Todo empreendedor, independentemente do segmento de atuação, deve ficar atento para as tendências de marketing digital.
Isso porque os veículos online são capazes de promover uma visibilidade para as marcas, os serviços e os produtos como nunca foi visto antes — e o melhor: eles são bem mais baratos do que os veículos de comunicação tradicionais.
Quer saber quais são as 4 tendências de marketing digital para 2020? Então, continue a leitura!
As principais mudanças do marketing nesses últimos 10 anos
Antes de falarmos sobre as tendências de marketing para 2020, você já parou para pensar em como a forma de conquistar clientes e divulgar a sua marca mudou nos últimos 10 anos?
A TV aberta vem perdendo audiência para os canais por assinatura e, até mesmo, para o YouTube. Os jornais e revistas impressos dão lugar para os portais de notícias e revistas eletrônicas.
O rádio tem se reinventado e também disponibiliza seus conteúdos em sites e, em alguns casos, até em aplicativos. Tudo isso para sobreviver ao Spotify, a maior plataforma de música do planeta, que dá acesso a milhões de músicas.
E aí, você acha que apostar nos antigos veículos de comunicação ainda vai trazer os resultados que você espera e precisa para fazer o seu negócio decolar?
Tudo muda o tempo todo — pessoas, economia e tecnologia. É preciso ficar atento às tendências e compreender que acompanhar as transformações (inclusive as digitais) é fator determinante para a consolidação da sua marca.
As principais tendências de marketing digital para 2020
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de acompanhar as tendências de marketing, veja, a seguir, quais serão as principais para 2020!
1. Humanização da marca
Cada vez mais, a comunicação da marca tende a ser mais próxima do consumidor. Para isso, é importante mostrar a rotina do negócio, as pessoas que fazem parte dele, de que forma o que você vende pode ajudar outras pessoas e como o empreendimento faz diferença na vida de quem compra seus produtos e serviços.
Nesse cenário, uma comunicação transparente, clara e rápida é cada vez mais importante.
2. SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é o conjunto de estratégias para se alcançar as primeiras posições nos buscadores da web, como o Google.
Para tanto, você precisa ter um site com um conteúdo relevante e pode conquistar isso escrevendo sobre o seu negócio e seus benefícios. Além disso, pode falar sobre assuntos relacionados ao que você vende. Com isso, além de ajudar o seu cliente a resolver os problemas dele, você ainda cria uma audiência, contribuindo para a fidelização e a atração de potenciais consumidores para a sua marca.
3. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta integrante da Rede de Pesquisa do Google e do Google Mapas. Quando o usuário pesquisa sobre um determinado serviço, como “clínica médica”, aparece para ele informações dos estabelecimentos mais próximos, com a localização exata, produtos e serviços ofertados, horário de funcionamento, fotos e até promoções.
Para cadastrar o seu negócio nessa ferramenta e usufruir de todos esses benefícios, basta acessar a página do Google Meu Negócio.
4. Influenciadores
Os influenciadores digitais podem ser considerados celebridades nos veículos online. De modo geral, atuam em âmbito regional, destacando os serviços e produtos de empresas locais.
Assim, contar com a credibilidade e a audiência desses profissionais pode ser uma boa estratégia para você divulgar a sua marca. Para isso, procure aquele que tem mais afinidade com os valores da sua empresa.
Como vimos ao longo desta leitura, as tendências de marketing digital para 2020, na verdade, são uma consolidação de tudo o que já vinha acontecendo nos últimos anos. Estar atento ao avanço da tecnologia e às novas formas de se comunicar é fundamental para garantir o sucesso da sua marca!
Para tanto, vale lembrar que você precisará de um plano eficiente de marketing digital. Caso precise de ajuda, você poderá contar com o auxílio de uma consultoria. Com esse serviço, você terá a orientação necessária para traçar as melhores estratégias, saber como executar e mensurar a efetividade das ações propostas.
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