Se você já tem algum conhecimento sobre determinados conceitos, como marketing digital e SEO, deve saber que ambos são sustentados por uma boa estratégia de produção de conteúdo e é nesse contexto que uma ação de Topic Clusters se mostra indispensável.
No conteúdo de hoje, você entenderá o que é Topic Clusters, como funciona, quais são os seus benefícios e como colocar esse tipo de medida em prática no seu negócio. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é Topic Clusters?
De forma simplificada, Topic Cluster é o conjunto de conteúdos em torno de um tópico principal, que utiliza uma página central como estratégia para a linkagem interna do site. Ou seja, uma ação de cluster é composta por diversos links internos bem pensados.
Em outras palavras, podemos afirmar que Topic Clusters são conteúdos centralizados ou agrupados em um único tópico — que ofereçam diversas oportunidades de links internos para garantir que os leitores passem mais tempo no site.
Como o Topic Clusters funciona?
O Topic Cluster deve ser iniciado com uma página pilar consistente e que inclua diversos links para as demais relacionadas ao tópico central. Entenda mais:
- pilar: trata-se de um hub que aborda um tema específico — as páginas de pilar, em geral, têm mais amplitude e contêm links que direcionam para diversas outras de Topic Cluster;
- Topic Cluster: é a página que aborda o tema de forma mais específica e profunda, respondendo a uma pergunta determinada sobre o tópico central, com links que levam à principal página pilar.
Quais os benefícios do Topic Clusters?
Agora que você já sabe o que é Topic Clusters, veja quais são as vantagens que essa estratégia pode proporcionar ao seu negócio:
- uma produção de conteúdo muito mais organizada e segmentada;
- um SEO otimizado;
- muito mais velocidade na criação de materiais informativos;
- conteúdos muito mais completos;
- uma consolidação da marca em meio à concorrência.
Como usar a estratégia de Topic Clusters na prática?
Os Topic Clusters permitem que as organizações melhorem a produção de conteúdo, reduzindo o tempo gasto e elevando a qualidade e a segmentação. A premissa não consiste somente em agrupar o conteúdo em SEO, mas, sim, em criar informações de valor ao público-alvo. Veja, a seguir, como usar uma estratégia de Topic Clusters em seu negócio.
Escolha o tema do conteúdo pilar
Seja qual for o nicho do mercado em que a sua empresa atua, o primeiro passo é escolher o tema central. O importante é que os demais conteúdos produzidos se encaixem nos tópicos essenciais do empreendimento.
É a partir do tema pilar que toda a produção de conteúdo será baseada, isto é, dividida em subcategorias ou em subtópicos, que formarão os Topic Clusters. Para isso, tenha em mente algumas questões, como:
- O que o público deseja?
- É possível desenvolver esse tema?
- É viável dividir esse tópico em assuntos menores?
- O tópico abre margem para que outros posts e conteúdos sejam criados?
Pesquise palavras-chave para o tema central
Antes de começar a analisar os tópicos e escrever sobre os assuntos, é importante se certificar de que você está na direção correta. Então, faça a pesquisa por palavras-chave relacionadas ao tema central.
Essa é uma ótima maneira de descobrir o que os concorrentes estão falando sobre o assunto. Vale lembrar, no entanto, que existem inúmeras ferramentas disponíveis na internet que mostram informações detalhadas e precisas para estratégias com palavras-chave, como o Keyword Gap, o Google Keyword Planner e o tradicional SEMrush.
Crie materiais educativos
Após juntar as ideias, ter uma boa base de palavras-chave e traçar um planejamento, é a hora de produzir conteúdos educativos. Dê ao público materiais relevantes e de qualidade. Certifique-se de que os usuários terão acesso a algo atrativo e útil.
Não se esqueça de que a concorrência está produzindo materiais todos os dias e, muito provavelmente, parecidos com os seus posts. Isso quer dizer que, para se manter como uma autoridade no assunto, é preciso sempre inovar e renovar os seus próprios conteúdos.
Faça a linkagem interna
Para finalizarmos, é importante lembrar o motivo pelo qual toda essa estratégia começou. Estamos falando acerca da geração de links internos, isto é, que conduzam o leitor pelas páginas, façam-no passar mais tempo no site e, é claro, enriqueçam o seu nível de conhecimento com informações úteis sobre o seu produto ou serviço.
Para concluirmos, vale lembrar que é fundamental acompanhar cada resultado de uma estratégia de Topic Clusters. Se você deseja obter sucesso nessa empreitada, considere contar com a consultoria de uma empresa especializada, como a Jokerman Belém!
Acesse o site da Jokerman Belém para conhecer melhor o nosso trabalho! As nossas soluções podem trazer o diferencial competitivo que o seu negócio tanto procura!