Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre consultoria em marketing digital

A consultoria em marketing digital é especialmente importante porque vivemos um estágio único da Transformação Digital. Conforme as mudanças em curso avançam, toda empresa precisa encontrar o seu lugar nesse novo ambiente.

Quem, nesse cenário, não se perguntou se sua profissão continuará existindo no futuro? Qual negócio pode deixar “o barco correr” e esperar um resultado positivo no final? Quantas “quedas” aguardam no caminho?

Essas não são perguntas de respostas fáceis. Nem é objetivo da maioria dos trabalhos de consultoria respondê-las prontamente. Contudo, toda empresa precisa estruturar adequadamente suas iniciativas digitais como forma de se preparar para os cenários futuros.

Ainda assim, as organizações atuam em quadros situacionais diferenciados e têm necessidades bastante específicas. Cada uma tem sua hora ideal, sua capacidade de investimento, suas prioridades e emergências. Diante dessa dinâmica de contextos diversificados, há muito para refletirmos sobre o papel da consultoria no sucesso do seu negócio.

Continue a leitura e reflita conosco. Ao final, terá uma excelente perspectiva dos ganhos que uma consultoria pode oferecer e dos riscos de protelar essa decisão além do limite suportável. Confira!

Afinal, para que serve uma consultoria em marketing digital?

Antes de continuar, saiba que sempre que mencionarmos a palavra “consultoria” estaremos nos referindo ao termo “consultoria de marketing digital”. Assim, conseguimos desenvolver um conteúdo mais objetivo.

Feita essa ressalva, podemos afirmar que uma consultoria ou consultor, oferece uma orientação técnica para a execução de diferentes atividades e, no caso em questão, especificamente para a gestão estratégica do marketing digital.

Os objetivos de um trabalho de consultoria podem variar de acordo com a situação e a necessidade da empresa, mas o normal é que ele siga uma metodologia elaborada e testada para aprimorar a gestão do marketing digital.

Esse método será descrito mais detalhadamente no decorrer do texto, mas basicamente envolve diagnóstico, elaboração de um plano, acompanhamento de execução e uma reavaliação final. Muitas vezes, esses programas incluem capacitações.

Desse modo, a consultoria não apenas melhora a gestão da área como também permite que a equipe absorva conhecimento, ou seja, há uma troca, uma transmissão de informação técnica dos consultores para a equipe.

Consultoria, agência e assessoria: quais são as diferenças?

É preciso compreender que uma consultoria é um trabalho de orientação. Isso significa que a empresa contratada não executa as atividades de marketing digital para a contratante, da forma que uma agência desenvolve atividades como a produção de conteúdo para as redes sociais.

Tampouco é indicado que uma consultoria faça esse tipo de tarefa, pois uma vantagem desse serviço é justamente assumir um olhar externo em relação aos problemas e dificuldades da empresa. Quando ela se integra ao processo operacional, corre o risco de ser aprisionada pelos processos. Vejamos isso de outro modo para não deixar dúvida.

Imagine um caso bastante simples de um vício elementar em um processo de e-mail marketing. No lugar de automatizar uma tarefa padrão, os envolvidos precisam resolver o problema de imediato e encontram uma maneira rápida de enviá-lo manualmente.

Quando um consultor percebe essa falha, elabora um modo de solucionar o engano de forma definitiva, para que a equipe possa se focar em ações mais estratégicas. Mas se, ao contrário disso, envolver-se com a execução, pode sofrer pressão para adotar a mesma atitude da equipe.

Uma analogia comum para exemplificar isso é a do bombeiro, que atua apagando incêndios, enquanto o consultor de segurança alerta sobre procedimentos que podem evitá-los.

Outra característica da consultoria é que ela tem começo, meio e fim. Desse aspecto, ela se diferencia de uma assessoria, que se define como um trabalho permanente de orientação. Um exemplo bom é o de um assessor de segurança do trabalho, que está sempre disponível para auxiliar em contratações, demissões e no dia a dia da empresa.

Portanto, podemos definir objetivamente cada um dos serviços do seguinte modo:

  • agência digital: empresa contratada para terceirizar tarefas de marketing digital;
  • assessoria em marketing digital: assessoria permanente para o setor;
  • consultoria em marketing digital: trabalho de orientação executado com metodologia elaborada para aprimorar a execução dos processos, práticas e estratégias envolvidas.

Quais os passos de uma consultoria em marketing digital?

Em nosso trabalho voltado ao fomento e aprimoramento do marketing digital em Belém, desenvolvemos várias metodologias, cada uma voltada para objetivos e necessidades especificas que encontramos nas empresas.

Nesse portfólio de serviços, a consultoria é o que entre eles, oferece uma abordagem mais holística e estratégica. De forma simplificada, podemos dividir os processos em algumas etapas. Acompanhe!

Diagnóstico

O primeiro passo nessa direção é entender o negócio, levantar os gargalos e buscar as oportunidades. O modo de conseguir essas informações prévias é a aplicação de um diagnóstico elaborado com base nas boas práticas de marketing digital.

Ele permite saber exatamente o que não funciona com a eficiência e a definição das prioridades de melhoria. Aliás, desde já, avisamos que você terá uma boa surpresa sobre essa avaliação. Basta continuar a leitura até o final.

Planejamento

Com base nessas informações, a equipe pode planejar e organizar uma lista de tarefas na forma de um cronograma, com o objetivo de incorporar o conhecimento necessário, estruturar os processos e, de modo geral, aprimorar a operação de marketing digital.

Acompanhamento e correções

Conforme o trabalho de consultoria avança, o consultor pode observar o que precisa ser agilizado, alterado ou reformulado. Ele não se envolve nesse monitoramento, mas orienta os gerentes sobre como fazer isso, de modo a garantir que eles possam continuar com as melhoras, mesmo depois de encerrado o trabalho de consultoria.

Quais são os benefícios de uma consultoria?

Os benefícios são variados e podem ocorrer em maior ou menor grau em cada caso. Com um diagnóstico específico sobre a situação atual da empresa, é possível determiná-los com maior precisão e até mensurá-los. Contudo, alguns deles são bastante comuns e fáceis de identificar. Vejamos!

Aprendizado

Um detalhe que não pode passar despercebido é que qualquer atividade nova demanda por aprendizado. Quando você monta uma equipe de marketing digital, por mais qualificada que ela seja, vai precisar de um período de adaptação no qual o conhecimento sobre a forma de atuação e estratégias será lentamente acumulado.

Em alguns casos, a empresa terá plenas condições de alcançar o mesmo patamar de excelência que a consultoria vai proporcionar. No entanto, é certo que ela vai demorar muito mais tempo se não tiver ajuda especializada.

Agilidade

A consultoria acelera o processo de modo impressionante e, em razão disso, pode sair muito caro protelar sua contratação. Imagine que a empresa melhore a conversão de leads em clientes em 20% com uma consultoria, quantos clientes ela perde para a concorrência, por mês, tentando alcançar essa melhora sozinha? Essa é uma conta que precisa ser feita.

Assim, podemos dizer que os ganhos de produtividade, lucratividade, competitividade e a transferência de competência técnica são os principais benefícios. Basicamente, a consultoria encurta o tempo gasto no processo de melhoria da empresa para entregar isso.

Visão geral do negócio

Além de obter uma visão externa sobre o negócio, a empresa que contrata uma consultoria consegue um levantamento sistêmico de sua operação, de suas estratégias, sobre o mercado e o cliente.

O método da consultoria vai assegurar um diagnóstico completo, o que favorece decisões mais acertadas e uma definição mais clara de prioridades. Isso não significa que não possa contratar trabalhos mais específicos, como o de consultoria em redes sociais ou de gerenciamento de sites, por exemplo.

Retorno alto de investimento

Se você já contratou uma consultoria, seja no setor financeiro ou em qualquer outra área, certamente pôde perceber uma melhora nos resultados, muitas vezes, na forma de economias pontuais, eliminação de desperdícios e aumento do controle que justificam o investimento.

A grande diferença de uma consultoria de marketing digital é que ela é muito mais focada em resultados. Isso não desmerece nenhum outro trabalho, apenas apresenta uma diferença pontual que costuma ser impactante.

Quando contratar uma consultoria em marketing digital?

Com vimos, protelar a contratação de uma consultoria pode trazer prejuízos para o negócio. Contudo, não adianta correr e iniciar o processo antes da hora. Em primeiro lugar, a empresa precisa estar disposta a receber orientação. É óbvio que um pouco de resistência costuma ser natural, e é atribuição de um bom consultor superar isso, mas existem limites para o que ele pode fazer se não encontrar abertura nas lideranças.

Dessa forma, o retorno será sempre superior se a empresa e os líderes estiverem preparados, com disposição para quebrar paradigmas e adotar práticas novas, que sejam mais eficientes.

Tenha em mente que a consultoria vai fornecer informações, dicas, sugestões e conhecimento, mas não terá autonomia para decidir. Além disso, será preciso dedicar atenção ao consultor e garantir a disponibilidade de tempo que ele precisa. Um projeto de consultoria que identifique uma oportunidade precisa ser executado com agilidade, ou a chance será perdida.

Isso não significa que você precise esperar o momento ideal, pois ele pode nunca chegar. Imprevistos ocorrem e acontecimentos diversos podem nos forçar a mudar a rotina planejada. A empresa precisa estar preparada para garantir que o projeto de consultoria será tratado com a importância devida.

Além disso, o trabalho costuma gerar um efeito mais significativo com equipes estruturadas. Times muito pequenos, incompletos ou terceirizados tendem a alcançar um resultado menos significativo. Isso não quer dizer que a consultoria deva ser descartada considerando apenas essa variável, mas sim que ela exerce sua influência.

Sendo assim, o melhor momento para contratar uma consultoria, especialmente a de marketing digital, é quando há necessidade de aprimorar uma estrutura mínima existente. Nesses casos, a empresa já viveu uma experiência inicial e percebe que um olhar externo, objetivos de aprimoramento definidos, uma boa metodologia e um compromisso forte de aprimoramento dos processos pode elevar a organização a um novo patamar de excelência.

Bons sinais para a contratação são:

  • índices de conversão baixos;
  • dificuldade de identificar gargalos nos processos de marketing;
  • falta de uma visão holística sobre a operação digital;
  • falta de integração entre as equipes de marketing e vendas;
  • baixo conhecimento sobre o seu público;
  • posicionamento insatisfatório da marca no ambiente digital;
  • processos desalinhados com a jornada do cliente;
  • indefinições em relação à experiência de compra;
  • taxas baixas de satisfação do consumidor;
  • solicitação de ajuda por parte da equipe;
  • necessidade de crescimento e aumento das vendas.

O que não esperar de uma consultoria?

Algumas confusões são bastante comuns quando contratamos consultoria. A primeira delas é esperar um milagre. Por mais que uma consultoria sirva para resolver dificuldades, não adianta contratar uma no setor financeiro, por exemplo, depois que a empresa entrou em situação falimentar, pois ela deveria ter sido usada para evitar o problema.

No caso do marketing digital não é diferente. Pode-se esperar excelentes resultados, mas eles são mais difíceis de obter no caso de uma marca que tenha acumulado eventos negativos ao ponto de comprometer a reputação no mercado.

É preferível contratar uma consultoria para ajudar na gestão da marca e evitar inconvenientes como depoimentos negativos. Assim, ela vai poder ajudar a empresa a colher elogios e propaganda positiva, no lugar de focar seus esforços em minimizar problemas.

Isso não significa que você não possa contratar uma consultoria em gestão de crises para resolver esse problema, nem que uma empresa em dificuldades não possa contar com advogados para orientar em um processo de concordata, por exemplo. Apenas são serviços diferentes do tema desta publicação.

Feita essa ressalva, outra confusão comum é esperar que a consultoria execute as atividades de rotina da empresa. O consultor não vai se recusar a faze isso por má vontade, mas porque isso prejudica o trabalho. É preciso entender que ele tem a função de orientar e transmitir o conhecimento e informação.

Enquanto sua equipe executa os trabalhos e o consultor os observa, ele levanta informações que servirão para transmitir feedback e para fazer um ajuste fino. Nesse exercício, as mudanças propostas são testadas, avaliadas e aprimoradas ainda mais.

Outro aspecto é esperar disponibilidade em tempo integral do consultor. A consultoria ocorre com base em uma metodologia e um cronograma. Respeitá-lo é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Se ele não for seguido, ocorrerão problemas e prejuízos.

Isso significa que, no dia e na hora marcada para cada reunião ou atividade com a participação do consultor, a equipe precisa estar disponível com as tarefas a ela atribuídas prontas. Um programa de consultoria é baseado em objetivos e metas. Por isso, os prazos são importantíssimos, bem como a definição de responsabilidades de cada participante.

Por fim, para levantar o que pode ganhar na prática com um trabalho de consultoria em marketing digital, o melhor é identificar os pontos sensíveis específicos do seu negócio que podem ser melhorados. Desse modo, saberá pontualmente o que pode esperar e, no mínimo, terá uma boa visão das suas prioridades de aprimoramento do setor.

Lembra-se da surpresa que mencionamos em um dos primeiros tópicos? Pois bem, é que essa possibilidade está a poucos cliques. Faça um diagnóstico gratuito, descubra o que pode melhorar no seu marketing digital e aumente os seus resultados!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress