Se você está procurando se posicionar assertivamente no mercado e no ambiente virtual para garantir uma margem de êxito superior, você precisa saber mais sobre a análise SWOT.
Utilizamos a Análise SWOT ou FOFA quando é preciso decidir algo na empresa e, para isso, avalia-se todas as possibilidades e cenários possíveis.
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O que é análise SWOT para empresas?
Análise SWOT é a abreviação das siglas em inglês: S (strengths), W (weaknesses), O (opportunities) e T (threats) – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente.
Em nosso bom português, a expressão pode ser traduzida análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).
Trata-se de uma ferramenta muito utilizada por empresas para 3 momentos específicos:
- • Quando pretende-se adentrar o mercado;
- • Para a apresentação de novo projeto/produto;
- • Quando há intenção de expansão.
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Durante o planejamento estratégico é preciso detectar, analisar e agir de acordo com fatores internos e externos à empresa que podem exercer influência quanto ao projeto.
Não importa o seu nicho de atuação no mercado, a análise SWOT contribui para que as tomadas de decisões sejam embasadas na realidade que a sua empresa está inserida, gerando resultados reais e coerentes.
Também se aplica a qualquer fase que o seu negócio esteja vivenciando, inclusive, a recomendação é que a análise seja feita com periodicidade para assegurar que as ações realizadas permanecem em conformidade com o cenário analisado.
Além disso, a análise também pode ser feita para projetos pessoais.
Estrutura da análise SWOT
Como já vimos anteriormente, o SWOT gera uma visão completa do seu negócio e engloba tanto quesitos internos, quanto externos. Para obter dados assertivos, é preciso preencher a matriz sem filtro e com total sinceridade. Lembre-se, é o futuro da sua empresa que está em jogo.
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Ambiente interno
É hora de olhar para dentro da “casa”, entender mais sobre a performance e capacidade da equipe, o poder de alcance da marca e conhecer a fundo seu produto ou serviço.
Os quadrantes de forças e fraquezas correspondem a tudo que pode ser considerado positivo ou negativo ao seu negócio:
Forças – Aqui, nós vamos tratar da competitividade propriamente dita e tudo que pode ser utilizado para fortalecer a relação empresa e consumidor.
Fraquezas – Seja transparente e considere tudo que pode ser visto como algo negativo para a clientela, a ponto de impedir que estes se relacionem com a sua marca.
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Ambiente externo
Nesse caso, a análise se volta para fatores que fogem do seu controle, como por exemplo, a realidade sociopolítica, economia, assuntos sociais e outros.
É necessário se atentar às ações de seus concorrentes, preços de mercado, meios de distribuição, tecnologias favoráveis etc.
Oportunidades – Trata-se de situações, insights externos e qualquer outra brecha favorável ao seu empreendimento e ao seu público.
Ameaças – É o oposto das oportunidades, ou seja, tudo que pode comprometer a vantagem competitiva da empresa.
Confira a tabela abaixo:
Os quadrantes de cima falam sobre o ambiente interno de sua empresa e os de baixo retratam o externo. A coluna da esquerda revela os pontos fortes e a da direita, os negativos.
Portanto, a Análise FOFA pode ser resumida da seguinte forma:
- • Positivo e interno: forças;
- • Positivo e externo: oportunidades;
- • Negativo e interno: fraquezas;
- • Negativo e externo: ameaças.
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Por que utilizar a matriz SWOT no planejamento estratégico?
Quando uma ação é planejada, suas chances de dar certo são bem maiores se comparadas a algo feito sem cuidado prévio.
A análise SWOT ou FOFA faz exatamente isso, pois ao considerar os fatores que podem interferir em seu negócio, seja a curto ou longo prazo, você conseguirá direcionar suas ações e estratégias com mais assertividade.
A análise nada mais é que uma espécie de sondagem que contempla todos os pontos fortes e fracos, identificando qual o melhor momento de agir, detectando oportunidades e orientando ações.
Benefícios da análise SWOT
Além dos benefícios já apresentados aqui, como a possibilidade de enxergar sua empresa como um todo, a FOFA também pode lhe trazer vários outros ganhos.
Benefícios
- • Maior conhecimento sobre o mercado;
- • Mais segurança para tomadas de decisões;
- • Mapeamento de riscos e oportunidades;
- • Análise de concorrentes;
- • Posicionamento estratégico;
- • Melhor distribuição de tarefas a equipe;
- • Aprimoramento do fluxo interno;
- • Assimilação efetiva de problemas e soluções;
- • Capacidade de inovação;
- • Antecipação de ações;
- • Correções e melhorias em tempo hábil.
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Como fazer a análise SWOT?
Agora que você já conhece a análise SWOT e percebeu sua importância para a longevidade de uma empresa, vamos ao que interessa! Veja o passo a passo de como fazê-la.
1 – Defina o objeto de estudo: Antes de qualquer coisa, responda: o que você pretende analisar? Seria a marca? Uma localidade específica? Um novo produto ou serviço?
2 – Colete informações: Não se contente somente com a sua opinião. O ideal é obter visões de todos os colaboradores da empresa e, se possível, de clientes também. Quanto mais informações você reunir, melhor.
3 – Registre todos os insights: Várias ideias e percepções virão à tona após a reunião. Lembre-se de registrar tudo o que foi dito e organize as informações de forma objetiva e acessível para que a mensagem seja passada com clareza.
4 – Apontamentos: É importante que toda e qualquer ideia discutida seja levada em consideração, pois ao partir de um ponto, vários outros insights similares podem surgir.
5 – Mão na massa: Com as informações devidamente organizadas, chegou a hora de pôr o plano em prática e montar a matriz. Coloque as observações em seus respectivos quadrantes e, ao finalizar, faça uma análise geral sobre todos os pontos mapeados.
Para finalizar, aqui vai uma ressalva importante: as informações obtidas devem ser encaradas como uma oportunidade valiosa de aprimorar a gestão empresarial do seu empreendimento.
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