Tornar o seu conteúdo mais relevante para os mecanismos de buscas envolve entender qual público você quer atingir e otimizar as suas páginas. Isso também se aplica a uma estratégia de SEO local.
O termo “SEO local” é usado para se referir a um conjunto de técnicas que buscam ampliar a relevância do seu conteúdo em relação a determinada região. Então, o seu objetivo é aparecer mais como sugestão de pesquisas em locais específicos. Por exemplo, é o caso de quem procura por uma loja de equipamentos para audiovisual no bairro da Consolação, em São Paulo. Essa pessoa tende a estar interessada em resultados correspondentes apenas a essa região, e não no contexto geral. Para isso, é necessário contar com uma estratégia de marketing local.
A seguir, confira quais são os principais critérios para aplicar o SEO local nos seus conteúdos. Boa leitura!
Google Meu Negócio
Cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio é algo essencial para o SEO local. A partir das informações inseridas nesse sistema, o Google pode apresentá-la como sugestão para pesquisas locais e até mesmo em percursos do Google Maps.
O registro no Google Meu Negócio é gratuito. Nele, certifique-se de incluir todos os dados da sua empresa, como nome, endereço, horários de funcionamento, telefone, site, entre outros. A plataforma também ajudará você a gerenciar fotos e avaliações publicadas pelos clientes.
Palavras-chave
Como em qualquer outra estratégia de SEO, você precisa usar as palavras-chave certas para emplacar o conteúdo em boas posições nos buscadores. Quando se trata de SEO local, o foco se volta para contextualizar os termos para a esfera física.
Ou seja, em vez de trabalhar com algumas palavras-chave, como “loja de tênis esportivo”, você precisa de algo como “loja de tênis esportivo na Liberdade”. O objetivo é ranquear para palavras-chave que especificam a sua localização para ampliar as suas chances de sucesso.
Avaliações
O Google e os demais buscadores enxergam mais relevância em empresas que têm avaliações deixadas por clientes. Se você busca aprimorar o seu SEO local, precisa incentivar quem visita o seu negócio a deixar uma review na internet.
Ter um bom número de avaliações sobre a sua empresa é algo que agrega mais credibilidade a ela. Não se preocupe se nem todas forem perfeitas, já que o mais importante é tê-las. Isso vale tanto para o Google Meu Negócio quanto para as reviews deixadas em redes sociais, como o Facebook.
Otimização para mobile
Focar o SEO local também é uma questão de se colocar no lugar de quem está pelas ruas pesquisando um estabelecimento como o seu. Em geral, essas pessoas tendem a usar o celular para isso, o que exige um site preparado para receber esse tipo de tráfego.
Então, certifique-se de otimizar o seu conteúdo para todo tipo de conexão e tamanho de tela. Se as suas páginas não carregam rapidamente no celular, você pode perder um volume considerável de potenciais clientes.
Backlinks locais
Outra forma de consolidar o seu conteúdo como relevante em determinada região é investindo o seu tempo em buscar backlinks locais. Apenas backlinks convencionais não bastam, já que você precisa conquistar links vindos de sites relevantes para a sua região.
Para isso, você pode oferecer parcerias e guest posts ou realizar um trabalho focado na imprensa local para emplacar links em notícias. Essa visibilidade extra também será fundamental para ampliar o seu tráfego.
Para colocar o SEO local entre as suas prioridades, basta fazer algumas modificações na sua estratégia de otimização. Leve em consideração qual região você quer atingir e aplique as iniciativas certas para atrair o público desse local com boa performance. Assim, tanto as pessoas quanto os sites de buscas enxergarão a sua página como mais relevante.
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