De forma simplificada, Social Selling nada mais é do que o uso das mídias sociais da empresa — Facebook, Instagram, LinkedIn etc. — para gerar relacionamento com os clientes potenciais e aumentar as vendas.
Entre os inúmeros benefícios dessa estratégia, podemos citar a melhoria das relações entre a marca e seus seguidores, o aumento do engajamento dos usuários com os canais de comunicação do negócio e a popularização da empresa no ambiente digital.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça as melhores práticas sobre como aplicar uma estratégia de Social Selling em sua organização. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
Defina a rede social
Engana-se quem pensa que todas as redes sociais têm a mesma finalidade e abrangem os mesmos públicos. Cada plataforma tem as suas particularidades, abriga usuários com perfis diferentes e, por consequência, exige estratégias de marketing específicas.
Sendo assim, o primeiro passo para elaborar uma tática de Social Seeling é escolher a rede social mais adequada ao perfil de seu público-alvo, isto é, a mídia em que seus clientes potenciais se concentram.
Crie a persona
Personas são perfis fictícios baseados em dados de pessoas reais e têm como finalidade descrever o tipo de cliente ideal para o seu produto. Criar uma persona consiste, entre outras coisas, em definir as preferências do público-alvo da marca, inclusive as redes sociais mais usadas pelos usuários.
Agregue valor nas interações
Em tempos de transformação digital, vivemos mudanças não apenas na forma como consumimos, mas também em como nos relacionamos com as pessoas e empresas das quais compramos produtos e serviços.
Com isso, uma das premissas do Social Selling é agregar valor a cada interação entre a marca e seus consumidores. Seja um breve comentário, uma curtida ou uma pergunta inbox, o fato é que tudo pode ser encarado como uma possibilidade de gerar uma experiência positiva inesquecível.
Tenha engajamento positivo para seu social selling
Ainda no contexto da dica anterior, vale destacar que quanto melhores e mais criativas forem as interações entre a marca e os usuários, durante as etapas de fluxo de nutrição e geração de leads, a tendência é que o engajamento com o público só aumente.
O fato é que, uma estratégia de Social Selling, por si só, já é vista como uma ação diferenciada para a empresa, visto que valoriza o relacionamento com os clientes no âmbito virtual.
Crie vínculos
Por fim, mas não menos importante, uma das bases do Social Selling, assim como em qualquer vertente do Marketing Digital, é a criação de vínculos duradouros e produtivos entre a marca e seus consumidores.
Existem diversas ações que podem ser usadas em benefício da empresa nesse sentido. A ideia aqui é investir em medidas que causem algum tipo de comoção no público, apelando para o lado emocional a ponto de gerar identificação e fidelização.
Como você pôde contemplar neste conteúdo, Social Selling é o conceito de usar as mídias sociais da empresa como canal para fomentar as vendas. Para isso, é preciso escolher as plataformas mais adequadas, envolver os usuários e agregar valor a cada interação, criando vínculos duradouros.
Este conteúdo sobre como usar Social Selling em sua empresa foi útil? Então não deixe de conferir também o nosso post sobre como terceirizar o marketing digital!