Pular para o conteúdo

Tráfego pago e tráfego orgânico: sabe qual é o melhor para sua empresa?

Tráfego pago ou tráfego orgânico? Você sabe os benefícios de cada estratégia e como escolher a melhor para o seu momento? 

Em terra de negócios digitais, quem reina é aquele que entende de tráfego orgânico e tráfego pago

“Por quê?”, você pergunta. Nós respondemos: Porque hoje, ter esse conhecimento faz uma diferença enorme na capacidade de alcançar o público-alvo e gerar conversão.

Mas o que é tráfego pago e tráfego orgânico? Qual é a melhor alternativa para a empresa que possui um orçamento mais enxuto?

O time da Jokerman Belém preparou esse conteúdo fresquinho para esclarecer essas e outras dúvidas. Confira! 😎

Diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico

Quando a nossa empresa possui um site ou blog, ela depende do número de acessos para ganhar visibilidade e aumentar o seu potencial de conversão de vendas. 

Esses acessos vêm a partir de diferentes fontes (redes sociais, motores de busca, entre outros), que podem chegar de forma orgânica (com as pessoas encontrando a página naturalmente) ou de forma paga (com elas chegando até o site ou blog através de anúncios). 

De forma resumida, é praticamente isso que diferencia o tráfego pago e o tráfego orgânico

O tráfego pago é aquele onde investimos em publicidade para atrair visitantes para nossa página. Enquanto que o tráfego orgânico é aquele que ocorre de forma natural, sem que haja necessidade de investirmos direto em anúncios.

Tráfego pago e tráfego orgânico: qual é o melhor?

Ambos os tipos de tráfego possuem vantagens e desvantagens, e por isso precisamos fazer uma análise bem criteriosa aqui para saber qual é o melhor para as nossas estratégias de marketing. 

O tráfego pago, por exemplo, pode ajudar a empresa a:

  • – Aumentar a visibilidade da nossa marca rapidamente;
  • – Alcançar um público-alvo específico;
  • – Gerar leads imediatos. 

 

No entanto, por exigir bom investimento financeiro, pode ser que o custo de nossas campanhas acabe se tornando elevado, os resultados desapareçam quando o investimento parar, e a concorrência aumente o custo por clique. 

Já o tráfego orgânico pode nos ajudar a:

  • – Construir confiança a longo prazo com nossas audiências a partir do marketing de conteúdo;
  • – Melhorar o engajamento;
  • – Fortalecer a presença da nossa marca. 

 

Entretanto, por ser um trabalho mais demorado (“de formiguinha”), pode ser que os resultados demorem a aparecer, exigindo muita estratégia, paciência e esforço do time. 

Quando os clientes chegam aqui na Jokerman Belém perguntando “Qual é o melhor tipo de tráfego para a minha empresa?”, costumamos responder que “depende!”

“O que você quer alcançar, e em quanto tempo você espera ver resultados?”

A escolha do tipo de tráfego digital precisa considerar esses dois pontos (objetivo + tempo) porque cada uma das estratégias tem particularidades, e precisam estar alinhadas com as metas e a realidade de cada empresa.

“Escolhi tráfego pago, como faço para gerar visitas no site ou blog?”

O tráfego pago depende de três elementos importantes: 

  • – Planejamento da campanha;
  • – Definição do público-alvo;
  • – Criação de anúncios;
  • – Testes e mais testes para descobrir quais anúncios performam melhor.

 

Assim sendo, para começarmos a gerar visitas no site ou blog, será preciso que criemos uma boa estratégia para alavancar a visibilidade de produtos ou serviços, selecionemos o perfil de pessoas que vão se interessar genuinamente pelo que entregamos, e estruturemos os anúncios de modo que eles realmente atraiam e engajem com nosso público-alvo.

Durante o período de execução das campanhas, também precisaremos monitorar os números para ajustar as nossas táticas de segmentação e melhorar o conteúdo dos nossos anúncios.

“Quero tráfego orgânico, o que preciso fazer?”

Diferente do tráfego pago, o tráfego orgânico depende de outros elementos-chave: 

  • – Estratégia de marketing de conteúdo;
  • – Boas práticas de SEO;
  • – Produção contínua de conteúdos. 

 

Por isso, aqui precisaremos montar um bom planejamento de marketing de conteúdo e estruturar um time dedicado a criar materiais que realmente agreguem e façam a diferença para as nossas personas. Não só isso, será preciso que apliquemos práticas de SEO, tanto on-page quanto off-page, para garantir que o nosso site esteja sempre bem posicionado nos motores de busca, como o Google (e daqui pra frente, também no ChatGPT, Copilot e outras ferramentas de IA). 

Por fim, assim como no tráfego pago, também vamos precisar monitorar os nossos números de perto. Afinal, isso nos ajudará a ajustar as estratégias (sempre que identificarmos um declínio no desempenho de certas palavras-chave, por exemplo) e aumentar o volume de acessos de forma orgânica.

LEIA TAMBÉM | Marketing de conteúdo além do blog: entenda a importância dessa estratégia

Principais erros cometidos em tráfego pago e tráfego orgânico

Assim como todas as estratégias de marketing digital, a gestão de tráfego pago e tráfego orgânico não está longe de desafios. Existem, inclusive, muitos errinhos que as empresas costumam cometer, e que acabam prejudicando seriamente os seus resultados de visibilidade e conversão.

E que erros são esses?

Tráfego pago

  • – Desperdiçar orçamento em canais inadequados;
  • – Negligenciar a otimização da landing page;
  • – Não realizar testes A/B para otimização de anúncios;
  • – Subestimar a importância de anúncios visuais atraentes.

 

Tráfego orgânico

  • – Falta de atualização regular de conteúdo;
  • – Ignorar a importância da velocidade de carregamento do site;
  • – Não utilizar dados analíticos para direcionar a criação de conteúdo;
  • – Subestimar a importância de engajamento nas redes sociais para direcionar tráfego ao site.

Como posso garantir que as estratégias de tráfego pago e orgânico sejam um sucesso?

Muitos tentam explicar em palavras qual é o segredo para a empresa ter sucesso nos dois tipos de tráfego digital, mas sabe o que realmente fará diferença no final das contas? Expertise! 

A empresa até pode pegar um manual e seguir todas as dicas para gerar tráfego para seu site ou blog, e mesmo assim não ter resultados. E sabe por quê? Porque na prática a história é muito mais complexa, e as ações podem ser influenciadas por vários aspectos diferentes.

Nesse caso, o que eu devo fazer para evitar desperdícios de recursos e tempo?”

A resposta é simples: ter um time experiente que entende todos os detalhes e desafios do tráfego digital! 💜

A Jokerman Belém é uma empresa especializada em marketing que possui um time de profissionais experts para ajudá-lo a escolher o melhor tipo de tráfego (com base no seu momento atual) e colher resultados sólidos nas suas campanhas.

Quer saber mais? Entre em contato direto com nosso time!

FALAR COM TIME JOKERMAN BELÉM

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress