Fazer vendas recorrentes é uma forma estratégica de manter saudável o caixa da sua empresa, já que é possível projetar os rendimentos em médio e em curto prazos. Mas para tanto, é preciso ter um plano de ação, ou seja, entender como conquistar e fidelizar os clientes.
Ficou interessando e quer saber mais sobre como conseguir vendas recorrentes? Então, continue a leitura para saber como implantar essa estratégia no seu negócio.
O que são vendas recorrentes?
Venda recorrente é toda venda de produto ou serviço que você consegue fazer mais de uma vez, em um período constante — que pode ser mensal, semestral ou anual — de acordo com o modelo do seu negócio.
Para tanto, é preciso conquistar e fidelizar os clientes, para que eles mantenham a constância nas compras do que é oferecido pela sua empresa.
O que pode ser considerado vendas recorrentes?
As vendas recorrentes servem para todo tipo de negócio. Trata-se de assinaturas, planos, contratos e outras formas que garantam para o empreendimento um faturamento constante em determinado período.
A venda corrente pode ser uma estratégia usada por empresas de todos os segmentos, como indústrias, varejos, empresas de educação e serviços. No caso do varejo, a venda recorrente é uma ótima estratégia para garantir a rotatividade das mercadorias, assegurando a sustentabilidade financeira do negócio.
Quando falamos do segmento da saúde, por exemplo, as vendas recorrentes podem ser feitas a partir do acompanhamento do estado de saúde do paciente.
A depender do quadro clínico e dos exames agregados (radiologia, ultrassom, exames de sangue), é possível agendar retornos para acompanhar a evolução do quadro.
Além disso, parcerias com outras clínicas, consultórios, hospitais, convênios médicos e planos de saúde podem ser uma boa estratégia para se conquistar vendas recorrentes por meio de novas consultas e rotinas de acompanhamento.
Como se planejar para ter vendas recorrentes?
Para conquistar vendas de acordo com a periodicidade ideal, você precisa se preparar e ter um planejamento para isso. Veja a seguir como conquistar vendas recorrentes!
Identifique as necessidades dos seus clientes
Qual é a questão que seu cliente precisa resolver? Tenha essa pergunta em mente e, a partir dela, ofereça as soluções.
Em uma clínica de radiologia, por exemplo, é bem interessante ter serviços de consulta a ortopedistas e outras especialidades. Serviços de ultrassonografia, imobilização e venda de produtos ortopédicos, além de aumentar o ticket médio das suas vendas, oferecem mais comodidade e conforto para o seu consumidor.
Padronize processos
A organização de um consultório ou de clínica de saúde é primordial para conferir mais credibilidade ao seu público-alvo, sendo indispensável para formar uma imagem de local de excelência no atendimento médico.
Por isso, tenha processos de qualidade e padronizados para gerar valor ao seu cliente. Isso ainda ajuda a chamar a atenção de todos os seus públicos de relacionamento e colabora para a produtividade da sua operação.
Com processos estruturados, você consegue gerar valor para quem consome seus serviços e produtos, e a tendência é que as pessoas os comprem mais vezes.
Acompanhe as ações de venda recorrente e os resultados
Muitas pessoas esquecem de mensurar os resultados de suas ações. Isso é importante para você corrigir rotas ou mesmo reformular todo o seu planejamento, a fim de conquistar os resultados almejados.
Isso também ajuda a melhorar os processos e gerar mais valor para o seu cliente, fator fundamental para fidelizá-lo.
Como vimos ao longo desta leitura, a venda recorrente é fundamental para que você tenha uma visão em médio e em longo prazo do faturamento do seu negócio, garantindo a sustentabilidade do empreendimento.
Para tanto, é preciso identificar quais são os problemas que seus clientes buscam resolver e agregar serviços e produtos de modo a facilitar a rotina deles. Assim, um bom planejamento é fundamental para garantir vendas bem-sucedidas. Ao final, você conseguirá fidelizá-lo, o que garante as vendas recorrentes.
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