A internet é um mundo vasto e os conteúdos são atualizados em uma piscada de olhos. Quando você se dá conta, muita coisa já passou. Então, como saber de tudo o que estão falando sobre a sua marca? Simples! Recorra às ferramentas de monitoramento das redes sociais.
São elas que captam as conversas e avisam quando o nome de sua empresa é mencionado, por exemplo, mesmo que ele não esteja marcado com hashtags ou arrobas.
Com elas, a sua equipe de redes sociais economiza tempo na análise de resultados e na produção de relatórios. E, para completar, essas ferramentas são capazes de extrair insights que guiam suas estratégias, melhorando a atuação da empresa na internet.
Neste post, confira a importância de usar ferramentas de monitoramento de redes sociais e saia na frente. Para isso, listamos 11 recomendações incríveis para você começar. Vamos lá?
Por que é importante fazer o monitoramento de redes sociais?
Quando falamos de marketing nas redes sociais, não podemos restringir a conversa apenas à produção de conteúdo. Existe um aspecto muito importante desse trabalho referente ao monitoramento dos canais sociais da sua marca, que pode trazer uma série de benefícios para a sua atuação nesse meio.
Veja, abaixo, os principais aspectos que mostram a importância de monitorar as redes sociais da sua empresa.
Análise de concorrência
Não basta acompanhar o seu próprio trabalho, já que também é fundamental que você veja o que outros players do seu mercado estão fazendo nas redes sociais. Isso é algo essencial para se antecipar em relação a determinadas estratégias e obter inspiração para as suas próprias ações ou, até mesmo, para aprender o que não fazer em determinadas situações.
Essa análise também pode ser periódica, possibilitando comparar a sua evolução ao longo do tempo em relação aos seus concorrentes. Trata-se de um parâmetro muito estratégico para medir o seu sucesso.
Planejamento e produção de conteúdo
Na busca pelo melhor conteúdo para engajar o seu público e alcançar os seus objetivos, a resposta pode estar em seus próprios resultados. Ao fazer o monitoramento de redes sociais, você pode obter insights de conteúdos bastante valiosos a partir do que a sua audiência curte, comenta e compartilha.
Esse monitoramento não precisa ser restrito aos seus próprios canais sociais, já que pode se estender ao resto desse ambiente, incluindo concorrentes, fontes de conteúdo relevantes e demais comunidades da internet.
Acompanhamento de tendências
É fundamental, para a sua atuação ser sempre estratégica, que você possa se antecipar em relação ao surgimento de tendências no ambiente digital. Esse é um cenário que muda bastante e um bom monitoramento de redes sociais pode ajudar muito a detectar essas movimentações.
Isso acontece por meio da análise do que é dito e compartilhado pela audiência que você deseja impactar. Também ajuda se você monitorar hashtags relevantes e tópicos relacionados à sua área de atuação.
Monitoramento das métricas certas
O trabalho de monitoramento de redes sociais é baseado em olhar para as métricas que mais consigam ajudar você a diagnosticar a atuação da sua marca nesse ambiente. Para isso, é fundamental que você olhe para os números certos, além de saber o que eles significam.
Por exemplo, engajamento significa o conjunto de comentários, compartilhamentos e menções que um conteúdo seu conquista nas redes sociais. Também é fundamental olhar o ROI das suas ações — o retorno de tudo o que foi investido na sua estratégia.
Para isso, é necessário definir objetivos mensuráveis para as suas campanhas, como o aumento de vendas em uma quantidade específica ou a ampliação da sua audiência.
Quais ferramentas de monitoramento de redes sociais utilizar?
Agora que você já sabe o valor de monitorar as redes sociais da sua empresa, resta saber quais ferramentas utilizar para isso. Afinal, a sua capacidade de obter bons resultados com esse tipo de análise depende diretamente dos recursos disponíveis nas soluções escolhidas para a sua empresa.
Conheça, a seguir, as 11 principais ferramentas de monitoramento de redes sociais que você precisa utilizar.
1. Facebook Insights
Ferramenta específica para o Facebook, está disponível para todas as páginas criadas nele e fornece informações que podem ser usadas nas estratégias da empresa. Alguns exemplos são a localização, a faixa etária e o gênero da audiência.
Você pode descobrir, também, qual o alcance da sua página, tanto em posts pagos quanto em orgânicos, a evolução das curtidas e o envolvimento dos usuários com a publicação.
2. Quintly
Tendo em vista a importância do monitoramento de concorrentes, o Quintly é uma peça fundamental para a sua estratégia. Todo o funcionamento dele envolve comparações com outras marcas definidas por você.
Se você tem mais de um perfil corporativo no Facebook, o Quintly pode ser útil, já que permite o acompanhamento de até três páginas. Também é possível customizar a página inicial para acompanhar as métricas que forem mais interessantes para as suas estratégias de marketing.
3. Postgrain
Digamos que seu foco, no momento, seja o Instagram. Nesse caso, o Postgrain vai ajudá-lo na programação de postagens — podendo também compartilhar para Facebook e Twitter —, na criação de stories e em reposts.
A ferramenta também possibilita a interação com seus seguidores, o monitoramento dos comentários, a montagem de um grupo de hashtags para suas publicações por conta e segmento e análises de dados pela plataforma.
4. mLabs
Com o mLabs, é possível gerenciar todas as suas contas de redes sociais. Além disso, você consegue compartilhar relatórios de desempenho e inserir quantas pessoas quiser em funções administrativas, sem nenhum custo adicional.
Você é capaz de monitorar seus concorrentes e agendar posts em todas as redes: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest, WordPress e, agora, até disparos em WhatsApp Business — isso tudo com o auxílio de um calendário interativo, semelhante à agenda do Google.
5. Kred
Parte da sua estratégia de monitoramento de redes sociais deve envolver a análise e o ranking da influência de determinados integrantes da sua audiência. O entendimento desse aspecto possibilitará encontrar possíveis novos influenciadores em seu público para ações direcionadas que podem gerar ótimos resultados para você.
É por isso que você deve considerar o uso de ferramentas, como o Kred. Ele possibilita identificar o seu público mais fiel, usar tags e mensurar a audiência particular que essas pessoas comandam nas redes sociais.
6. Keyhole
Nem só de menções a marcas vivem os monitoramentos de redes sociais. Palavras-chave, essenciais para atingir seu público-alvo, também podem (e devem) ser monitoradas.
Uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais que dão uma mão nisso é a Keyhole. Ela rastreia as palavras relacionadas ao seu negócio — até mesmo hashtags. Assim, você consegue acompanhar o que está sendo dito sobre um determinado assunto e saber todas as novidades.
7. Mention
O Mention, em oposição as ferramentas de monitoramento de redes sociais já citadas aqui, é exclusivamente direcionada para o trabalho de monitoramento. Com ela, você consegue monitorar sua marca, suas campanhas, seus concorrentes e as tendências do seu setor online.
Além disso, pode responder a todas as interações do Facebook, Twitter e Instagram do seu negócio. O Mention tem um plano gratuito que faz o monitoramento de até 250 citações de 3 perfis sociais e mais três alternativas com mais recursos liberados e pagamento feito mensalmente.
8. Hootsuite
O Hootsuite é uma ferramenta muito completa de monitoramento de redes sociais. Com ela, é possível postar e programar posts em várias redes e também fazer o monitoramento dos seus progressos e seus investimentos. Essa é uma das soluções inseridas na plataforma de marketing digital da organização que também apresenta ferramenta de análise, agendamento e curadoria de conteúdo.
Com a Hootsuite você fica por dentro de tudo que ocorre nos perfis da sua marca. Você pode responder comentários, fazer o monitoramento de ocorrências de palavra-chave, segmentar as interações em abas para ter uma visualização melhor das informações, etc.
A ferramenta disponibiliza suporte para as seguintes redes sociais:
- Instagram;
- Facebook;
- LinkedIn;
- YouTube;
- Pinterest;
- Twitter.
Existem algumas opções de planos com 30 dias grátis para teste:
- professional: custa US$ 19 mensais e podem ser inseridos até 10 perfis;
- plano team: US$ 99 mensais para adicionar até 20 perfis sociais e ter 3 usuários de acesso;
- o plano enterprise: preço e recursos personalizados sob consulta.
9. Sprout Social
O Sprout Social é uma ótima ferramenta que disponibiliza mais soluções além de monitorar as redes sociais, assim como o Hootsuite. A interface do programa agrupa todas as informações necessárias em um único painel mostrando tarefas, mensagens, relatórios, feed de notícias e publicações agendadas.
As mensagens diretas e menções podem ser visualizadas separadamente e também é possível fazer uma pesquisa por palavra-chave para achar referências mais antigas. As redes sociais disponíveis incluem: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Pinterest.
O Sprout apresenta três planos com pagamento feito por mês:
- standard: US$ 99 mensais com até 5 perfis;
- professional: US$ 149 com até 10 perfis;
- advanced: US$ 249 com até 10 perfis.
10. Buffer Reply
O Buffer Reply é uma excelente ferramenta de monitoramento que auxilia na organização, fazendo uma separação por mídia das mensagens dos usuários. Com ela, é possível interagir com eles, além de resolver gargalos e solicitações dos clientes para viabilizar uma experiência de qualidade a eles.
A ferramenta suportada o monitoramento do Facebook, Instagram e Twitter. O Buffer Replay disponibiliza dois planos, com teste gratuito de 14 dias:
- pro: US$ 50 por mês para 1 conta social e 1 usuário;
- business: US$ 225 por mês, sem limite de contas sociais e de usuários.
11. Twitter Counter
A twitter counter é utilizada para rastrear estatísticas do Twitter. Com ela, é possível acompanhar milhares de usuários e estatísticas próprias. Inclusive, você consegue incluir botões e widgets a blogs, sites e perfis de redes sociais.
Você também consegue visualizar retweets, comentários e dados antigos e atuais. Além disso, é possível adicionar inúmeras contas para acompanhar todas elas em um único lugar. A ferramenta possibilita criar gráficos personalizados e relatórios que também podem ser baixados em formato PDF.
Então, deu para entender que a gestão de mídias vai muito além de criar páginas e divulgá-las? Vale lembrar que todas essas ferramentas de monitoramento das redes sociais são bastante úteis, desde que usadas corretamente.
Agora que você conheceu as melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais, aproveite para ler também “3 coisas que você precisa saber consultoria em redes sociais” e fique por dentro do assunto!