Gerar leads no LinkedIn requer que empresas B2B apliquem sete estratégias importantes. Você sabe quais são elas?
No post anterior mostramos todos os benefícios que o marketing no LinkedIn é capaz de trazer para empresas B2B. Maior visibilidade da marca, construção da autoridade e geração de leads qualificados são apenas algumas das vantagens.
No artigo de hoje, iremos mergulhar mais fundo no tema “LinkedIn”, explicando como é possível construir uma página otimizada em poucos passos, e quais tendências de compra B2B podem ajudar no marketing do LinkedIn da sua empresa.
Vamos lá?
LinkedIn para empresas: como construir uma página para destacar a marca e gerar mais leads
O layout simples da plataforma faz parecer que poucas pessoas utilizam o LinkedIn e que é fácil se destacar nesse universo. No entanto, isso se mostra totalmente contrário quando a empresa decide criar uma conta e percebe que conquistar seguidores e engajamento exige trabalho duro.
Existem muitas formas da empresa B2B melhorar essa realidade e construir uma página otimizada para gerar leads no LinkedIn. Mas para isso, ela terá que aplicar algumas estratégias importantes, e assegurar que cada uma dessas ações seja executada de forma contínua.
De que estratégias estamos falando?
1- Criar um perfil no LinkedIn com uma identidade visual impactante
A identidade visual funciona como o “cartão de visita” da empresa, e será a primeira coisa que os clientes B2B vão avaliar ao ver uma publicação ou entrar no perfil da marca.
Para conseguir criar um perfil com uma identidade visual impactante, será preciso que a empresa já tenha ou desenvolva um logotipo que transmita seus valores, missão e propósito.
2- Compartilhar conteúdo de valor
Uma das razões que motivam o cliente a fechar negócio com uma empresa é a autoridade que a marca possui no seu nicho de atuação.
Na internet, a produção de conteúdo é uma estratégia que ajuda a passar essa autoridade. Por isso, ao construir uma página otimizada, será preciso que a empresa B2B compartilhe no seu LinkedIn conteúdo de valor para aumentar o engajamento do seu público-alvo e mostrar que domina o segmento.
3- Iniciar um grupo ou então participar de grupos relacionados ao setor
O LinkedIn é uma rede social movida pela troca de experiências e engajamentos. Assim, outra estratégia que não pode passar despercebida é manter a empresa ativa nas discussões para compartilhar insights e despertar o interesse dos empresários em conhecer e se relacionar com a marca.
4- Desenvolver conexões estratégicas com clientes em potencial
Embora a rede seja excelente para criar conexões, precisamos entender que a empresa precisa ser estratégica ao desenvolver essas conexões. Não adianta nada ter mais de 5.000 seguidores na página, mas nenhum deles engajar ou contribuir para a divulgação da empresa.
Dessa forma, será preciso também criar um plano estratégico para desenvolver conexões que agregam. Ou seja, construir uma rede sólida de contatos que realmente vai ajudar a empresa a gerar mais leads e oportunidades de venda.
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5- Produzir e publicar diferentes formatos de conteúdo
Além de compartilhar conteúdos de alto valor, a empresa B2B também precisa se atentar a forma com que esses conteúdos são construídos. Isso porque, se o formato não chamar a atenção ou não for muito interessante, é bem provável que o material passe despercebido no feed dos usuários.
Investir nos formatos vídeo, carrossel, depoimentos ou infográfico é a melhor opção quando o assunto é atrair a atenção dos leads. Conteúdos visuais despertam o interesse das pessoas curtirem e compartilharem a publicação nas suas próprias páginas.
6- Usar a plataforma como canal de direcionamento
Empresas B2B geralmente possuem um site com um blog profissional, que contém diversos artigos ou materiais ricos sobre um determinado tema.
Usar a plataforma como canal de direcionamento é outra estratégia interessante para a empresa encaminhar os usuários do LinkedIn para páginas específicas onde poderão, por exemplo, se inscrever para webinars, baixar materiais ricos ou então solicitar uma demonstração do produto/serviço.
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7- Acompanhar as tendências de consumo dos compradores B2B
Assim como o consumidor final, o cliente B2B também passa por mudanças de comportamento.
Uma das melhores formas de planejar e direcionar o marketing no LinkedIn com base no perfil comportamental desses clientes, é estudar e compreender as tendências de consumo desses compradores. No próximo tópico, veremos mais detalhes sobre o assunto.
Tendências de compra B2B que podem ajudar no marketing no LinkedIn
Abaixo, citamos algumas tendências de compra que acreditamos ter mais influência no poder de decisão dos compradores e também explicamos como elas podem ser aplicadas na plataforma do LinkedIn para a sua empresa aumentar a geração de leads B2B.
1- Experiência digital semelhante ao do comprador B2C
Pesquisas mostram que os compradores B2B gostariam de receber um atendimento mais personalizado e poder fazer tudo facilmente através de seus dispositivos móveis, assim como o consumidor final.
Isso significa que as abordagens puramente comerciais já não são mais tão interessantes para a atração e conversão de novos clientes.
Criar campanhas com o foco no cliente, oferecer uma experiência omnichannel e simplificar processos de compra e contato, são ações importantes para chamar a atenção do público na plataforma e destacar a empresa de outras marcas.
2- Inovação para tornar a experiência de compra mais interessante
Em pesquisa, compradores B2B dizem que se uma empresa B2B for digitalmente inovadora, é mais provável que eles fechem negócios com ela do que com uma concorrente.
No mundo atual, a palavra inovação parece muito vaga porque o mercado está continuamente evoluindo e sempre aparece uma notícia nova sobre tecnologia, produtos e serviços. Mas se pudermos dar algumas sugestões, diríamos que entregar um novo produto digital (e fazer o seu lançamento no LinkedIn) ou desenvolver um aplicativo que torne a experiência do cliente mais interativa, são ações bem interessantes.
3- Entrega de valor, indo além do custo-benefício
Compradores B2B não querem que as empresas vejam as compras B2B apenas como algo transacional. Eles querem que os fornecedores se preocupem na geração de valor, indo muito além do custo-benefício.
Como a sua empresa pode gerar esse valor? Oferecer treinamentos, workshops, divulgar webinars, entregar suporte técnico 24/7, oferecer garantias estendidas e garantir o acesso a comunidades exclusivas na plataforma são apenas algumas estratégias que podem ser aplicadas.
4- Responsabilidade ambiental para inspirar
Pesquisas mostram que compradores B2B gostariam de entender melhor os impactos ambientais dos produtos e serviços que consomem. Além disso, eles afirmam que são mais propensos a fazer negócios com empresas B2B que se mostram mais responsáveis e conscientes, pois estas geram admiração e inspiração.
Nesse sentido, que tal desenvolver um projeto voltado para o descarte correto de aparatos tecnológicos, ou então economizar energia elétrica e reaproveitar materiais descartáveis?
Essas ações socioambientais podem ser abordadas em conteúdos audiovisuais, e publicados no LinkedIn para mostrar a pegada mais consciente da empresa aos compradores B2B.
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Jokerman Belém: sua parceira para gerar mais leads no LinkedIn
O que torna o LinkedIn tão interessante para as empresas B2B é a capacidade de estreitar relações humanas com tomadores de decisão de alto nível. Dos usuários cadastrados, 45% dos leitores de artigos do LinkedIn ocupam cargos mais elevados, segundo a própria plataforma.
Alcançar esses tomadores de decisão e transformá-los em leads qualificados exige uma abordagem estratégica inteligente e inovadora. Para isso, a empresa deve ter ao seu alcance profissionais que entendem de marketing, e sabem como usar as particularidades da plataforma a favor dos negócios.
A Jokerman Belém possui um time de profissionais especializados em gestão de mídias sociais, planejamento de marketing digital e marketing de conteúdo.
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