Você sabe qual a importância do marketing para empresa de transporte? No artigo de hoje debatemos sobre a importância do marketing para transportadoras, e quais estratégias podem ser aplicadas hoje mesmo pela sua empresa para atrair mais clientes e aumentar os resultados financeiros. Acompanhe!
De acordo com um estudo da LLYC, empresas que mensuram o ROI (Retorno sobre Investimento) de seus projetos e campanhas de marketing e comunicação apresentam uma melhora de quase 31% em sua rentabilidade em comparação com aquelas que não realizam essa avaliação.
A pesquisa também revela que modelos de negócio que contam com um planejamento de marketing e comunicação bem estruturado têm um desempenho 8,8% superior àqueles que não dispõem desse planejamento.
Mesmo com os números confirmando que os investimentos em marketing proporcionam um aumento significativo nas receitas, ainda existe resistência por parte de alguns empresários que atuam no setor de transportes.
Por que usar estratégias de marketing para sua transportadora
Quem empreende no setor de logística conhece muitas empresas de transporte, todas trabalhando com cotações de preço e prazos de entrega semelhantes.
No entanto, nos últimos tempos, sua transportadora pode estar perdendo espaço no mercado e suas concorrentes estão conseguindo atrair mais oportunidades de negócio.
Diante disso, o que você acha que pode estar acontecendo?
Muitos dirão que o problema está no atendimento e na agilidade dos serviços, mas será tão simples assim?
Em grande parte dos casos, o problema está relacionado apenas a uma coisa: falta de visibilidade da marca, com os clientes não lembrando ou sequer conhecendo a sua transportadora.
Aqui está o principal motivo para investir em um plano de marketing para empresas de transporte: tornar sua transportadora vista e lembrada em uma decisão de compra!
As empresas que não investem em marketing ou não possuem uma boa estratégia acabam limitando o alcance de novos clientes. E veja bem, é justamente essa limitação que faz com que elas percam oportunidades de fechar mais acordos e parcerias.
Como o marketing ajuda as transportadoras a crescer
Aumentar a visibilidade da marca é apenas uma das formas em que o marketing ajuda as empresas de transporte.
Fora isso, uma boa estratégia é capaz de contribuir também para:
- – Construção de autoridade no mercado;
- – Atração, aquisição e retenção de novos clientes;
- – Manter a relevância em decisões de compra;
- – Atender e superar às expectativas do público-alvo;
- – Melhorar a experiência de quem está adquirindo os serviços;
- – Fortalecer a reputação da marca;
- – Construir relacionamentos mais sólidos, pautados em confiança.
Outro ponto importante do marketing para empresas de transporte está ligado aos níveis de satisfação. Com as estratégias bem alinhadas, as transportadoras passam a direcionar seus esforços e investimentos para o cliente certo, e com isso, começam a entregar cada vez mais valor em seus produtos e serviços.
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7 estratégias de marketing para empresa de transporte
Existem 7 ações de marketing para transportadoras que precisam integrar o seu planejamento estratégico. Abaixo, veja quais são elas:
1- Definir o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) corretamente
Persona, lead, público-alvo, ICP. Todos esses termos parecem estar relacionados ao mesmo perfil de cliente, mas a verdade é que existe distinção entre eles e tratar a todos da mesma forma pode colocar em risco o sucesso das estratégias de marketing.
- – A persona é uma representação fictícia do que a empresa acredita ser o cliente ideal;
- – Público-alvo é o grupo de pessoas que possuem características semelhantes, como idade, localização, gênero e interesses, ao qual o seu produto ou serviço é direcionado;
- – O lead, por sua vez, é a pessoa física ou jurídica que demonstrou interesse nos seus produtos e serviços;
- – Já o ICP (sigla para Ideal Customer Profile), é o perfil de cliente ideal mais lucrativo para o seu negócio.
Como o foco aqui é que a sua empresa de transporte obtenha retorno sobre os investimentos em marketing, o aconselhado é que todas as ações de atração, aquisição e retenção sejam direcionadas ao ICP. Ou seja, o seu cliente ideal, aquele pode gerar oprtunidades de receita recorrente.
2- Investir em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em entregar materiais educativos ou informativos que agregam conhecimento e valor à persona, ao ICP e público-alvo.
Geralmente esses conteúdos são publicados no site da empresa, na aba “blog”, com o intuito de atrair mais visitantes para a página e transformá-los em potenciais clientes.
Hoje, as marcas que aparecem de forma orgânica nas primeiras posições do Google — e que consequentemente são as mais lembradas — devem muito ao marketing de conteúdo.
Ou seja, publicar conteúdos para atrair potenciais clientes é uma estratégia de marketing de atração que transportadoras renomadas já estão utilizando. Se a sua empresa de transporte ainda não está utilizando essa ação, converse com nossa equipe, pois somos especialistas nesse tipo de estratégia!
3- Gerenciar as redes sociais
Na pesquisa encomendada pela LLYC também foi descoberto que os consumidores da América Latina colocam as redes sociais como uma das mídias mais influentes em uma decisão de compra.
Por isso, além de entregar conteúdos no blog (seguindo boas práticas de SEO), é fundamental que a empresa de transporte esteja presente, também, nas redes sociais.
Mas lembre-se: não basta só fazer um perfil comercial no Instagram ou Facebook e deixá-lo inativo. É preciso gerenciar o canal continuamente para mantê-lo interessante e com forte engajamento.
O time da Jokerman Belém oferece o serviço de gestão de redes sociais para os clientes. Saiba mais!
4- Trabalhar com cases de sucesso
Cases de sucesso são conteúdos ricos que trazem, no formato escrito, a experiência de outros clientes com a sua transportadora.
Compartilhar esse tipo de material no blog, no site e em redes sociais é uma estratégia de marketing para empresas de transporte muito importante para fortalecer a reputação da sua marca, e comprovar a qualidade dos produtos e serviços a outros potenciais clientes.
5- Investir em anúncios pagos
Os investimentos em anúncios pagos podem acelerar os resultados das estratégias de marketing, visto que os conteúdos passam a ser direcionados para as pessoas que compartilham os mesmos interesses da sua persona, e a página da empresa fica melhor posicionada nos mecanismos de busca.
Hoje é possível investir em anúncios pagos tanto no Google como no Facebook, Instagram, Youtube, dentre outros canais.
6- Ter um site otimizado
A criação de um site profissional gera autoridade, atrai novos clientes e contribui para sua transportadora aparecer nas primeiras posições do Google.
Assim como a gestão de redes sociais, a Jokerman Belém também trabalha com a criação de sites otimizados e de altíssima qualidade, feitos para sua empresa captar mais clientes.
Confira alguns cases de empresas que criaram seus sites com a Jokerman Belem:
7- Apresentar os processos operacionais
Além dos cases de sucesso, existe outro tipo de estratégia de marketing para transportadora que pode ajudar a sua empresa a fortalecer a reputação e credibilidade: apresentar aos potenciais clientes todos os seus processos operacionais.
Quando as pessoas enxergam a forma de atuação da empresa, fica muito mais fácil para elas confiarem e entenderem como a sua marca pode ajudá-las a resolver um problema.
Investir em um plano de marketing para empresa de transporte pode elevar o potencial da sua marca e garantir retornos financeiros mais expressivos.
Saiba como construir uma estratégia de marketing assertiva com quem entende e domina o assunto. Fale com a equipe da Jokerman Belém!