Empresas B2B ou business to business são aquelas que praticam negócios entre si, ou seja, é quando empresa atende empresa.
Sabendo disso, é facilmente compreendido que a forma de abordagem deve ser diferenciada e exigente. E o Marketing de Conteúdo é a ferramenta certa para você ofertar informações contundentes sobre o seu produto e captar consumidores no meio empresarial.
E aplicar uma abordagem inteligente fará total diferença no impacto que causará no mercado e no fortalecimento da marca, além de torná-la uma referência no segmento.
Nosso papo de hoje é sobre isso, como o Marketing de Conteúdo pode agregar ainda mais valor ao seu negócio, sendo fator contribuinte para conquistar clientes em diversos canais.
Boa leitura!
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O que é Marketing de Conteúdo para empresas B2B?
Sabemos que uma boa estratégia para atrair clientes deve estar voltada para conquistar a sua confiança e reter sua atenção à mensagem que a sua empresa quer transmitir.
Com a velocidade da internet, conseguir fazer com que as pessoas parem para consumir um conteúdo não é tarefa fácil, porém não é impossível!
Por isso, o Marketing voltado para o relacionamento e atração se baseia no fornecimento de informações de qualidade, eficazes para mudar a percepção sobre a sua empresa e influenciar na decisão de compra.
Como objetivo e resultado, acontece o fortalecimento da marca no meio digital por meio da entrega de conteúdos pertinentes e realmente aplicáveis ao seu negócio.
O Marketing de Conteúdo é um dos pilares mais expressivos do Inbound Marketing. Seu foco está em aplicar estratégias de conexão com a entrega de informações qualitativas em sites, e-mails, redes sociais etc.
Direcionando especificamente para o business to business, os conteúdos ricos atuam como promotores de leads de qualidade, demonstrando à sua audiência toda a sua autoridade no segmento de atuação e sua contribuição efetiva para soluções de problemas.
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Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo para empresas B2B?
A estratégia de gerar conteúdo enriquecido de informações que alcancem diretamente as dores, dúvidas e soluções de seus clientes é injetar novas oportunidades de negócios para a sua empresa.
Com isso, é aberto um leque de possibilidades, educando o mercado para o seu negócio.
O que você acredita que chamaria mais a atenção de seu cliente: um anúncio ou um artigo que informe a usabilidade de seu produto na prática?
Os conteúdos relevantes que tanto falamos não se tratam de resenhas dos seus produtos ou serviços, mas, sim, de usar de criatividade para elaborar posts, artigos e outros tipos de materiais que mostrem a solução que você oferta de uma forma mais ampla.
Entenda, que no mundo B2B os clientes já conhecem o que precisam, já tem definida a sua necessidade e buscam na internet colher dados de empresas capacitadas para isso.
No mercado b2b os esforços são dirigidos para a relação entre empresas e no alcance de clientes neste meio, pois a metodologia de comunicação com os clientes profissionais é diferente com os consumidores finais.
Os clientes profissionais possuem maior orientação quanto ao mercado e não se convencem com facilidade, por isso o empenho de seu negócio em conquistar essa fração do público deve ser bem direcionado.
Até porque por já saberem exatamente o que querem e possuírem expectativas elevadas quanto a isso, esperam que você supere seus anseios.
Conhecer profundamente a sua persona será um grande diferencial na sua estratégia de conquistar clientes, somente dessa forma você saberá o que é conveniente oferecer, em qual momento e como apresentar o seu produto.
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Como as redes sociais podem ser utilizadas a favor do B2B?
As plataformas sociais como o Facebook, Instagram, LinkedIn e outras se tornaram um ambiente propício para negócios, inclusive entre empresas como o B2B.
São verdadeiras vitrines que expõem as marcas de uma forma diferente e dinâmica, é lá que seus clientes vão procurar saber o quanto você domina aquilo que oferece, como se dá a sua atuação no mercado e por que você é a melhor opção.
Agora me diz, como você tem preparado a sua vitrine nas redes sociais? E mais, como está a sua estratégia para crescer no Instagram?
Inclusive, recomendamos a leitura do artigo que fizemos sobre a contribuição do Instagram no segmento b2b.
Todo conteúdo produzido em qualquer meio digital será para quebrar objeções que os clientes possam ter sobre o seu negócio, e essa comunicação assertiva age na entrega daquilo que eles querem saber e até além disso.
Se você estiver enfrentando dificuldades para conquistar clientes, investir em Marketing de Conteúdo é a solução para a maioria de seus problemas.
Imagine um dominó, em que cada peça desse jogo é um medo, uma dúvida, uma expectativa de seu cliente e, a cada conteúdo alinhado à sua metodologia de comunicação, uma peça é derrubada, e isso acontece sucessivamente até a efetivação da venda.
Sabemos que o caminho percorrido na jornada de compra business to business é mais longo. Ele precisa de maior entrega e com qualidade suficiente para convencer essa clientela exigente e com olhar aguçado sobre as técnicas de atração.
Focar em eliminar objeções e aumentar a confiança é a tática mais acertada a se adotar para empresas B2B que optam pelo Marketing de Conteúdo como meio de comunicação e relacionamento com seus clientes.
A sua mensagem deve ser transmitida de maneira objetiva para que os clientes empresariais saibam para o que o seu produto não se aplica e qual a sua finalidade de fato.
Essas informações acompanham os possíveis clientes pela jornada de compra, entendendo que a cada fase a entrega de conteúdo deve estar alinhada às expectativas e necessidades desse público.
É importante que você entenda definitivamente que os conteúdos gerados vão atrair visitantes para suas páginas na internet, mas também influenciar a decisão de compra devido à sua capacidade de aproximar quem procura de quem oferta.
Por fim, o que você precisa guardar na mente e aplicar na sua estratégia de conquistar clientes no segmento b2b é que o conteúdo de qualidade transformará informações em conexões entre você e sua audiência.
A Jokerman também atua como apoiadora das empresas B2B, tanto no que se refere ao Marketing de Conteúdo quanto outras possibilidades. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.