Pular para o conteúdo

Soft Skills e Hard Skills: descubra as diferenças e como desenvolvê-las

Você sabe o que é Soft Skills e Hard Skills? Essas habilidades em conjunto podem garantir vagas para qualquer profissional do marketing. Vem conferir!
tela de computador indicando as soft skills e hard skills necessárias no marketing

Você sabia que apesar de ser muito importante ter conhecimento técnico, só isso não é o suficiente para conquistar uma vaga no mercado? As Soft Skills e Hard Skills são habilidades fundamentais para qualquer profissional!

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre o que é soft e hard skills e quais as principais diferenças entre eles. Boa leitura!

O que significa Soft Skills e Hard Skills?

Soft Skills e Hard Skills são termos derivados da língua inglesa muito utilizados por recrutadores e empresas nos dias atuais. Essas duas palavras representam habilidades comportamentais e técnicas, respectivamente.

Para ficar um pouco mais simples de compreender, explicaremos cada uma. Confira abaixo:

  • Soft Skills: são aquelas habilidades ligadas ao comportamento humano. Ou seja, está relacionada à capacidade do profissional de lidar com suas emoções e capacidades mentais;
  • Hard Skills: são habilidades técnicas que antigamente eram muito requisitadas no mercado, como aquelas adquiridas por meio de cursos, treinamentos técnicos, aulas, entre outros.

Quais as diferenças entre soft skills e hard skills?

Como você deve ter percebido, os profissionais precisam estar cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. Por essa razão, o combo soft skills e hard skills estão sendo cada vez mais requisitados.

Entretanto, é importante distinguir uma da outra para se preparar, não é mesmo? Para começar, podemos dizer que a principal diferença entre soft skills e hard skills é a forma de comprovação dessas habilidades.

Para identificar soft skills em um profissional, é necessário analisar os traços comportamentais dele. Isso é possível perceber por meio da convivência diária, de testes psicológicos e outras ferramentas.

No caso das hard skills é mais fácil perceber por serem habilidades e competências mais técnicas, de fácil identificação, uma vez que elas constam no currículo do profissional. 

Muitas vezes as empresas escolhem colaboradores com base nas suas habilidades técnicas e esquecem de analisar suas capacidades comportamentais, o que pode ocasionar demissões futuras. 

Por isso, o ideal é que hard e soft skills estejam presentes no profissional na hora de selecioná-lo para uma vaga, por exemplo. 

Confira abaixo os principais exemplos dessas duas habilidades:

Exemplos de soft skills

As habilidades comportamentais são fundamentais não só para os profissionais, mas também para qualquer empresa, principalmente para encontrar pessoas alinhadas com os valores da organização.

Elas podem ser analisadas conforme testes, dinâmicas ou análises comportamentais. Conheça os principais exemplos de soft skills:

  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação intercultural;
  • Proatividade;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança;
  • Flexibilidade;
  • Criatividade;
  • Capacidade analítica;
  • Pensamento estratégico;
  • Facilidade em resolver conflitos.

Perceba, que essas características são fundamentais para qualquer profissional. Por isso, na hora de montar uma equipe de marketing, é importante contar com colaboradores que apresentam tanto capacidades técnicas quanto emocionais. 

Exemplos de hard skills

Já as habilidades técnicas se somam às capacidades emocionais e garantem ainda mais experiência e diferencial competitivo para cada profissional. Por muitos anos foram consideradas as principais competências a se avaliar em um colaborador.

Isso ocorre pela facilidade em mensurar tais habilidades, podendo ser conquistadas por meio de cursos, treinamentos e ao investir em estratégias de endomarketing para capacitar seus colaboradores, por exemplo.

Agora, conheça alguns exemplos de hard skills:

  • Cursos técnicos;
  • Graduações;
  • Habilidade de negociação e vendas;
  • Gestão de projetos;
  • Planejamento, entre outros.

Acima, citamos algumas das principais habilidades técnicas que um profissional precisa para trabalhar no marketing digital ou em qualquer outra área. Entretanto, existem muitas outras.

Gostou de saber um pouco mais sobre soft skill e hard skills? Aproveite e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre marketing!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress