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Rebranding: por que sua empresa precisa dessa estratégia?

rebranding

O rebranding é uma estratégia de marketing que consiste em mudar a marca da empresa para criar uma nova identidade visual. Mas além disso, contempla outras ações de posicionamento que têm como objetivo continuar mantendo a marca relevante para seu público-alvo e conquistar novos consumidores.

Existem diferentes tipos de rebranding que podem ser aplicados, sendo eles:

  • – Rebranding parcial: quando a marca não muda completamente, mas altera alguns elementos, como cores e fontes;
  • – Rebranding evolutivo: quando são realizadas pequenas mudanças na estrutura da marca, como é o caso do Google por exemplo; 
  • – Rebranding revolucionário: quando há uma modificação radical no branding da empresa.  

Os motivos que levam uma organização a recorrer ao rebranding estão geralmente atrelados à necessidade de reinventar a sua imagem corporativa, atrair novos públicos, refletir mudanças na missão e valores, melhorar o posicionamento no mercado, ou então corrigir a perspectiva que o cliente tem em relação à marca.

No universo B2B e B2C, a marca atua como o “cartão de visita” da empresa. Antes mesmo de um cliente entrar em contato, ele avalia se a marca está transmitindo uma imagem profissional que passa credibilidade. Por isso, dar início ao processo de rebranding exige que a empresa leve em consideração uma série de critérios importantes.

No artigo de hoje mostraremos quais são eles, e como a mudança da identidade visual pode influenciar no posicionamento da marca B2B e no sucesso de vendas complexas. Esperamos que goste!

O papel da marca no sucesso das vendas e posicionamento B2B

Nike, Apple, Havaianas, Amazon, Coca-Cola, McDonalds. O que todas essas marcas têm em comum? Se formos resumir em uma só frase, diríamos que todas elas conseguiram criar conexões emocionais com os consumidores e, em cima disso, se tornar referência nas decisões de compra.

No universo B2B, a marca desempenha um papel tão importante quanto em um modelo de negócio B2C. Se a marca não consegue transmitir o que a empresa realmente é e acredita, nem cria conexões genuínas com o seu público-alvo, é bem provável que o cliente desconfie do seu trabalho e opte por pesquisar uma concorrente.

Em pesquisa, foi revelado que comunicação, posicionamento da marca e identidade visual são fatores significativos para 54% dos clientes. Inclusive, 17% deles alegam que esses pontos são critério de desempate quando estão em dúvida entre produtos ou serviços.

Uma identidade visual forte, que acompanha a proposta, missão e os valores da empresa, consegue transmitir mais confiança e credibilidade. E esses dois elementos são capazes de impactar de forma positiva o posicionamento da marca B2B e o desempenho em vendas complexas

Como construir uma marca de sucesso a partir do rebranding

rebranding para empresa b2b

Como mencionamos acima, iniciar o processo de rebranding vai exigir que a empresa leve em consideração uma série de critérios para construir uma marca de sucesso. 

Esses critérios envolvem:

  • – Propósito e valores: o que a empresa quer transmitir para o seu cliente, e quais são os princípios que guiam suas ações e estratégias?
  • – Missão e visão: o que a empresa faz e para onde ela está indo? 
  • – Público-alvo: quais são os clientes que a empresa quer alcançar e fidelizar?
  • – Tom de comunicação: de que maneira a empresa vai se expressar com o seu público? Informal, amigável, profissional? 
  • – Originalidade: o que diferencia a marca da empresa das concorrentes? O que ela entrega de novo?
  • – Cores e tipografia: quais são os sentimentos que a empresa espera despertar em quem visualizar a nova marca? 
  • – Coerência visual e de mensagem: a empresa vai conseguir transmitir tudo aquilo que quer transmitir ao seu público-alvo?

Por envolver vários elementos diferentes, construir uma marca de sucesso a partir do rebranding pode levar tempo até todo o processo ser concluído. Afinal, existem muitos aspectos que precisam ser avaliados antes da empresa finalmente bater o martelo e decidir que a nova marca está pronta para ser apresentada ao cliente e ao mercado.

Nesse processo de construção da nova imagem, é necessário que haja um olhar minucioso sobre o projeto. Por isso, ao optar pela estratégia, é muito importante que a empresa conte com profissionais de marketing que entendem o que estão fazendo e levem em consideração todos os diferenciais e as expectativas da empresa.

Leia também: 6 estratégias para gerar mais leads qualificados para venda

Exemplos de empresas que recorreram ao rebranding

Empresas que estão atuando há anos no mercado recorrem ao rebranding de tempo em tempo quando percebem a necessidade de uma mudança visual na marca. Os casos mais conhecidos, e que você provavelmente reconhece, são:

Mastercard

A marca já passou por diversas alterações de logotipo. Na última delas, a mudança de fonte, local da escrita e a apresentação mais harmoniosa dos círculos, tornou o visual da marca Mastercard muito mais amigável aos olhos.

Fonte da imagem: site oficial Mastercard

Apple

Desde o seu nascimento, a Apple recorreu ao rebranding várias vezes para dar um aspecto mais inovador à marca. No início, vários elementos visuais eram inseridos no logotipo, como desenhos e cores, mas conforme os anos foram passando, podemos perceber a presença de uma paleta mais sutil, atrelada à tecnologia. 

Coca-Cola

A Coca-Cola, uma das marcas de refrigerante mais conhecidas do mundo, passou por vários processos de rebranding antes de chegar ao resultado atual que conhecemos. Durante todos os processos, podemos ver que houveram mudanças de fontes, cores e desenhos (mas tudo sem prejudicar a identidade da marca).

Starbucks

Ao recorrer ao rebranding revolucionário, a Starbucks substituiu uma imagem apagada e com muitos elementos visuais, para uma identidade mais objetiva e amigável a mesma que conhecemos até então. 

Precisa de rebranding para sua marca?

A identidade visual reflete no posicionamento da marca e na forma como os clientes percebem e interagem com a empresa.

Por isso, a estratégia de rebranding precisa ser considerada por todas as empresas B2B que querem melhorar sua impressão no mercado, passar mais credibilidade, gerar conexão com o seu público e aumentar a chance de sucesso em vendas complexas

A Jokerman Belém trabalha com serviços de branding e identidade visual há mais de 15 anos, impactando positivamente os resultados de empresas renomadas da nossa região.

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Psiu!

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