para não dar “pane” no carregamento. O trabalho tem que ser bem feito para conseguir as primeiras posições!
4- E-mail marketing: aquele recebido que aquece o coração 💌
O e-mail marketing é um canal que nunca sai de moda, embora muitos pensem que ele converte pouco clique e engajamento. Geralmente, o erro aqui é a forma como a mensagem é construída e entregue ao cliente, sabe? Parece que não é um convite personalizado… é genérico.
Porém, aqui na Jokerman Belém batemos o pé quanto a isso, e também nas mensagens enviadas ao WhatsApp. Quando bem feito, o e-mail pode ser “fabulous, legendary”. Newsletters, ofertas promocionais e mensagens que parecem feitas sob medida, são essas estratégias que nos ajudarão a criar uma relação única.
Mas ahh, existe outro segredinho importante nesse canal: segmentação. Às vezes, achamos que tudo bem deixar os contatos tudo “amontoado” na mesma lista, mas não é assim que funciona. Precisamos entregar um conteúdo que faça sentido pra quem está lendo, se não a pessoa pode ficar tipo: “whaaat??”
5- Mídia paga: a turbinada que a marca merece 🚀
Se o objetivo é resultados rápidos, será preciso colocar um pouco de “tempero no caldo”, e é isso que a mídia paga faz por nós! Anúncios no Google, campanhas criativas no Instagram, vídeos no YouTube… são várias alternativas que podemos aplicar, e todas podem ser ajustadas para atingir um público específico.
Porém, atenção! Investir em mídia paga não significa que cada clique no conteúdo vai converter, ok? Será preciso testar formatos, analisar números e ajustar as estratégias de tempo em tempo. É assim que vamos descobrir o que está dando certo daquilo que não está.
“AHH! Eu quero! Como posso saber qual canal utilizar?”
Como mencionamos acima, a escolha do canal de marketing vai depender muito do objetivo que a empresa quer alcançar. Pode ser que chegar a essa resposta não seja fácil, até porque será preciso sentar, analisar os dados da empresa com calma e entender o comportamento do público-alvo.
Mas não se apavore… Você não precisa fazer tudo isso sozinho, ok? Times experts, como o da Jokerman, são preparados para ajudar os clientes a definir os objetivos certos e selecionar quais canais de distribuição no marketing realmente vão colocar a marca ao radar do mundo. 😌
Vamos bater um papo e descobrir como podemos te ajudar? É só clicar aqui e dar um “oi” no nosso WhatsApp!
Post atualizado em Dezembro/2024