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SDR: Qual o significado e a sua funcionalidade nos negócios?

Você quer um melhor desempenho nas vendas? Conheça quem é o Sales Development Representative - SDR e o que ele pode fazer pela sua empresa.
Profissional SDR apresentando no notebook possíveis clientes para o representante de vendas

Você já ouviu falar do SDR em empresas? Sabe o que é Sales Development Representative? Se a resposta foi não, hoje você saberá quem é esse profissional e qual a sua função.

Afinal, antes da efetivação de uma venda há etapas fundamentais que revelam as melhores oportunidades, e essa é uma das atribuições dos profissionais da “pré-venda”. Continue a leitura e saiba mais sobre SDR!

O que é SDR (Sales Development Representative)?

SDR significa: representante de desenvolvimento de vendas, ou seja, é o profissional que atua indiretamente nesse setor, na prospecção.

Ele é o responsável por trazer novos negócios para dentro da empresa e em volumes expansivos, atuando na etapa que antecede as vendas.

Se você colocar o seu vendedor para prospectar e vender ao mesmo tempo, provavelmente alguma dessas ações serão ineficientes, por isso, é fundamental separar as áreas e cada um fazer o seu trabalho.

Além disso, o Sales Development Representative otimiza todo o processo comercial para que o setor canalize suas energias para efetivar vendas.

Quais as funções do SDR?

Além da prospecção, o SDR precisa atuar estrategicamente para promover condições favoráveis aos negócios da empresa, reduzindo insucessos e estabelecendo conexões com os clientes.

Vamos às atribuições da função.

Verificação e qualificação de leads recebidos do marketing

O SDR é a ponte entre os setores de marketing e vendas, ele recebe os leads vindos de diversos canais de marketing, realiza a “filtragem” das melhores oportunidades e estabelece o primeiro contato.

Nessas ações, o SDR já consegue identificar se o potencial cliente tem interesse em seguir no processo de compra ou não.

Confirmar interesse no produto

Ao verificar que o usuário tem grandes chances de se tornar cliente, o profissional age de forma concreta para entender as suas dores e abastecer esse lead com um entendimento prévio sobre a solução que a empresa oferece.

Essa confirmação de interesse pode se dar por e-mail, ou mesmo, warm calls (ligações quentes), onde o contato é direcionado de acordo com a interação entre o prospect e o cliente.

Entregar oportunidades quentes para o vendedor

Com o sucesso dessa primeira conexão, o SDR irá montar um verdadeiro dossiê desse contato antes de entregá-lo ao vendedor. Fornece uma base de dados consistente que aponta as características desse cliente, suas interações e interesses.

Assim, só é direcionado para a agenda do vendedor as possibilidades certeiras de negócios, ou seja, o SDR entrega o cliente praticamente convencido da compra.

Qual a importância do SDR em empresas?

Antes de tudo, é preciso compreender o investimento para a empresa poder contar com um Sales Development Representative na equipe.

O SDR promove o cenário apropriado para que a sua empresa, independente do porte, não fique refém das dores do público-alvo e de suas buscas por soluções. Isso porque esse profissional entende a sua função de consultor e conduz assertivamente o usuário pelo processo de compra desde o início.

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Psiu!

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