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Acessibilidade digital: o que é e por que sua empresa deve investir nisso

Investir em acessibilidade digital é eliminar barreiras que impedem pessoas com deficiência de acessar conteúdos na web. Vem saber mais!
imagem demonstrativa de teclas de notebook em cores brancas e azuis com símbolos para acessibilidade digital

Você já ouviu falar em acessibilidade digital? Esse tema é muito mais do que apenas um conceito, é questão de inclusão. Toda empresa ou marca que emite uma presença virtual precisa facilitar o acesso de conteúdos para pessoas na internet.

Só para você ter uma ideia, de acordo com o IBGE, cerca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de limitação, isso é pelo menos 24% da população brasileira. 

Mesmo que através da transformação digital, a acessibilidade tenha sido considerada prioridade, muitas empresas ainda não adequaram suas plataformas para atender esse quesito. 

Desta forma, se sua empresa não pensar em acessibilidade digital, acaba impedindo que essas pessoas acessem livremente informações, conteúdos e serviços na internet, consequentemente, seu negócio perde dinheiro!

Ainda restam dúvidas sobre a importância de aplicar a acessibilidade digital na sua empresa? Então, confira esse post, porque esse assunto é fundamental. 

Boa leitura!

O que é acessibilidade digital?

Acessibilidade Digital é a eliminação de barreiras motoras, visuais, auditivas, intelectuais, culturais ou sociais que impedem pessoas de acessar conteúdos na internet. Em outras palavras, é tornar as plataformas, sites, aplicativos e outras ferramentas digitais acessíveis para esse público.

Esses portais precisam ser projetados para que todas as pessoas com deficiência ou outras limitações possam acessar, navegar e compreender de forma efetiva os conteúdos disponibilizados.

Como foi falado no início desse post, é muito mais que um conceito. A acessibilidade digital deve garantir uma ótima experiência do usuário, bem como uma boa usabilidade da página por todos que desejam acessar as informações digitais do seu negócio.

Perceba que ao atender esse público, você consegue expandir a comunicação da sua empresa, uma vez que você tem um público ainda mais amplo. Isso tudo possibilita que sua empresa mostre um diferencial competitivo e se torne referência no mercado.

Qual a importância da acessibilidade digital para empresas?

Apesar de as empresas estarem mais dedicadas na causa da acessibilidade digital, a situação ainda está longe de se encaixar no ideal. A BigDataCorp. mostra que apenas 1% da Web está adequada a esse recurso.

Ainda de acordo com eles, as empresas se preocupam muito com a experiência do cliente, mas esquecem de levar em consideração a democratização do acesso à web. Seja por pessoas com algum tipo de limitação ou mobilidade reduzida, além de idosos e pessoas analfabetas, o que acaba ocasionando uma péssima experiência para eles.

É importante que empresas e marcas estejam cada vez mais atentas à responsabilidade social. Por isso, é preciso acompanhar a evolução do Marketing, visto que os consumidores estão mais engajados, preocupados com causas sociais e valorizam marcas que contribuem com valores sociais.

Por que começar?

Em primeiro lugar, pense na importância de ter empatia pelo outro. Segundo, você como um consumidor também quer ser considerado pelas empresas, não é mesmo? Pensar assim é o primeiro caminho para começar! 

Além disso, não ache que só os consumidores saem ganhando com a acessibilidade digital, estamos falando de uma via de mão dupla. Através dessa prática sua empresa ganha valor competitivo no mercado e se diferencia dos demais concorrentes.

Além de aumentar o número de clientes, sua empresa também conquista maior reconhecimento, como:

  • • Promotora de diversidade;
  • • Marca humanizada;
  • • Apoiadora da inclusão e acessibilidade;
  • • E outros fatores que são fundamentais hoje em dia na visão do consumidor.

Desta forma, sua empresa abre portas para atender uma parcela das pessoas que estão em busca de informações, muitas vezes estão prontas para comprar, mas não são atendidas e o seu negócio poderá, enfim, alcançá-las. 

Exemplo de marcas que adotam a acessibilidade

Agora que você entendeu a importância da acessibilidade digital para o seu negócio, mostraremos alguns exemplos de marcas conhecidas que adotaram esse recurso e podem te inspirar. Confira!

O Boticário

Essa empresa tem apoiado políticas de acessibilidade digital em todas suas redes sociais. Seu site conta com um layout adequado para a usabilidade de pessoas com algum tipo de limitação e/ou deficiência, e possibilita uma boa experiência ao usuário.

Além disso, em 2021, O Boticário lançou uma iniciativa chamada #QueCheiroTem como uma prática de inclusão. A função era auxiliar que pessoas com alguma disfunção olfativa conseguissem sentir a fragrância de seus produtos.

A marca vem mostrando um diferencial competitivo no mercado e consegue surpreender seu público sempre que lança uma campanha inclusiva.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza vem a bastante tempo se empenhando em tornar seus produtos acessíveis, bem como seu conteúdo na web. Seu diferencial competitivo é oferecer inclusão na hora de se comunicar com sua ampla audiência.

Ao público que prefere comunicação por texto, existe a possibilidade de e-mail, chat ou Whatsapp. No website também existe a possibilidade do usuário contar com um intérprete virtual de Libras e navegador acessível. 

Ernst Young

A Ernst Young é uma das pioneiras no que diz respeito à acessibilidade digital. Seu site foi projetado para que cada usuário possa decidir como deseja usufruir do conteúdo e dispõe de recursos de tecnologia assistiva para proporcionar uma boa experiência ao visitante.

Dispõem de recursos de audiodescrição e o ajuste textual da Browse Aloud — ferramenta que possibilita o acesso tanto para cegos, quanto para pessoas de baixa visão. Eles também disponibilizam acessibilidade em linguagem de sinais para surdos e o portal foi todo projetado em cima das normas de acessibilidade da W3C.

4 dicas para começar a aplicar a acessibilidade digital

Existem algumas boas práticas para a acessibilidade de conteúdos web que podem ser aplicadas facilmente pelas empresas e tornam o seu conteúdo acessível na internet. Veja a seguir quais são!

1.  Utilize descrição das imagens

Utilizar elementos que descrevem imagens, tabelas, gráficos e os tornem compreensíveis para o público é muito importante para a estratégia da sua empresa. 

A função da descrição é tornar o conteúdo legível para os programas assistidos, então para começar a aplicar a acessibilidade digital no seu site, o recomendável é descrever todas as imagens e integrar um texto alternativo.

2. Disponibilize conteúdo em áudio

Oferecer a opção de áudio para o leitor é uma boa oportunidade de se diferenciar dos demais no mercado. Justamente porque você estará atendendo pessoas com dificuldade de leitura ou até mesmo pessoas com uma rotina agitada, que não conseguem ler o texto completo.

3. Use audiodescrição

É recomendável que qualquer conteúdo em vídeo apresente uma audiodescrição para contextualizar o assunto abordado no vídeo, sem que isso atrapalhe o entendimento do áudio de origem.

4. Estruture os textos de forma acessível

A forma como você estrutura o conteúdo da sua empresa também pode fazer diferença para a acessibilidade de pessoas com deficiência na web. Facilite o texto, utilize frases menos extensas, alinhamento à esquerda e evite tudo que possa ser uma barreira de compreensão para esse público.

Por isso, se sua empresa quer dar um próximo passo para a acessibilidade digital, a Jokerman Belém está preparada para ajudar você com a criação de conteúdos estratégicos que acompanham a transformação digital do mercado. Entre em contato conosco para mais informações!

Psiu!

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