Você sabia que, para criar uma conexão real com seu público e fidelizá-lo, é preciso muito mais do que apenas conhecer o perfil do consumidor? Para garantir entrosamento, é necessário conhecer os tipos de relacionamento com o cliente.
Por isso, no artigo de hoje explicaremos tudo que você precisa saber para realizar um trabalho apropriado, conhecendo as diferentes formas de relacionamento com o cliente. Boa leitura!
1. Nível básico
Dentre os tipos de relacionamento com o cliente, temos o primeiro: nível básico. Como o próprio nome já diz, a experiência é tão primária e corriqueira que não há espaço para criar-se uma conexão.
O foco desta etapa é o fechamento de vendas e não nas necessidades do consumidor. Portanto, a relação da empresa com o cliente é resumida em prestar o serviço, vender o produto e o consumidor comprá-lo.
Sendo assim, o nível básico perde algo importante no relacionamento com o cliente: a conexão, a possibilidade de retenção e fidelização que uma escuta atenta proporciona para qualquer negócio.
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2. Nível reativo
O nível reativo segue os mesmos preceitos que o tipo de relacionamento anterior. O foco continua sendo o mesmo: vender. Entretanto, nesta etapa, vemos uma maior intenção de aproximação com os clientes.
Inicia-se uma comunicação com o consumidor após a realização de uma venda. O vendedor informa a respeito dos possíveis canais de relacionamento da empresa e dá-se abertura para a interação com o cliente sem nenhuma estratégia.
No entanto, dos tipos de relacionamento com o cliente, este ainda não é tão efetivo, pois se limita a uma relação de via única. É pautada apenas no básico do atendimento e o vendedor tem foco apenas em aumentar suas vendas.
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3. Nível responsável
O nível responsável é quando a empresa começa a enxergar a experiência do cliente. Nesta etapa, investe-se em um relacionamento mais eficiente, mesmo não sendo o suficiente para a fidelização ainda.
Entretanto, se utiliza algumas estratégias de marketing nos canais de comunicação. O vendedor responde feedbacks, sugestões e até mesmo reclamações – algo importante para entender as necessidades de cada cliente.
Esse é um caminho importante, por meio dele, é possível checar o que precisa ser ajustado e melhorar para estratégias futuras. No entanto, não existe uma preocupação maior com questões como: atendimento personalizado ou fidelização.
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4. Nível proativo
Dos tipos de relacionamento com o cliente, o nível proativo é o mais próximo de iniciar-se uma relação de fato. Pode ser considerado até mesmo como o começo de um namoro, em que existe uma maior atenção e preocupação no contato.
Os atendentes buscam oferecer soluções mais eficazes, que atendam a necessidade do consumidor. A estratégia de retenção é mais efetiva, com envios de e-mail marketing e ligações.
Entretanto, faltam só alguns quesitos para construir um vínculo real com o cliente, são eles:
- ⠀• Entender as particularidades dele;
- ⠀• Personalizar as estratégias;
- ⠀• Oferecer atendimento para cada etapa do funil de vendas.
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5. Nível de parceria
O nível de parceria é a forma de relacionamento com o cliente que qualquer empresa deseja. Esta é a etapa em que se constrói um relacionamento sólido com atendimento humanizado e defensores da marca.
Sendo assim, cria-se uma parceria entre clientes e empresa. O relacionamento perpassa o pós-venda, estabelecendo clientes fiéis à marca, o que garante ainda mais vantagem competitiva no mercado.
Por isso, se você deseja investir no seu relacionamento com o cliente, a Jokerman Belém possui soluções que podem ajudá-lo.
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