Procurando estratégias de marketing para agência de viagens que realmente funcionem? Neste artigo, vamos contar 5 segredos que vão ajudar sua empresa a atrair mais clientes e aumentar seu potencial de geração de receita.
Como atrair clientes para a agência de turismo? Como divulgar pacotes de viagens atrativos e diferenciados? Quais ações de marketing aplicar para superar os concorrentes? O que postar no Instagram de uma agência de viagens? Se você já se fez alguma dessas perguntas, esse post é pra você!
De acordo com pesquisa da TRVL Lab, 50% dos consumidores consideram as agências de turismo imprescindíveis ao planejar suas viagens. Outro estudo, realizado pelo principal buscador de passagens do mundo, o Kayak, revela que em 2023 houve um aumento expressivo na busca por passagens aéreas.
Tendo em mente esses dados, é momento das agências reforçarem as suas ações de marketing para atrair mais clientes.
Mas se considerarmos nossa região em específico, vale lembrar que a COP 30 em Belém tende a aumentar ainda mais a procura por passagens e hospedagens. Pessoas de diferentes lugares do mundo estarão se preparando para vir para Belém e é fundamental iniciar suas estratégias de marketing o quanto antes.
No artigo de hoje apresentamos os 5 segredos de marketing para agências de viagens se destacarem. Acompanhe!
Quais são os desafios que as agências de turismo enfrentam
Assim como qualquer outro modelo de negócio, as agências de turismo também enfrentam desafios e obstáculos. Os principais, e que costumam gerar mais problemas, são:
a) Concorrência online
A possibilidade de pesquisar ofertas a partir de um smartphone, tablet ou notebook fez com que muitas agências novas surgissem na internet. Isso tornou o ambiente digital bastante competitivo, impactando as empresas que possuem lojas físicas e não fazem um bom trabalho de divulgação online.
b) Dificuldade em personalizar a experiência do viajante
Cada pessoa possui necessidades únicas e, durante uma viagem, esse consumidor espera vivenciar experiências que condizem com seus desejos e particularidades. O desafio é conseguir entregar o diferencial que esse cliente espera e aprimorar ao máximo sua experiência.
c) Mudanças no comportamento do consumidor
Atualmente, muitas pessoas têm elaborado roteiros e programado viagens sozinhas, sem o suporte de profissionais especializados. Isso abriu margem para as agências de turismo competirem, também, com a própria independência do consumidor.
Por este motivo, é interessante mostrar com clareza o quanto sua agência de viagens pode oferecer comodidade e segurança para que o cliente tenha uma viagem tranquila e satisfatória. Já pensou nisso?
d) Insegurança no mercado
Eventos externos, que impactam a segurança e a economia global, também podem se tornar um problema para as agências, uma vez que a venda de pacotes e o interesse do público-alvo em viajar para certos destinos acabou diminuindo.
Por isso, é preciso estar atento e constantemente encontrar outras boas opções de lugares para oferecer aos clientes. Porém, de nada adianta ter excelentes opções, se poucas pessoas sabem disso. Aqui entra a importância de ter uma estratégia de marketing para agência de viagens que seja realmente eficiente.
Como crescer sua agência de turismo com estratégias de marketing
Embora a concorrência online, insegurança no mercado, dificuldade em melhorar a experiência do viajante e a mudança no comportamento sejam pontos realmente desafiadores, é possível superar todas essas barreiras a partir do marketing.
O marketing para agência de viagens engloba um conjunto de estratégias, técnicas e ações que, se aplicadas corretamente, ajudam as agências de turismo a:
- – Aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca;
- – Atrair e reter novos clientes;
- – Potencializar as vendas e o aumento da receita;
- – Garantir um posicionamento mais competitivo;
- – Desenvolver e fortalecer a relação com os consumidores;
- – Melhorar a comunicação com o público-alvo.
Além disso, vale lembrar que as ações de marketing também são responsáveis por tornar o trabalho das agências muito mais leve, pois a atração e a prospecção de novos potenciais clientes — que antes dependiam do esforço dos sócios ou colaboradores — ocorrem quase de forma automática!
5 ações eficientes de marketing para agência de viagens
Existem diferentes tipos de estratégias de marketing para agências de viagens que podem ser aplicadas, mas isso não significa que a sua empresa precisa investir em todas elas. Antes de começar, certifique-se qual opção melhor atende o seu momento (nós podemos ter ajudar nisso!).
Abaixo, listamos aquelas que consideramos as mais importantes e que vão entregar, de fato, resultados sólidos. Confira!
1- Gestão de redes sociais e site
Segundo uma pesquisa do All INN em parceria com a Opinion Box, 75% dos consumidores utilizam as redes sociais para buscar produtos e serviços, e 74% costumam utilizar o Instagram, Facebook e outras redes sociais para fazerem compras.
Outro estudo, desta vez realizado entre o Buscar ID e Opinion Box, mostra que os navegadores de busca, como o Google, Safari e Yahoo, são a principal fonte de pesquisa dos consumidores durante a fase de conscientização da jornada de compra.
Esses dados salientam a importância de ter um site otimizado e gerenciar as redes sociais da agência, primeiramente para ela ser encontrada mais facilmente, e segundo para:
- – Poder ofertar todos os pacotes;
- – Apresentar cases de sucesso e feedbacks de outros clientes;
- – Melhorar a experiência de navegação;
- – Estreitar o relacionamento com os consumidores;
- – Construir mais autoridade e reputação.
A Jokerman Belém trabalha com marketing para agência de viagens e oferece serviços especializados em:
- – Criação de sites;
- – Planejamento de marketing digital;
- – Criação de logotipos e identidade visual;
- – Treinamento em gestão de mídias sociais
Treinamento de marketing para agência de viagens: clique aqui e assista o vídeo com depoimento da cliente Edilene Araujo (Kayré Experiências) sobre o treinamento em gestão de mídias sociais ministrado pela equipe Jokerman Belém e os resultados que ela vem obtendo.
2- Marketing de conteúdo e SEO
O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em entregar materiais educativos e informativos para as pessoas.
Quando os conteúdos são escritos com qualidade e seguem as boas práticas de SEO (sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), a empresa consegue conquistar posições mais elevadas no Google e, com isso, atrair potenciais clientes que estão buscando pelos serviços que ela oferece.
Além disso, é importante dizer que o marketing de conteúdo também ajuda na construção de autoridade da marca, uma vez que os materiais transmitem o conhecimento e a experiência da empresa no seu nicho de atuação.
3- Disparo de newsletters
Newsletters são boletins informativos que costumam entregar novidades, promoções e ofertas personalizadas aos clientes. Esses boletins são disparados para os e-mails cadastrados na base de dados da empresa, de usuários que se mostraram interessados em interagir com a marca e receber informações.
Em estudo, a DMA Insight aponta que o e-mail é, ainda, o canal de comunicação favorito entre os consumidores, por isso a importância da agência de viagens apostar nele.
- – 57% disseram preferir receber e-mails para interagir na pré-venda e no pós-venda;
- – 48% gostam de ser atendidos por meio desse canal.
4- Anúncios pagos
Investir em anúncios pagos é uma estratégia que pode acelerar o processo de atração e prospecção de clientes. A partir da configuração do anúncio, a sua agência de viagens pode direcionar as publicações de ofertas para uma região específica, segmentar clientes com base no perfil da persona e acompanhar os resultados a partir de indicadores.
Embora os anúncios pagos não sejam uma obrigatoriedade, é interessante usá-los como ferramentas para obter um ROI mais rápido sobre as ações de marketing.
5- Parcerias
Por último, temos a estratégia de formar parcerias com outras empresas do segmento e potenciais influenciadores.
Sua agência de turismo pode, por exemplo, usar essas parcerias para personalizar os pacotes de viagens — oferecendo estadias em hotéis específicos e entregando ingressos para eventos —, ou contatar pessoas influentes na internet, e que viajam muito, para alcançar mais público e entregar cupons exclusivos de descontos.
A Jokerman Belém é a agência de marketing especializada em treinar empreendedores e construir estratégias para atração e retenção de clientes.
Se você não sabe como atrair clientes para agência de turismo, como divulgar um pacote de viagens ou o que postar no Instagram de agência de viagens, entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar!