O Instagram Reels é uma resposta direta do Facebook ao crescimento do TikTok. Afinal, o aplicativo chinês quebrou recordes com mais de 2 bilhões de downloads. Ou seja, a tendência dos vídeos curtos é extremamente forte e veio para ficar. Evidentemente, o Facebook não gostou nada desses números e vem lançando novas funcionalidades para recuperar esse mercado — o Reels é o exemplo mais recente.
Logo, aprender como usar o Reels é essencial, pois é mais uma forma de se comunicar com o público. Então, continue lendo o post e confira nossas dicas de como usar essa ferramenta. Também mostraremos por que é tão importante se manter ligado nessas tendências.
Como usar o Reels?
Use músicas
Como os vídeos são muito rápidos, de até 15 segundos, as músicas e outros tipos de sons são essenciais para “narrar” o conteúdo. Primeiramente, já é um padrão em vídeos nas redes sociais, então o público já os espera. Além disso, é uma forma de tornar o conteúdo mais dinâmico e de provocar uma reação emocional específica.
Capriche na edição do vídeo
Tão importante quanto o áudio é a edição. Afinal, você tem só tem 15 segundos para passar sua mensagem. Você pode fazer a edição só usando o Reels, mas existem aplicativos extras que podem ajudar, como o Inshot, o Videoleap e alguns outros. A dica aqui é deixar a criatividade solta. Não adianta fazer os mesmos vídeos de sempre, pois é preciso chamar a atenção dos usuários, ser criativo e inovar.
Crie conteúdos que sejam compartilháveis
Outra ótima dica é sempre pensar em criar conteúdos compartilháveis. Ou seja, um tipo de conteúdo que seja valioso, interessante e que traga algum tipo de moeda social para quem compartilha. Um tipo de conteúdo que faz muito sucesso são os tutoriais e dicas. Além disso, os desafios do TikTok são muito populares também no Reels. Por outro lado, é importante ser criativo para não fazer mais do mesmo.
Garanta que os vídeos conversem com o público
É importante que os vídeos conversem com o público, por isso, é preciso estar atento às características únicas dessas redes. Antes de mais nada, 60% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. Como no Reels o público tende ser o mesmo, a linguagem da rede precisa estar muito bem alinhada com a persona do usuário. Além disso, ainda existem termos típicos que você deve incorporar no seu conteúdo para facilitar o engajamento nas redes sociais.
Use o bom humor para se aproximar do público
Além da linguagem, outra forma de usar a plataforma para conversar com o público é apostando em conteúdos bem humorados. Memes no Instagram, por exemplo, fazem muito sucesso. Além disso, essa é uma forma de humanizar a marca. A dica é ainda mais eficaz quando você consegue trazer o bom humor para um comportamento do público envolvendo seu produto ou empresa.
Por que é importante ficar atento a essas novidades?
Novidades como o Reels surgem de vez em quando. Dada a explosão do TikTok, é natural que essa ferramenta também tenha sucesso. Para qualquer gestor que quer se comunicar melhor com os usuários, é importante ficar muito atento às novas tendências. Sendo assim, você pode testar e marcar sua presença o mais cedo possível, aumentando o seu alcance e se mantendo conectado com o público.
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