Integrar a equipe de administração de qualquer empresa requer atualização e trabalho constantes. Investimentos figuram como ações primordiais, e o marketing consiste em uma das melhores alternativas ao avaliar o custo-benefício.
Não é à toa que muitas marcas, de acordo com o tamanho e o poder de investimento, têm um departamento específico para essa área. Nos últimos anos, o marketing digital cresceu consideravelmente, apresentando excelentes resultados com gastos reduzidos. As plataformas online oferecem diversas opções de conversão e oportunidades de lucro.
Nesse cenário, saber como definir um orçamento de marketing pode fazer toda a diferença no seu negócio. Quer ficar por dentro do assunto? Leia o post!
Planeje os investimentos
Antes de tudo, você deve tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel, facilitando a organização. O planejamento envolve as ações específicas que serão tomadas com o objetivo de causar o impacto desejado no público.
Ordenando demandas, o processo de destinação de verbas ganha bastante eficiência. Afinal de contas, passa a ser possível entender quais práticas exigem uma quantidade maior de dinheiro. Inbound Marketing, promoções, eventos e publicidades tradicionais consistem nos principais exemplos de ações.
Como se não bastasse, a agilidade ao planejar ainda oportuniza a avaliação das estratégias, percebendo quais entregam o melhor retorno para a marca. Caso necessário, a metodologia de marketing digital pode sofrer alterações a qualquer momento.
Defina claramente os KPIs
Para saber como definir um orçamento de marketing digital, a sigla KPI precisa ter o significado claro na sua cabeça. É ”Key Performance Indicator”, ou, em tradução livre, ”Indicador-Chave de Desempenho”.
As chamadas métricas de vaidade devem passar longe das preocupações da sua estratégia. Esqueça número de curtidas, quantidade de seguidores e estatísticas semelhantes — o importante é o resultado final da metodologia.
Engajamento nas publicações em redes sociais, leads (clientes em potencial), número de visualizações da marca e vendas são ótimos exemplos de KPIs eficientes. Mantenha o foco no que realmente entrega retorno.
Promova cotações
Especular não custa nada, não é verdade? Então, se há dúvidas sobre o custo-benefício do investimento em marketing digital, faça cotações. Vale a pena buscar contato com fornecedores, solicitando orçamentos e avaliando o encaixe da proposta à sua empresa.
Nem sempre a cotação apresenta o grau exato de precisão, pois a área do marketing depende diretamente dos acontecimentos ao longo do tempo. Mesmo assim, traçar uma média pode ajudar no processo de análise do investimento.
As especulações não necessariamente precisam ser de um plano de marketing completo, mas também para apenas um evento específico, por exemplo. Seja criativo na abordagem!
Imponha uma margem de segurança
A imprevisibilidade apontada no tópico anterior exige a delimitação de uma margem de segurança financeira. É primordial colocar um valor superior ao estimado no projeto de gastos, de preferência na casa dos 15% ou 20%.
Dentro desse contexto, a melhor alternativa é inserir o marketing digital dentro dos investimentos previstos, considerando a taxa de segurança. Delimitando um montante X para o setor, fica bem mais fácil destinar uma quantidade determinada a cada campanha.
Acompanhe o andamento
Ficar de olho aberto no andamento das ações ajuda a proteger o patrimônio da empresa e ainda possibilita a correção de falhas. Além disso, o que dá certo pode ser mantido com convicção, tornando as estratégias sempre mais eficientes.
Mesmo com um planejamento perfeito, há questões que fogem do controle, por isso, é tão valioso cuidar, com atenção, dos processos. O trabalho exige integração da agência contratada ou do departamento responsável ao setor de administração, observando quais metodologias apresentam melhor potencial financeiro em curto e longo prazo.
As dicas do post nos ajudam a entender por que saber como definir um orçamento de marketing é tão relevante. Não basta apenas o desejo de investir nessa área — é preciso avaliar uma série de nuances, de preferência com o auxílio de uma agência especializada, para tirar o máximo proveito do marketing.
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