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Thought leadership: a estratégia que pode impulsionar sua marca

Já ouviu falar em thought leadership? Essa estratégia pode tornar a sua empresa referência no mercado e líder no setor! 

No segmento B2B, tornar a empresa referência de mercado é uma missão quase que inalcançável à primeira vista. Novos modelos de negócio são abertos a todo instante, marcas já atuantes estão se aprimorando para acompanhar as exigências dos clientes, e inovações tecnológicas estão transformando práticas comerciais. 

O cenário é de competitividade extrema, e não existe perspectiva de que isso vá diminuir. Diante disso, muitos questionam: “Será que existe alguma forma de uma empresa sobressair, impulsionar a marca e tornar a empresa líder em um setor? 

Embora muitos pensem que não, a resposta é: “Sim, existe!” E podemos dizer que vários métodos podem ser aplicados para essa finalidade. 

Por exemplo:

No artigo de hoje vamos entender mais sobre essa estratégia, quais resultados ela pode gerar no mundo corporativo e como você, claro, pode ter uma marca líder de pensamento. Vamos lá!

O que é thought leadership

Thought leadership (liderança de pensamento, em português) é uma estratégia de posicionamento no mercado em que indivíduos ou empresas se estabelecem como autoridades em seus respectivos campos.

O conceito vai além da expertise técnica que a empresa ou os profissionais possuem. Ela busca influenciar a maneira como as pessoas pensam sobre determinados temas ou até mesmo ditar tendências. 

Como a estratégia thought leadership gera resultados no mundo corporativo

A pesquisa “2024 B2B Thought Leadership Impact Report” mostra que 7 entre 10 decisores de negócios afirmam enxergar as marcas que produzem conteúdo de liderança de pensamento de forma muito mais positiva do que aquelas que não produzem.

Por que isso acontece? Primeiro, porque ao se posicionar como uma autoridade em um assunto ou determinado segmento, essas marcas se destacam entre as concorrentes e transmitem mais confiança em relação àquilo que entregam (que pode ser tanto um produto como um serviço). 

Segundo, porque essas marcas estão construindo cada vez mais uma reputação sólida no mercado. Isso é algo que não só as ajuda a aumentar sua visibilidade e atratividade, mas também fortalecer o fechamento de futuras parcerias que podem beneficiar, inclusive, o cliente B2B que já está envolvido com ela.

Ser um thought leader significa ser visto por decisores de negócio B2B como uma fonte confiável de orientação e liderança. Essa percepção impacta na forma com que eles se relacionam e mantêm negócios com a empresa.  

Ou seja, se formos listar tudo que a estratégia pode gerar de positivo no mundo corporativos, temos:

  • – Aumento da visibilidade e reputação da marca;
  • – Fortalecimento da confiança;
  • – Maior atração e retenção de clientes;
  • – Engajamento e inspiração dentro do próprio time interno de colaboradores;
  • – Diferenciação de concorrentes;
  • – Maior oportunidade de parcerias;
  • – Influência em tendências e discussões.

 

LEIA TAMBÉM | 7 estratégias para gerar leads no LinkedIn para empresas B2B

4 passos para desenvolver e aplicar o thought leadership 

Compreendido o que é thought leadership e como a estratégia pode tornar a empresa referência de mercado

Então, agora vamos analisar o passo a passo para você e o seu time interno se tornarem líderes de pensamento (e claro, influenciadores no marketing B2B):  

1. Tenha um objetivo

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de thought leadership é definir claramente os objetivos. 

O que você pretende alcançar:

  • – Aumento na visibilidade da marca? 
  • – Atrair novos clientes para sua base? 
  • – Se consolidar como autoridade em um determinado tema? 
  • Tornar a empresa líder no nicho que atua?

 

Ter objetivos bem definidos orientam a criação de conteúdo e podem nos ajudar a medir o sucesso da estratégia. Mas não se esqueça do seguinte ponto: alinhamento.

Alinhar esses objetivos com os valores e a missão da empresa vai garantir que a liderança de pensamento se sustente ao longo do tempo.

2- Torne sua marca autêntica

Para se destacar, a marca precisa ser verdadeira e transparente em sua comunicação. Isso significa compartilhar insights e conhecimentos genuínos, evitando clichês e jargões vazios.

Por isso, nesta etapa procure responder:

  • – Quais são os valores e princípios fundamentais que a marca defende?
  • – Como podemos ser mais transparentes e verdadeiros em nossa comunicação com o público?
  • – De que maneira podemos compartilhar nossas histórias e experiências únicas?
  • – Quais são os tópicos nos quais temos expertise genuína e paixão para compartilhar?

 

Uma voz autêntica ressoa melhor com o público-alvo e ajuda a construir uma conexão mais profunda e confiável. Ela também facilita o processo de diferenciação no mercado, pois destaca a singularidade da marca e o seu compromisso em ser única.

3. Tenha uma cultura organizacional que transmita propósitos, missão e valores

Empresas que promovem um ambiente de trabalho que valoriza a inovação, a transparência e o aprendizado contínuo tendem a gerar mais líderes de pensamento. Colaboradores também podem ajudar a construir essa liderança e contribuir para a empresa alcançar mais pessoas. 

Essa cultura organizacional, no entanto, precisa ser bem trabalhada. Ela deve refletir os propósitos da marca, a missão e os valores, e não pode se desvirtuar em nenhum momento.

Assim sendo, avalie:

  • – De que maneira sua empresa está incentivando a participação, inovação e o aprendizado contínuo?
  • – Como pode envolver os colaboradores na produção de conteúdo relevante e valioso para gerar autoridade e liderança?

 

4. Aborde temas que sua marca entende

Abordar assuntos nos quais a empresa ou seus líderes têm profundo conhecimento permite a criação de conteúdo de alta qualidade e relevância ao público-alvo, além de fortalecer a credibilidade da sua marca. 

Por isso, quando for selecionar os tópicos, avalie bem se esses temas poderão ser trabalhados de forma consistente, e construa um bom planejamento de marketing digital e de conteúdo para assegurar que blog, mídias sociais, sites e outros canais estratégicos sejam alimentados com esses materiais.  

Responda:

Se durante a aplicação do thought leadership você encontrar dificuldades ou quiser saber mais como aplicar a estratégia, entre em contato com nosso time de experts e veja como a Jokerman Belém pode ajudar!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a conhecer melhor a estratégia por trás de marcas que se tornaram líderes de pensamento e amadas pelos clientes.

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