Você sabe o que é transformação digital e como ela tem impactado as empresas? Se você não sabe ou tem dúvidas, não perca tempo, pois cada segundo que demorar a entender, pode significar um cliente perdido para a concorrência.
Para evitar que você perca espaço no mercado, mostraremos neste post o que é transformação digital e quais são os grandes aprendizados que ela deixa para os negócios.
Quer fazer seu negócio crescer? Então, veja agora porque a transformação digital é tão importante. Boa leitura!
O que é transformação digital?
A transformação digital é fruto das mudanças no comportamento do consumidor que faz com que a estrutura empresarial seja radicalmente modificada. Ou seja, as empresas precisam usar a tecnologia para melhorar o desempenho, alcançar melhor seu público-alvo e garantir que tenham resultados melhores.
Embora seja necessário investimento e treinamento, esse movimento não tem volta. As empresas que demorarem mais para entrarem nessa transformação terão mais dificuldade para crescerem e até mesmo continuar no mercado.
O que a transformação digital tem ensinado ao mundo corporativo?
Veja agora o legado que a transformação digital tem deixado para o mundo empresarial!
1. Melhora no relacionamento com o consumidor
Com a transformação digital, o consumidor está mais próximo da marca e interage com ela mais vezes. O cliente está pronto para ler conteúdo, fazer comentários, tirar dúvidas e compartilhar o que recebeu. Ou seja, é possível estar mais perto dos consumidores, o que é peça fundamental para que a satisfação deles seja maior.
2. Aumento da satisfação dos clientes
Com um relacionamento próximo, os consumidores sabem exatamente o que precisam e o que encontrarão com os serviços e produtos da sua empresa. Assim, a chance de ficarem desapontados será menor. Em todo caso, mesmo que enfrentem algum tipo de problema, a comunicação mais próxima fará com que a dificuldade dele seja resolvida.
3. Criação de novos cargos e funções
Com a transformação digital, mais cargos e funções precisaram ser criados. O atendimento que os usuários recebem nas mídias digitais não deve ser o mesmo dos outros canais. Aqui, os clientes querem ser respondidos de forma rápida e precisa.
Além disso, todos os dados que os clientes geram precisam ser lidos e interpretados. Assim, a empresa fará serviços que estejam mais conectados com a expectativa dos consumidores. Ou seja, é necessário ter analistas, administradores e atendentes que estejam conectados a essas mudanças.
4. Simplificação de processos
A transformação não implica em processos ainda mais burocráticos. Pelo contrário, ela garante que boa parte das tarefas sejam automatizadas, garantindo que o usuário receberá aquilo que procura, enquanto ele é encaminhado para etapas mais avançadas do processo de vendas.
Os colaboradores, por outro lado, ficam focados em elaborar estratégias, interpretar o que os dados mostram e convencer os contatos mais interessados a fazerem a aquisição dos produtos e serviços. Ou seja, os funcionários podem render mais e melhor.
5. Aumento da vantagem competitiva
As empresas que têm entendido a transformação digital são capazes de antecipar tendências. Isso quer dizer que elas são mais aptas a agradar seus consumidores e a proporcionar uma experiência melhor para eles.
6. Ampliação das oportunidades de vendas
A maior parte da população está conectada à Internet. Dessa forma, as empresas que têm estratégias bem definidas aumentam suas oportunidades de vendas, já que conseguem atrair ainda mais consumidores que tenham o perfil desejado.
A transformação digital nas empresas está só começando. Nos próximos anos, a Inteligência Artificial será ainda mais explorada, garantindo que os usuários recebam atendimentos menos complexos com maior velocidade e sem intervenção humana. A comunicação por vídeo deverá ter destaque ainda maior, bem como um relacionamento mais próximo aos consumidores.
E sua empresa, o que ela está fazendo para atrair e manter os consumidores? Comente agora mesmo este post e conte para a gente!