Você sabe como funciona a tomada de decisão do consumidor? Depende muito da necessidade que o cliente tiver. De acordo com Kotler, a identificação dessa precisão ocorre simultaneamente com o início do processo de compra.
Isto é, o usuário percebe que existe um problema a ser solucionado e quanto maior a necessidade, mais intensa a sua vontade em resolver a situação. Assim, é importante que o seu negócio saiba identificar a etapa do funil na qual o cliente está.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre as etapas de tomada de decisão do consumidor e estratégias para você não “queimar a largada” e perder vendas. Vem conferir!
5 etapas do processo de tomada de decisão do consumidor
É importante que o seu negócio conte com um planejamento estratégico para identificar as etapas que compõem a tomada de decisão do consumidor e aplicar possíveis estratégias. Para isso, é crucial reconhecer em qual etapa do funil de vendas o consumidor se encontra.
Confira quais são as 5 etapas do processo de tomada de decisão:
1. Reconhecimento do problema
Esse é o momento quando o cliente se dá conta de que está com um problema a ser resolvido por um produto ou serviço e é a primeira fase da tomada de decisão do consumidor.
• Estratégia: informações úteis
Na etapa de reconhecimento do problema, é importante traçar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para a jornada de compras do consumidor. O conteúdo para funil de vendas auxilia o usuário identificar problemas que ele nem sabia que tinha.
Elabore conteúdos que tenham temas gerais, com linguagem acessível e sejam educativos. Por exemplo: posts de blog e e-mail marketing.
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2. Pesquisa de informações
Depois que o consumidor reconhece que tem um problema, ele começa a pesquisar sobre o assunto para adquirir mais informações a respeito. Normalmente, essas pessoas buscam tirar dúvidas no seu próprio círculo social.
• Estratégia: planejamento estratégico
É importante chamar atenção do consumidor. Para isso, o Inbound Marketing é ideal para ajudar a criar conteúdos que atraiam o consumidor no momento certo da sua jornada.
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3. Avaliação das opções
Agora que o consumidor já identificou o problema e a solução, ele vai escolher quais são as opções para ele escolher. Ele vai considerar: experiência de compra, preço, garantia e outros.
• Estratégia: sensação de urgência
Invista na presença digital, crie gatilhos mentais e elabore anúncios e campanhas em variados canais.
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4. Decisão de compra
Essa é a etapa que o consumidor está no último estágio do funil e faz a tomada de decisão de compra, após conhecer todas as opções e a concorrência.
• Estratégia: fundo de funil
Sabendo que o consumidor está pronto para comprar, invista em conteúdos que conduzam ele para compra, mostrando que seu negócio é a solução. Por exemplo: catálogo de produtos, ferramentas e avaliação gratuita.
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5. Pós-compra
Mesmo após a compra, o relacionamento com o cliente permanece. Para isso, é importante oferecer um bom suporte e atendimento para ele. Assim, você consegue fidelizá-lo e garantir uma conexão com ele.
Agora que você sabe quais são as etapas de tomada de decisão do consumidor, que tal contar com estratégias de marketing de conteúdo adequadas para o seu negócio?
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