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Topo de funil nas mídias sociais: entenda o que é e quais estratégias de marketing usar

Você sabe o que é o topo de funil? Descubra quais são as melhores táticas para ter sucesso nessa etapa de marketing. Confira!
topo de funil

O marketing digital tem algumas estratégias que funcionam como uma espécie de direcionamento para conseguir capturar a atenção do cliente. Entre elas, o topo de funil é o que, muitas vezes, atua como o primeiro contato.

Sendo assim, pensar em maneiras de executar essa fase da atração é fundamental para conquistar consumidores, além de ajudar a definir qual será a impressão da marca. Nesse sentido, hoje, mostraremos quais são os principais conceitos sobre o topo de funil e como aplicá-los corretamente. Continue a leitura!

O que é o topo de funil?

No total, os conteúdos de marketing digital são divididos em três etapas: topo, meio e fundo de funil. Sendo assim, o topo de funil seria composto das ações responsáveis pela aproximação inicial com o cliente.

Por causa dessa característica, ele tende a ser a parte com maior ocorrência de conteúdo e é também a que tem um grande fluxo de visualizações, ficando responsável por despertar a curiosidade dos usuários, apresentar soluções para as suas questões e mostrar outros problemas.

Qual a importância dessa etapa nos processos de marketing?

Como mostramos no tópico anterior, esse estágio é, muitas vezes, encarregado de apresentar a empresa ao cliente. É preciso notar que, nessa etapa, as pessoas não estão exatamente interessadas em comprar, ainda mais se a estratégia se dá nas redes sociais. Em locais assim, como o Facebook ou o Twitter, elas querem interagir e conhecer novas pessoas.

Logo, o topo de funil se torna um estágio importante, pois seus conteúdos oferecem relevância. É, inclusive, capaz de trazer novas questões que, antes, o consumidor não conhecia, e é ele que fará com que a empresa vire uma referência para o comprador.

Quais tipos de conteúdo e ações de marketing digital podem ser implementados durante essa fase das vendas?

No topo de funil, são gerados bastantes materiais, trazendo uma série de possibilidades de canais e de temas. Em vista disso, para ter uma estratégia efetiva, é ideal conhecer quais são as possibilidades. Aqui, separamos algumas das ações principais. Entenda!

Ações de topo de funil para as redes sociais

Como as redes sociais são um ambiente em que o visitante não está esperando ser apresentado a um anúncio, a estratégia precisa ser bem sutil. O foco é criar um relacionamento e não mostrar o produto ou o serviço. Logo, o conteúdo deve chamar a atenção e ter um apelo visual grande — por exemplo, vale apostar em infográficos, posts com imagens etc.

Clareza e objetividade

Evite desenvolver materiais exagerados nessa etapa de atração. É fundamental que os conteúdos sejam claros e objetivos para que o visitante entenda o assunto e até fique com vontade de continuar acompanhando o que você produz, já que esse é um momento em que o usuário só está interessado em satisfazer a sua curiosidade.

Não citação direta da marca

Como destacamos, esse é o primeiro contato do cliente com a marca e, em muitos casos, ele estará mais interessado em obter uma resposta do que em comprar um produto. Por isso, para que você possa sedimentar a relação entre a sua empresa e o possível consumidor, só foque a elaboração de conteúdos relevantes. É importante que ele não ache que é propaganda e acabe desmerecendo as informações do seu material.

Deu para perceber como o topo de funil é uma fase fundamental de atração de clientes, certo? Isso acontece, principalmente, porque é por ele que a empresa começa a produzir uma série de conteúdos que visam a trazer informações para o usuário, em vez de apenas apresentarem um produto. Logo, representam um exemplo de relevância e referência.

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