As pessoas são naturalmente atraídas por histórias de todos os tipos. Além de isso se aplicar aos livros, aos filmes e às séries, também diz respeito às marcas. O brand storytelling é um conceito que envolve a busca por associar uma história a uma marca. Essa é uma ótima forma de gerar mais identificação junto ao público dela e torná-la mais interessante. Logo, é uma tática adotada por várias empresas no mundo, tornando-se uma forte tendência.
No entanto, não é qualquer história que funcionará a favor da sua organização. Também não adianta copiar o que as grandes marcas estão fazendo. O segredo para o sucesso está em desenvolver um brand storytelling que tenha a ver com o seu empreendimento e com os seus clientes. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é brand storytelling?
O conceito de brand storytelling gira em torno de criar uma história associada à sua marca. Trata-se de um trabalho que envolve usar uma estrutura narrativa para vincular campanhas e estratégias da sua empresa.
Ele faz uso das mesmas ferramentas que as histórias clássicas — é preciso contar a história de alguém que vive uma experiência transformadora. Como recurso fundamental para a resolução dessa narrativa deve estar o seu produto ou serviço.
Além disso, o brand storytelling pode ser usado para conectar várias iniciativas diferentes da sua corporação. Assim, toda a comunicação dela pode ter uma grande história que se desenvolve conforme as pessoas têm contato com ela.
Por que vale a pena trabalhar com brand storytelling?
Colocar o brand storytelling entre as suas prioridades é algo que demanda tempo e recursos. No entanto, será possível aproveitar benefícios essenciais para os seus bons resultados. A seguir, entenda melhor os motivos que ilustram a importância de focar esforços no emprego desse conceito.
Conexões mais profundas
As pessoas tendem a se conectar melhor com histórias do que com produtos ou serviços. O público se lembra das propagandas da Coca-Cola no Natal com a família reunida para a ceia, por exemplo, não apenas de um simples refrigerante. O brand storytelling é responsável por estabelecer esse vínculo.
Construção de uma imagem
O brand storytelling também ajuda a construir a imagem que você quer consolidar para a sua empresa. Afinal, a história que ela conta tem tudo a ver com quem ela é ou deseja ser. Além disso, gera identificação com o público que pretende impactar.
Estreitamento de relações
Quem se identifica com a história da sua marca acaba se aproximando mais dela. Esse é um diferencial bastante valioso para aprimorar a fidelização dos seus clientes. Um bom brand storytelling manterá essas pessoas em contato com a sua marca em relações mais estreitas.
Como fazer brand storytelling na prática?
Tendo em vista a definição de brand storytelling e a sua importância, resta saber como implementar essa ideia em sua empresa. A seguir, veja os passos essenciais!
Escolha o tema
O tema da história da sua marca precisa ter relação com o posicionamento dela. Pode ser a narrativa dos problemas que ela resolve ou do mundo em que ela deseja viver, por exemplo.
Crie a sua história
Em seguida, chega a hora de escrever essa história. Ela deve ter como objetivo aproximar o seu público da sua marca ao mesmo tempo em que transmite a visão dela. Pense nos motivos que levaram à sua criação e no que a mantém no mercado até hoje.
Tenha consistência
Os seus esforços com brand storytelling serão anulados se você não tiver consistência em suas ações. Isso significa ser necessário tomar cuidado para que as suas práticas não entrem em contradição com a sua história.
Divulgue a sua história
Por fim, faça uso dos seus canais de comunicação para “colocar a sua história no ar”. As suas campanhas de marketing são fundamentais para que o seu brand storytelling se desenvolva e alcance o seu público-alvo.
O brand storytelling tem, como visto, tudo para ser um fator decisivo para o alcance e para o sucesso da sua empresa. Uma marca que conta uma história interessante consegue atrair mais público e fortalecer a própria imagem. Então, aproveite as dicas deste artigo para começar a trabalhar com esse foco.
O que acha de contar com a ajuda de especialistas para potencializar a sua estratégia de brand storytelling? Entre em contato conosco pelo site e conheça as possibilidades.