Quando pensamos a respeito de uma campanha de marketing digital, é preciso estar atento tanto aos gastos, quanto ao lucro que ela possivelmente trará. Por isso, é fundamental considerar o Retorno sobre investimento (ROI).
Isso é imprescindível não só para ajudar a empresa a entender o que funciona, mas também para auxiliá-la a saber o quanto está ganhando ou perdendo. Nesse contexto, temos diversos tipos de métricas que servem para esse propósito.
Por isso, vamos apresentar para você os seguintes assuntos:
- ⠀• O que Retorno sobre investimento (ROI)?
- ⠀• Como calcular o ROI?
- ⠀• É possível saber se o ROI é bom?
- ⠀• Por que fazer análise de resultados das campanhas digitais?
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Boa leitura!
O que é Retorno sobre Investimento (ROI)?
O Retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica utilizada para quantificar a relação entre aquilo que foi investido e o que a empresa recebeu de volta.
Essa métrica ajuda a identificar justamente se o valor das vendas é maior ou menor do que aquele investido para a campanha e funciona a partir dos valores das receitas.
Em outras palavras, ele tem como base aquilo que a empresa recebeu de retorno pelo investimento e os custos daquilo que investiu.
Como calcular o ROI?
A fórmula do ROI é a receita menos o custo, dividido pelo custo e multiplicado por 100, como é possível ver, ela não é muito complexa. Basicamente, funciona da seguinte forma:
ROI = (receita – custo/custo) * 100
Usaremos um exemplo para você entender melhor:
Imagine que uma empresa de calçados pagou anúncios para divulgar o seu novo sapato por um mês. O valor desse investimento ficou em torno de R$ 2.500, ou seja, esse foi o custo.
Depois de um mês, a companhia conseguiu vender 500 sapatos no valor de R$ 40. Sendo assim, 500 * 40 = 20.000.
Agora, confira abaixo qual foi o ROI:
(20.000 – 2.500/2.500) * 100 = 700%
Isso significa que, a cada R$ 1, a empresa recebeu R$ 7 de lucro.
É possível saber se o ROI é positivo?
Sim, é possível saber se o Retorno sobre investimento (ROI) foi positivo! A princípio, se o seu ROI for superior a zero, significa que você ganhou dinheiro. Entretanto, essa métrica também dependerá do tempo que você levou para alcançá-lo.
Confira exemplos para entender melhor:
- ⠀• Caso seu ROI tenha sido de 10% no dia, é um resultado positivo;
- ⠀• Caso seu ROI tenha sido de 10% naquele ano, infelizmente, você perdeu dinheiro;
- ⠀• Caso seu ROI tenha sido inferior a zero, você saiu perdendo.
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Utilizar o percentual pode ser uma boa maneira de identificar isso, pois auxilia na hora de entender a relação entre os valores obtidos. Por essa razão, é tão importante colocar na ponta do lápis todos os gastos, até mesmo os impostos de cada produto.
Por que fazer análise de resultados das campanhas digitais?
Mesmo que as estratégias de marketing digital sejam voltadas mais para o conteúdo, todas essas ações precisam ser medidas. Isso porque não é possível fazer uma campanha sem saber se ela trará algum retorno.
É importante identificar se o investimento, tanto de tempo quanto de recursos, terá uma resposta de acordo com aquilo que foi gasto. Além disso, as métricas são as melhores formas de entender o que funciona ou não nas estratégias de marketing.
Sendo assim, usar o ROI é uma maneira de descobrir o que está funcionando. Caso uma campanha não traga resultados equivalentes ou maiores ao que foi investido, talvez seja melhor deixá-la de lado e investir em outra estratégia.
Conclusão
Ao longo deste texto, nós explicamos o que é Retorno sobre investimento (ROI) e por que é importante incluir essa métrica na análise de resultados da sua empresa.
Afinal, não é possível investir em qualquer campanha de marketing sem ter uma forma de mensurá-la. Logo, o Return on Investment é só mais uma das maneiras de obter mais dados para as tomadas de decisão.
Agora que você entendeu como funciona o ROI, aproveite para conferir nosso artigo sobre Lifetime Value (LTV): como calcular o ciclo de vida do seu cliente e aprenda um pouco mais sobre essa métrica!